Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Família, comunidade e escola

 

16/12/2011

Ficha Técnica
Descripción

A presente coleção tem como tema central a relação entre família, comunidade e escola. A primeira aula aborda o conceito e os principais tipos de instituição social como a família, a Igreja, o Estado, a escola, dentre outras. As aulas 2 a 4 introduzem o conceito de família e problematizam as mudanças ocorridas na estrutura desta instituição ao longo do tempo, destacando as diferentes configurações familiares presentes na sociedade contemporânea. Propõe-se a realização de uma pesquisa sobre os grupos familiares dos alunos da sala. As aulas seguintes (5 e 6) pretendem sistematizar as investigações realizadas acerca das famílias dos alunos, a partir da construção da árvore genealógica. As aulas 7 e 8 possibilitam o resgate da história de vida e familiar dos alunos, por meio de fotos e relatos de diferentes etapas de seu desenvolvimento. Pretendem, ainda, identificar e compartilhar os possíveis conflitos existentes no grupo familiar, os quais estão presentes nas relações humanas e na convivência grupal, o que pode ser experimentado positivamente a partir dos vários olhares sobre os problemas apresentados. Dando continuidade à discussão, a aula 9 propõe assistir a um filme cuja temática é a vida em família e, a partir dele, debater as principais ideias veiculadas, incluindo a situação de abandono dos filhos. Ao retomar as histórias escritas pelos alunos sobre as famílias, a aula 10 propõe a dramatização das relações amistosas ou conflituosas presentes na convivência familiar. A aula 11 pretende investigar o significado e a importância da escola para os alunos, além da função exercida em suas vidas. Na aula 12, a proposta é debater o papel da família e da escola na formação do aluno e dialogar sobre os caminhos para o estreitamento da relação família-escola, sobretudo na adolescência, período em que, de modo geral, há um distanciamento nessas relações. As aulas 13 e 14 ressaltam a importância da participação ativa do cidadão na comunidade em que está inserido. Os objetivos são conhecer o funcionamento da comunidade do bairro, entender os diferentes movimentos de uma comunidade, identificar problemas e elaborar propostas de enfrentamento de tais situações. Por fim, as aulas 15 a 18 propõem o mapeamento das áreas próximas à escola para a prática de atividade física, a definição do local e da modalidade mais adequada ao contexto, com o intuito de realizar um evento de integração entre escola e comunidade.

Autoría

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

integração, família, escola, comunidade, convivência

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de clases de la colección (18 clases)
# Clase Autoría
1 Family tree – aprendendo sobre os membros da família!

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente à possível composição de uma família (seus membros).

25/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 31808 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 FAMÍLIA: TUDO IGUAL?

Educação Escolar Indígena | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Os alunos aprenderão sobre a importância da família. Além disso, esta aula pode ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo.

25/11/2009 Cinco estrelas 7 comentario(s) 74121 visita(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

3 FAMÍLIA - a primeira instituição social

Ensino Médio | Sociologia

Os desdobramentos da instituição familiar no mundo contemporâneo.

18/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21793 visita(s)

Adriana Monferrari Amorim

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Sociologia

4 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | Educação Física

Compreender as etapas do planejamento elaborado pelo professor; Mapear áreas próximas à escola para a prática de atividade física; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar.

11/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8540 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | Educação Física

Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar; Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade...

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5837 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação; Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar.

21/01/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 7443 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar e refletir sobre conflitos presentes na relação familiar. b) Valorizar a sua própria família. c) Argumentar com membros da família sobre a importância do respeito e de uma convivência harmônica em família. d) Perceber que um bom vínculo entre pessoas da família ...

15/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 58385 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Confeccionar os objetos necessários para a prática da corrida de orientação; Identificar as necessidades na produção do evento para a comunidade escolar; Criar estratégias para divulgar o evento na escola e fora dela; Mobilizar a comunidade escolar para o grande evento de Corr...

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5785 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 A COMUNIDADE E O PAPEL DO CIDADÃO

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Reconhecer a importância do cidadão participativo e atuante na comunidade em que está inserido.

13/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 25229 visita(s)

HERNANDO FERNANDES DA SILVA

Secretaria Municipal de Educação de ITAUNA

ITAUNA MG

Outros

10 COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e analisar situações de cooperação família-escola. Avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola. Elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7779 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme); Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme; Compreender o que é resumo e resenha; Fazer resumo oral; Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente); Identific...

07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 17531 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Ética e Família: Tudo muda... As famílias também mudam!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo. Conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias dos colegas. Identificar o próprio modelo de família. Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas. Dramatizar história...

14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 41411 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 Conhecendo as Instituições Sociais

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

Reconhecer instituição social. Identificar as diferenças entre instituição social e grupo social. Definir os principais tipos de instituições sociais: a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas. Produzir texto expressando suas idei...

05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 34233 visita(s)

Mary Alvarenga

CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

IMPERATRIZ MA

Sociologia

14 A família e suas novas configurações - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu...

16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 19124 visita(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 A escola em minha vida: em busca do valor social da escola - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

  -Construir sentidos e significados sobre a importância da escola em sua vida; -Reunir informações sobre o tema utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento a ser construído nas/pelas atividades propostas; - Pesquisar sobre as concepç...

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10974 visita(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

16 UCA – Me and my family now and then ( Eu e minha família agora e antes)

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Identificar o uso de USED TO Apresentar fotos de família  Produzir vídeos

14/07/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 4155 visita(s)

Leila Maris Alves Ferreira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Estrangeira

17 Qual a função da família na sociedade?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Entender as diferentes configurações familiares; Pesquisar sobre as diferentes configurações familiares existentes na sociedade; Conhecer a respeito das diferentes configurações familiares; Discutir as diferentes funções da família na sociedade moderna.

25/10/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 8656 visita(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

18 Como você vive com sua comunidade?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer sobre o funcionamento da comunidade de seu bairro; Entender os diferentes movimentos de uma comunidade; Pesquisar a problemática de se viver em vida comunitária.

25/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8709 visita(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 20497 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.