14/12/2011
Esta coleção contempla aulas que ajudam o professor no trabalho com revistas informativas na sala de aula. Na aula de número 1, o aluno poderá aprender que a revista é um meio de comunicação de massa. Na aula de número 2, o aluno poderá aprofundar o seu conhecimento sobre a função social do gênero revista. Nas aulas de número 3 e 4, o aluno poderá aprender a analisar a constituição das capas de revista, de forma a identificar elementos que são recorrentes e também construir sentidos a partir das informações fragmentadas que se apresentam nas capas. Na aula de número 5, o aluno poderá por meio de um jornal mural ler e produzir textos de gêneros diversos que façam parte das revistas informativas. Nas aulas de número 6 a 8, o aluno poderá buscar diferentes revistas em sites de busca, ler e compreender textos da internet, pesquisar revistas de notícias online. Na aula de número 9, o aluno poderá conhecer as partes de uma revista. Na aula de número 10, o aluno poderá ler criticamente revistas diferenciando as propostas de cada uma delas. Por fim, na aula de número 11, o aluno poderá identificar o local onde podemos adquirir revistas.
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
revista, sala de aula, informação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi... 18/10/2010 Cinco estrelas 5 comentario(s) 158059 visita(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Trabalhando com texto jornalístico e escrita de carta à redação de revista
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprofundar o conhecimento da função social dos gêneros revista e carta. Evoluir a escrita alfabética e organização de texto. 02/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 19268 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam; Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos. 03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 40246 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Construindo sentidos: trabalhando com capas de revista
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Analisar a constituição das capas de revista, de forma a identificar elementos que são recorrentes e nessa construção. Ser capaz de construir sentidos a partir das informações fragmentadas que se apresentam numa capa de revista. Perceber, analisar e avaliar a intencionalidade ... 19/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 19884 visita(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
Revista-Mural: um suporte para o letramento
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Conhecer os usos e funções dos gêneros textuais. Ler e produzir textos de gêneros diversos (sumário, autobiografia, receita, sinopse). Desenvolver a oralidade. 15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 12097 visita(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Elaborando um “Quiz” de curiosidades da revista Mundo Estranho
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Ler e compreender textos da internet; • informar-se por meio da leitura; • elaborar perguntas e alternativas de respostas coerentes sobre um determinado tema. 21/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7715 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
UCA - Linguagem verbal e não verbal: leitura de revistas e jornais online
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Utilizar seu laptop para pesquisar revistas de notícias online. Comparar revistas e jornais online, identificando diferenças e semelhanças. Identificar estratégias das revistas online para exposição das matérias. 20/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5562 visita(s) |
NELI EDITE DOS SANTOS EM PROF EURICO SILVA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Leitura de revistas on-line
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Buscar diferentes revistas em sites de busca. Selecionar as características das revistas on line. Comparar uma revista on line com uma impressa. Ampliar o léxico, por meio dos textos lidos nas revistas. 10/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3777 visita(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DE REVISTAS INFANTIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização * Desenvolver no aluno a noção entre a realidade da sala de aula e a realidade fora dela. *Conhecer as partes de uma revista. *Desenvolver nos alunos a prática da leitura por inferência, principalmente nos alunos que ainda não lêem convencionalmente. *Desenvolver o... 16/11/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 10530 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
10 |
Práticas de leitura e produção textual: trabalhando com Revistas Globo Rural, Caras e Superinteressante
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Ler criticamente as três de revistas apresentadas; Diferenciar a proposta de cada revista e mapear essas diferenças, tendo em mente o público que pretendem atingir; Observar os produtos que são anunciados (merchandising) nas revistas, geralmente diretamente ligados ao interess... 19/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9591 visita(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e... 05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 6225 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Quatro estrelas 1 calificaciones - 17386 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2013
Quatro estrelasinteressante, gostei, prebisamos prover meios eorientar os professores, aqueles de voa vontade. Ab Silvia