Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como desenvolver um trabalho com as linguagens artísticas (pintura, cinema, teatro...) nos anos iniciais do Ensino Fundamental?

 

17/12/2011

Ficha Técnica
Descripción

Essa coleção apresenta uma sequência de sugestões de atividades que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e conceitos referentes às linguagens astísticas como: teatro, dança, música, cinema, pintura. Dessa forma, as crianças poderão aprender os elementos que constituem cada linguagem. Nas aulas de 1 a 5 as crianças poderão aprender conceitos e aspectos da linguagem do cinema. As aulas de 6 a 14 abordarão sugestões de atividades com a linguagem do teatro. Nas aulas de 15 a 22 apresentarão possibilidades do trabalho com a arte visual: pintura, desenho, recorte, colagem. As aulas de 23 a 33 darão um enfoque na linguagem da dança, como cultura corporal que define aspectos fundamentais de um grupo social. Nas aulas de 34 a 39 as crianças poderão aprender sobre dos elementos que constituem a linguagem musical, como: ritmo, melodia, gêneros.

Autoría

EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palabras clave

Linguagens artísticas, teatro, música, dança, cinema, pintura

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Lista de clases de la colección (39 clases)
# Clase Autoría
1 A linguagem do cinema

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer o espaço e recursos do cinema; assistir filmes; apreender os comportamentos necessários para ser espectador no cinema; produzir um filme/DVD.

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6826 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Simbad, o Marujo – A linguagem do cinema

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Perceber que há diferentes linguagens das quais podemos nos apropriar para contar histórias Articular conhecimentos prévios com as informações presentes no “texto”

21/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4912 visita(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Como trabalhar com cinema tendo histórias como roteiro?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer a história do cinema;  Ouvir histórias de contos de fadas;  Explorar a linguagem gráfica;  Produzir um cineminha com histórias dos contos de fadas;  Confeccionar videotecas por meio de desenhos;  Trabalhar a coordenação motora;  Montar histórias com início, meio e fim...

15/09/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14313 visita(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 O Cinema em cartaz

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com esta aula as crianças do Ensino Fundamental inicial poderão: Conhecer aspectos da origem e evolução do cinema; conhecer a linguagem artística especifica do cinema; valorizar o cinema como uma produção cultural.

21/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12717 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Filmetes e propagandas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete. Identificar a finalidade do gênero textual filmete. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...). Conhecer as práticas sociais de prod...

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4633 visita(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

6 O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula: Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e  do cinema; conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas); destacar a função do teatro como espaço cultural em n...

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9757 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções; • Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente;

18/09/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 7337 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais.

18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentario(s) 59380 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo Romeu e Julieta

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare; • Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.

18/09/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 25915 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 TEATRO DE SOMBRAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer a história do teatro de sombra. Identificar obras artísticas em diferentes acervos. Vivenciar uma apresentação teatral.

18/11/2010 Três estrelas 7 comentario(s) 71706 visita(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades; Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, ...

18/09/2009 Três estrelas 3 comentario(s) 13424 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando Romeu e Julieta

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Vivenciar, através dos jogos teatrais, as principais cenas da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare; • Participar como ator e como platéia das vivências propostas.

18/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 6734 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Jogos teatrais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferentes tipos de papéis. I...

21/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 24334 visita(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

14 TEATRO DE MÁSCARAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

  Contextualizar a história do Teatro.   Confeccionar máscaras.   Ler e interpretar imagens.

14/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20004 visita(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 PAISAGEM URBANA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

> Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras, conhecendo obras de Tarsila do Amaral que contextualizam a estética urbana; > Produzir desenhos à luz de referencial teórico plástico – obras de arte do repertório poético visual de Tarsila do Amaral; > Compreender...

23/11/2009 Uma estrela 1 comentario(s) 32492 visita(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

16 Claude Monet e seu impressionismo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer alguns aspectos da vida de Monet. Conhecer algumas obras desse pintor. Compreender algumas características do movimento artístico – O Impressionismo. Conhecer a técnica de pintura característica do impressionismo, com seus movimentos e cores. Vivenciar a técnica de pi...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 23566 visita(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

17 Arte abstrata

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Apreciar obras de arte abstrata.. Expressar sentimentos. Cooperar com o grupo.

16/02/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 81237 visita(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 RECORTE E COLAGEM – TECENDO UM PARALELO ENTRE EXPRESSÕES ABSTRATAS E FIGURATIVAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

§  Estudar as características específicas de imagens abstratas e figurativas, realizando um paralelo entre elas; §   Entender as noções básicas do desenho: ponto, linha, forma e cor,  através da criação de desenhos abstratos e figurativos; §  Elaborar uma composição plástica f...

13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 91205 visita(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

19 CRIANDO E REINVENTANDO COM ALFREDO VOLPI

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira; Realizar a leitura de uma obra de arte; Desenvolver a percepção visual, a imaginação e a criatividade; Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma ...

