14/12/2011
A coleção foi estruturada com 23 aulas que discutem a importância do Sol e da Lua para a Terra. As aulas 1 a 3 contextualizam o aluno sobre a localização e o tamanho do Sol e da Lua no Sistema Solar e em relação à Terra. As aulas 4 a 9 discorrem sobre o satélite Lua, conceituando e explicando suas influências no ambiente terrestre, além de descrever como podemos observar e compreender suas fases e eclipses. As aulas 10 a 15 tratam sobre a estrela Sol, explicando como ocorrem os eclipses solares, a formação de sombras, e como podemos observá-lo e nos localizar usando suas posições no céu. As aulas 16 e 17 tratam da influência do Sol sobre as plantas na produção de energia através da fotossíntese e durante seu desenvolvimento. As aulas 18 e 19 explicam sobre as estações do ano e qual a sua relação com as variações de luminosidade na superfície terrestre. As aulas 20 e 21 abordam como o Sol aquece o ambiente terrestre e como o homem potencializa a retenção de calor na atmosfera. As aulas 22 e 23 encerram a coleção abordando o assunto de forma lúdica, pois relacionam a aplicação dos conceitos desenvolvidos nas aulas com o cotidiano.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
: Sol, Lua, sistema solar, fotossíntese, dias, fototropismo, fases, eclipse, estrelas, sombras, luz, efeito estufa, estações, marés
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Vamos conversar sobre o sistema solar?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Reconhecer que o nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar. Identificar as principais características dos planetas que compõem este sistema e a importância do Sol para a vida na Terra. Explicar os motivos que levaram Plutão a ser considerado um planeta-anão ... 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 46267 visita(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
2 |
Sistema Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais - Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as diferentes fases da lua. 09/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 52458 visita(s) |
Leonor dos Santos Rodrigues ESCOLA EST BRIGADEIRO FELIPE ARRAIAS TO Apoio Escolar |
3 |
Tamanho aparente do Sol e da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Aprender a noção de tamanho aparente e tamanho real de objetos; • Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua às distâncias que se encontram da Terra. 19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15441 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
A lua, satélite da terra
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar características de um satélite. Compreender a explicação da existência da Lua na mitologia. Entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10297 visita(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
UCA: A Lua: observação do céu noturno
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Primerio Objetivo Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua. Segundo Objetivo Fazer uma luneta simples para observação astronômica. Terceiro Objetivo Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta fe... 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9178 visita(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
6 |
Fases da Lua
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem. 01/12/2009 Três estrelas 3 comentario(s) 38329 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Eclipse Lunar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse lunar. 25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 18694 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
A Lua e as Marés
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Conhecer e entender a influencia das fases da lua sobre o movimento de marés. Compreender qual a importância das marés para a economia e ecologia. 06/03/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 8726 visita(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
A Lua e o movimento das Marés
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Observar e conhecer a influência da lua no movimento das marés. Perceber as fases da Lua. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20975 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
O Sol e a Terra
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Vivenciar procedimentos de pesquisa; Identificar o sol como uma estrela; Perceber a importância do sol para a vida na terra; Perceber a relação do dia e da noite através do movimento da terra ao redor do sol. 27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 81143 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
Como observar o Sol
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Por esta atividade, propomos ao aluno: Compreender o funcionamento básico da nossa estrela (o Sol); Conhecer os riscos de observar diretamente o Sol; Aprender técnicas seguras para observação do Sol; Identificar a presença de manchas solares, através das observações; Construir... 01/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6113 visita(s) |
NILSON SILVA SANTOS COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS NOSSA SENHORA DAS DORES SE Geografia |
12 |
Eclipse Solar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre o eclipse solar. 25/11/2009 Duas estrelas 2 comentario(s) 13058 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
Há estrelas durante o dia?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 13837 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Usando o Sol para nos localizar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal. 16/11/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 81709 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Luz e sombras
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente; 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 45154 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
Fotossíntese
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais O aluno deverá aprender como as plantas, por meio do processo da fotossíntese, podem transformar a luz, gás carbônico (CO2) e água em alimento. 02/03/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15308 visita(s) |
Alisson Antonio Cantarini Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
17 |
As Plantas e o Sol - fototropismo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno aprenderá que as plantas precisam de Sol para viver e que mesmo sendo fixas no solo elas possuem mecanismos para se movimentar em direção a ele. 08/10/2009 Três estrelas 3 comentario(s) 47367 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer e perceber as estações do ano; descobrir a importância das estações do ano para as pessoas e para a natureza; observar os tipos de vestimentas adequadas a cada estação; estabelecer relações entre os movimentos do planeta Terra e a... 30/05/2011 Três estrelas 3 comentario(s) 22997 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
As 4 estações: como acontece?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Quais são as estações do ano e como elas acontecem. 12/01/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 18316 visita(s) |
Rafaela da Costa Pacheco Universidade de Brasília BRASILIA DF Outros |
20 |
O que é Efeito Estufa?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos poderão aprender com esta aula, por meio de uma animação ilustrada, o que é o Efeito Estufa. 17/12/2008 Cinco estrelas 3 comentario(s) 31995 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
21 |
Aquecimento Global
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar as causas do aquecimento global. § Identificar suas conseqüências para os seres vivos e para o meio ambiente. § Explicar o que é o aquecimento global. § Relacionar o aquecimento global às ações humanas. § Incentivar mudanças de comportamento que podem minimi... 11/01/2011 Três estrelas 1 comentario(s) 25728 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
22 |
Contando os dias
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * Como surgiram os calendários. * Como consultar o calendário. * A importância do calendário em nosso dia-a-dia. * Origem dos nomes dos meses do ano e dias da semana. 15/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 7509 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
23 |
ENERGIA QUE VEM DO SOL
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente O aluno poderá aprender que a energia vinda do Sol pode ser usada diretamente para auxiliar nas nossas atividades cotidianas, inclusive quando a energia elétrica não está disponível. 25/02/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8229 visita(s) |
Equipe Biologia UFSCar |
Sem estrelas 0 calificaciones - 10162 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!