Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


De que forma a literatura infantil pode contribuir na formação de conceitos matemáticos, levando personagens de histórias infantis para a sala de aula?

 

09/10/2012

Ficha Técnica
Descripción

A coleção composta por 19 aulas pretende mostrar a possibilidade da utilização da literatura na formação de conceitos matemáticos, já que imaginação e fantasia fazem parte do cotidiano infantil. Ressalta- se, porém, o cuidado em não didatizar as histórias. As aulas 1 a 4 desenvolvem o conceito de dezena e contagem partindo de diferentes gêneros textuais. As aulas 5 a 8 trabalham a noção de medidas de tempo, massa, capacidade e comprimento. Das aulas 9 a 12 os alunos, a partir das histórias, brincam com a matemática. As aulas 13 e 14 abordam a ideia combinatória da multiplicação e exercitam os cálculos mentais. As 15 e 16 envolvem a descoberta e aplicação de elementos matemáticos em poesias e textos. A aula 17 oportuniza o uso da probabilidade e, na aula 18 o texto leva à análise de gráficos e tabelas. Na aula 19, os alunos resolvem situações- problema envolvidos pelo clima das 1001 noites.

Autoría

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palabras clave

matemática, literatura infantil

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Lista de clases de la colección (19 clases)
# Clase Autoría
1 A contagem de 1 a 10 e os dez sacizinhos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Perceber que a Matemática também está presente nas histórias. Realizar a sequência numérica de 1 a 10. Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero.

12/01/2011 Quatro estrelas 12 comentario(s) 52896 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 Como ensinar o conceito de dezena por meio de Literatura? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Fazer inferências a partir de dados da história; Relacionar o conceito de dezena com a quantidade; Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada; Utilizar os recursos digitais na apropriação de con...

26/08/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 87631 visita(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Como trabalhar os números de 1 a 10 com a parlenda "A galinha do vizinho"

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico. Desenvolver a expressão oral. Relacionar o número a quantidade. Participar de brincadeiras coletivas.

28/10/2011 Quatro estrelas 42 comentario(s) 481758 visita(s)

Ana Franciele Nhaia

MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I E F

UNIAO DA VITORIA PR

Alfabetização

4 LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: APRENDENDO O CONCEITO DE DEZENA COM CRIATIVIDADE

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Fazer inferências a partir de dados da história; Relacionar o conceito de dezena com a quantidade; Subtrair e adicionar a partir dos dados obtidos; Elaborar coletivamente uma história tendo como referência a história contada.

11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 49048 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Aula 1: O pescador e o gênio- Noções de tempo: hora, dia, ano ...

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Perceber que a Matemática está presente nas histórias. -Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século.  -Exercitar o cálculo mental.

27/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10726 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Trabalhando com receitas: O Bonequinho Doce _ UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Objetivos: Reconhecer o livro enquanto portador de texto; Entender a estrutura textual de uma receita; Utilizar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades; Conhecer algumas receitas, presentes tanto em alguns si...

06/07/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 59189 visita(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Tic Tac – Parte 1 - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver habilidades linguísticas, lógicas e corporais. Ampliar as competências relativas à noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas. Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral. Vivenciar atividade significativa sobre medida de ...

29/06/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12027 visita(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Como trabalhar com as noções de peso e medidas na sala de aula? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  ·Explorar uma história literária; ·Conhecer formas de medir o peso e altura; ·Compreender unidades de medida como Kg (quilogramas), m (metros) e cm (centímetros); ·Construir gráficos e tabelas; ·Resolver situações-problema que envolvam adição e subtração; ·Dialogar e interag...

14/12/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 172257 visita(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 A Matemática na Literatura Popular

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Reconhecer o folclore como cultura popular criada, reinventada e acumulada através dos tempos.              ◦ Identificar o uso da Matemática na literatura popular em seus contos, adivinhas, trovas com trava-línguas, frases-feitas, parlendas e ditados populares brasileiro, a...

28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 13033 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Aula 4: Abre-te, Sésamo! Multiplicação e divisão até 9.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Resolver cálculos utilizando o algoritmo da multiplicação e da divisão.   - Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano.

10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7929 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 APRENDENDO COM DONA BARATINHA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Professor/a os contos de fadas e as fábulas são essenciais no cotidiano infantil, pois sua imaginação e fantasia ainda são muito presentes em sua relação com o mundo. Vamos aproveitar a capacidade da criança de viajar no mundo do imaginário, utilizando como recurso motivador a...

14/12/2009 Quatro estrelas 19 comentario(s) 140164 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Brincando e Aprendendo com Pinóquio no Mundo da Fantasia

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Tomar gosto pela leitura. Reprodução oral e escrita através do Clássico Pinóquio. Compreensão global do texto, através da análise do tema. Ampliar vocabulário. Reestruturar e digitar suas reproduções na STE. Desenvolver criatividade e coordenação motora. Identificar figuras ge...

01/02/2010 Quatro estrelas 48 comentario(s) 339264 visita(s)

MARINA BARBOSA SANTOS CASTRO

EE ARACILDA CICERO CORREA DA COSTA

PARANAIBA MS

Outros

13 Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação.

21/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 21005 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Aula 1: Uma viagem a Bagdá – Cálculos mentais.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato  e aproximado. -Exercitar estratégias de resolução  do cálculo escrito.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6138 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 Poemas matemáticos

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

Conhecer e compreender que a matematica escolar pode ser construída a partir de atividades culturais e lúdicas. Buscar aproximações entre os conteúdos matemáticos e a poesia.

26/07/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 78316 visita(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

16 A Matemática e a literatura: buscando aproximações...

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Matemática

§  Compreender a matemática por meio da literatura. §  Produzir textos literários que envolvam elementos matemáticos.

27/08/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 14218 visita(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

17 Aula 4: A escolha de Ali Kwazur- Probabilidade

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- O aluno aprenderá que a ideia de chance faz parte do cotidiano. - Usando a lógica, o aluno pensará na impossibilidade ou possibilidade de um fato e, neste caso, na sua probabilidade ou no fato de ser possível, mas improvável. - O aluno perceberá que é possível a medida de um...

21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 4262 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Os duendes e o sapateiro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Desenvolver a capacidade de classificação por cor, estilo, material, etc. Apresentar dados selecionados por meio de gráficos.

29/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 18990 visita(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

19 Aula 2: Aladim e a lâmpada maravilhosa- Criação e resolução de problemas.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Perceber, numa gravura, elementos desencadeadores de situação- problema. Criar uma situação- problema respeitando as etapas necessárias para sua resolução. Utilizar diferentes estratégias na resolução de uma situação- problema.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11609 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones - 31032 visita(s)

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ROSILENE, EMPEF TAQUARAS , Espírito Santo - dijo:
    rosilenesantana10@hotmail.com

    06/04/2013

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSO, PODERIAM SEGUIR A GRADE CURRICULAR DO FUNDAMENTAL 1 EFAZEREREM AS AULAS DENTRO DOS CONTEUDOS. MESMO ASSIM ACHEI ÓTIMO.


  • Adriana Maria Gomes, Escola Guararapes , Pernambuco - dijo:
    adrianagomes__@hotmail.com

    01/04/2013

    Cinco estrelas

    A criatividade das aulas possibilita o aprendizado e trazendo o l[udico e a ciencia como fonte de conhecimento [e possivel aprender com mais facilidade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.