04/02/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 29454 visita(s)

Mª Emília Rodrigues

PREF MUN DE SANTOS

SANTOS SP

Alfabetização

20 Pigmento natural: confeccionando sua própria tinta

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer um pouco da história do nascimento da pintura e seus desdobramentos até as tintas industrializadas. Ter contato com pigmentos naturais, em especial a terra, e saber prepará-los para a produção de tinta artesanal. Confeccionar a própria tinta a partir da fórmula básica...

14/12/2010 Quatro estrelas 9 comentario(s) 43097 visita(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

21 IMAGEM DESVELADA NO DESENHO COM PARAFINA E ANILINA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

§  Descobrir a vela como recurso plástico para o desenho; §  Trabalhar a cor como promotora da imagem desvelada, utilizando a anilina como meio para realçar a impermeabilidade da parafina sobre o papel; §  Criar uma composição plástica com a técnica proposta; §  Conhecer a poé...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6102 visita(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

22 Produção de desenho – possibilidades de representação

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a capacidade de percepção tátil; Descrever formas tridimensionais percebidas por meio do tato; Desenhar o objeto sentido, com os olhos vendados; Pintar com tinta guache o desenho elaborado; Discutir sobre sensação tátil, expressão do desenho com os olhos vendados, ...

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4505 visita(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

23 Dança: linguagem do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;  Compor uma dança: escolher os mo...

12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 301488 visita(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 35401 visita(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

25 Um corpo que movimenta também se comunica? UCA

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Refletir sobre a importância da consciência corporal no processo de construção social do corpo e de sua autonomia; Compreender aspectos da linguagem e da comunicação do nosso corpo que interage socialmente na escola e fora dela; Vivenciar situações em  que o corpo que moviment...

24/09/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5038 visita(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

26 UCA - Vamos dançar?

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Ter maior consciência corporal e ritmo; Reconhecer diferentes estilos de dança; Expressar-se corporalmente; Desenvolver uma coreografia; Perceber a linguagem corporal como forma de comunicação.

18/08/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6374 visita(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

27 Diferentes aspectos culturais da dança

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender a dança enquanto meio de expressão corporal; identificar as danças pertencentes à cultura brasileira.

30/11/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 12055 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

28 Dança Contemporânea: histórias coreografadas.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender os passos básicos da dança contemporânea, seus ritmos e formas de manifestação. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as p...

31/01/2011 Cinco estrelas 5 comentario(s) 31334 visita(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker - Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companh...

18/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21158 visita(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

30 Dança Contemporânea: improvisando os movimentos dos esportes.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender os passos básicos da dança contemporânea, tendo como referência os movimentos do corpo nos esportes; Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Ex...

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11307 visita(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

31 Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Identificar os aspectos culturais e suas características regionais. - Conhecer alguns folguedos Nordestinos.  - Apresentar algumas danças tradicionais do Nordeste.

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 64991 visita(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

32 Festas juninas: seu significado e seus símbolos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

               Objetivos:                * Entender a importância das festas folclóricas para a cultura de um povo.                * Conhecer a origem das festas juninas, a partir de textos expositivos.                * Reconhecer os símbolos das festas juninas, a partir de re...

27/09/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 269671 visita(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

33 A DANÇA DO PAU DE FITAS: reelaborando essa manifestação cultural.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer a história da manifestação cultural da dança do Pau de Fitas; Reelaborar coletivamente os passos da Dança do Pau de Fitas; Elaborar uma coreografia a partir de uma releitura s...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 16202 visita(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

34 Desvendando os elementos da música

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer elementos da linguagem musical. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.

07/10/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 76055 visita(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

35 Diferentes gêneros musicais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer os diferentes gêneros musicais.  Diferenciar o gênero da música erudita da música popular;  Identificar os diferentes estilos musicais

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 29295 visita(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

36 Músicas cantadas na escola - ontem e hoje

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer algumas músicas cantadas pelos pais quando eram estudantes;  Comparar as músicas cantadas pelos pais com as dos filhos.  Vivenciar um sarau com os pais.

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 25322 visita(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

37 Música na escola

Ensino Fundamental Inicial | Artes

  Perceber a música como um meio de sentir prazer, tranquilidade, alegria Conhecer gêneros musicais brasileiros, ritmos diversificados. Compreender rimas, versos, poesia. Identificar elementos sonoros que aprecem na música. Entender as diferenças da entonação de voz.

28/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5923 visita(s)

JAQUELINE MILIAVACA WIELEWSKI

MARIA T ABREU FIGUEIREDO E M E INF E F

CASCAVEL PR

Apoio Escolar

38 GÊNEROS MUSICAIS NA SALA DE AULA: PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Reconhecer que o trabalho com música e com a diversidade de gêneros musicais possibilita o saber ouvir, a interação social e a formação de valores éticos. 2. Conhecer e discutir os gêneros musicais preferidos pelos alunos, os ambientes em que costumam ouvir músicas e os mei...

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 110503 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

39 Música: como trabalhar letra e melodia na linguagem

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Exercitar a linguagem oral a partir de discussões sobre um tema. Reconhecer a estrutura de uma letra de música, interpretando-a. Construir frases, coletivamente, para compor uma letra de música. Escolher, dentre várias melodias, a que mais possa se adequar à letra produzida. C...

27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 56137 visita(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 10958 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.