16/12/2011
A presente coleção tem como tema central a relação entre família, comunidade e escola. A primeira aula aborda o conceito e os principais tipos de instituição social como a família, a Igreja, o Estado, a escola, dentre outras. As aulas 2 a 4 introduzem o conceito de família e problematizam as mudanças ocorridas na estrutura desta instituição ao longo do tempo, destacando as diferentes configurações familiares presentes na sociedade contemporânea. Propõe-se a realização de uma pesquisa sobre os grupos familiares dos alunos da sala. As aulas seguintes (5 e 6) pretendem sistematizar as investigações realizadas acerca das famílias dos alunos, a partir da construção da árvore genealógica. As aulas 7 e 8 possibilitam o resgate da história de vida e familiar dos alunos, por meio de fotos e relatos de diferentes etapas de seu desenvolvimento. Pretendem, ainda, identificar e compartilhar os possíveis conflitos existentes no grupo familiar, os quais estão presentes nas relações humanas e na convivência grupal, o que pode ser experimentado positivamente a partir dos vários olhares sobre os problemas apresentados. Dando continuidade à discussão, a aula 9 propõe assistir a um filme cuja temática é a vida em família e, a partir dele, debater as principais ideias veiculadas, incluindo a situação de abandono dos filhos. Ao retomar as histórias escritas pelos alunos sobre as famílias, a aula 10 propõe a dramatização das relações amistosas ou conflituosas presentes na convivência familiar. A aula 11 pretende investigar o significado e a importância da escola para os alunos, além da função exercida em suas vidas. Na aula 12, a proposta é debater o papel da família e da escola na formação do aluno e dialogar sobre os caminhos para o estreitamento da relação família-escola, sobretudo na adolescência, período em que, de modo geral, há um distanciamento nessas relações. As aulas 13 e 14 ressaltam a importância da participação ativa do cidadão na comunidade em que está inserido. Os objetivos são conhecer o funcionamento da comunidade do bairro, entender os diferentes movimentos de uma comunidade, identificar problemas e elaborar propostas de enfrentamento de tais situações. Por fim, as aulas 15 a 18 propõem o mapeamento das áreas próximas à escola para a prática de atividade física, a definição do local e da modalidade mais adequada ao contexto, com o intuito de realizar um evento de integração entre escola e comunidade.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
integração, família, escola, comunidade, convivência
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Family tree – aprendendo sobre os membros da família!
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente à possível composição de uma família (seus membros). 25/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 31808 visita(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
2 |
FAMÍLIA: TUDO IGUAL?
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre a importância da família. Além disso, esta aula pode ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo. 25/11/2009 Cinco estrelas 7 comentario(s) 74121 visita(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
3 |
FAMÍLIA - a primeira instituição social
Ensino Médio | Sociologia Os desdobramentos da instituição familiar no mundo contemporâneo. 18/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21793 visita(s) |
Adriana Monferrari Amorim COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Sociologia |
4 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Educação Física Compreender as etapas do planejamento elaborado pelo professor; Mapear áreas próximas à escola para a prática de atividade física; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar. 11/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8540 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Educação Física Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar; Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade... 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5837 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação; Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar. 21/01/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 7443 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
7 |
MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar e refletir sobre conflitos presentes na relação familiar. b) Valorizar a sua própria família. c) Argumentar com membros da família sobre a importância do respeito e de uma convivência harmônica em família. d) Perceber que um bom vínculo entre pessoas da família ... 15/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 58385 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Confeccionar os objetos necessários para a prática da corrida de orientação; Identificar as necessidades na produção do evento para a comunidade escolar; Criar estratégias para divulgar o evento na escola e fora dela; Mobilizar a comunidade escolar para o grande evento de Corr... 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5785 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
A COMUNIDADE E O PAPEL DO CIDADÃO
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Reconhecer a importância do cidadão participativo e atuante na comunidade em que está inserido. 13/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 25229 visita(s) |
HERNANDO FERNANDES DA SILVA Secretaria Municipal de Educação de ITAUNA ITAUNA MG Outros |
10 |
COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e analisar situações de cooperação família-escola. Avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola. Elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7779 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme); Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme; Compreender o que é resumo e resenha; Fazer resumo oral; Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente); Identific... 07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 17531 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Ética e Família: Tudo muda... As famílias também mudam!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo. Conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias dos colegas. Identificar o próprio modelo de família. Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas. Dramatizar história... 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 41411 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
Conhecendo as Instituições Sociais
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Reconhecer instituição social. Identificar as diferenças entre instituição social e grupo social. Definir os principais tipos de instituições sociais: a família, a Igreja, o Estado, as instituições educacionais e as instituições econômicas. Produzir texto expressando suas idei... 05/05/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 34233 visita(s) |
Mary Alvarenga CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA IMPERATRIZ MA Sociologia |
14 |
A família e suas novas configurações - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu... 16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 19124 visita(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
A escola em minha vida: em busca do valor social da escola - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural -Construir sentidos e significados sobre a importância da escola em sua vida; -Reunir informações sobre o tema utilizando os recursos midiáticos disponíveis para pesquisa e registro do conhecimento a ser construído nas/pelas atividades propostas; - Pesquisar sobre as concepç... 10/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10974 visita(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
16 |
UCA – Me and my family now and then ( Eu e minha família agora e antes)
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Identificar o uso de USED TO Apresentar fotos de família Produzir vídeos 14/07/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 4155 visita(s) |
Leila Maris Alves Ferreira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Estrangeira |
17 |
Qual a função da família na sociedade?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Entender as diferentes configurações familiares; Pesquisar sobre as diferentes configurações familiares existentes na sociedade; Conhecer a respeito das diferentes configurações familiares; Discutir as diferentes funções da família na sociedade moderna. 25/10/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 8656 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
18 |
Como você vive com sua comunidade?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Conhecer sobre o funcionamento da comunidade de seu bairro; Entender os diferentes movimentos de uma comunidade; Pesquisar a problemática de se viver em vida comunitária. 25/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8709 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 20497 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!