Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade: O que significou o Apartheid?

 

27/03/2012

Ficha Técnica
Descripción

Essa coleção discute a segregação racial imposta aos sul-africanos durante os anos 1948 a 1994. Antes de debater o Apartheid, os estudantes refletirão sobras as consequências da relação estabelecida entre europeus e africanos desde o século XV. Nas aulas 1 a 3 os alunos conhecerão o continente africano, identificando a diversidade política e cultural entre os séculos X e XIV. As aulas 4 a 6 trabalhão alguns elementos do processo de migração forçada de africanos para a América nos séculos XVI ao XIX. A aula 7 discutirá o Imperialismo em diversos contextos enfatizando as razões que conduziram determinados países a adotar uma postura de dominação sobre outras nações. Nas aulas 8 e 9 os estudantes conhecerão o pensamento pan-africano e o processo de independência dos países africanos apó a Segunda Guerra Mundial. Estas aulas permitirão a identificação de alguns aspectos sociais, políticos e econômicos do Continente Africano do século XX. Nas aulas 10 a 13 serão destacados os principais movimentos de resistência ao Apartheid e a importância de Nelson Mandela nesse processo. Nas aulas 14 e 15 os estudantes analisarão a questão do preconceito e da discriminação de forma crítica e reflexiva. Essa discussão tem como objetivo reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional e debater a História do Dia da Consciência Negra no espaço escolar. O Portal do Professor disponibiliza material de pesquisa sobre o Apartheid. Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/apartheid/. Para ampliar as possibilidades do recurso cinema em sala de aula, acesse o Boletim Salto para o Futuro Cinema e educação: um espaço em aberto. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo imperialista na África e o Apartheid na África do Sul, acesse na obras completas da coleção História Geral da África. BOAHEN, Albert Adu (ed.) História Geral da África: África sob dominação colonial, 1880-1935. V. 7. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015110.pdf MAZRUI, Ali A.; WONDJI, Christophe (ed.). História Geral da África: África desde 1935 V. 8. Brasília: UNESCO, 2010. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015111.pdf

Autoría

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palabras clave

África do Sul, Apartheid, cultura, racismo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Lista de clases de la colección (15 clases)
# Clase Autoría
1 Explorando a África antes dos europeus

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV.  Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África.  Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia...

19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentario(s) 119564 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 A descoberta da África!

Ensino Fundamental Final | História

  Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere...

09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 55213 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 África: muitas memórias, várias histórias

Ensino Fundamental Final | História

 Compreender a importância da tradição oral nas sociedades africanas.  Identificar quem são os “griots” e sua importância como guardiões da memória histórica;  Refletir sobre algumas histórias contadas pelos “griots”.  

19/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 32084 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 54649 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 O tráfico de escravos africanos sob o olhar do poeta Castro Alves

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender aspectos do tráfico de escravos africanos para o continente americano, ocorrido entre os séculos XVI e XIX, a partir do poema “Navio Negreiro” de Antônio de Castro Alves. Analisar a relação existente entre texto e contexto histórico.

07/10/2009 Quatro estrelas 13 comentario(s) 58886 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos

Ensino Fundamental Inicial | História

Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci...

28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 27680 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 O Imperialismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Imperialismo, em diferentes contextos históricos. Poderá aprender sobre as motivações que conduziram determinados países a adotar uma postura de dominação sobre outras nações.

01/12/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 21327 visita(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

8 Pan-africanismo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender acerca do pensamento pan-africano e sua apropriação e reconstrução por africanos dentro e fora do continente africano, a partir de meados do século XX, seus principais ideais e sua importância nas lutas por independência nessa região e seus problemas e ...

20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17815 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

9 I Conferência dos Povos Africanos e as independências em África.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá ter contato com o processo de independência dos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial, verificando a proximidade entre este e o pensamento pan-africano. O aluno tomará contato com aspectos do cenário social e político do Continente Africano em meados do sé...

26/09/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 17746 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

10 Segregação Racial

Ensino Médio | Geografia

• Conceituar racismo e apartheid • Estabelecer relações entre esses conceitos

24/11/2008 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8497 visita(s)

Nilton Goulart de Sousa

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

11 Apartheid

Ensino Médio | Geografia

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer e analisar um dos mais terríveis conflitos do continente africano, onde gerou uma grande exclusão da maior parte da população negra da África do Sul.

25/02/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11658 visita(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

12 África do Sul: a política do apartheid

Ensino Médio | Geografia

Trabalhar o conceito da política do apartheid.   Destacar os principais movimentos de resistência ao apartheid e ressaltar a importância de Nelson Mandela. Relacionar a política do apartheid a outras manifestações de preconceito e discriminação.

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27094 visita(s)

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

13 Conhecendo Nelson Mandela

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 27206 visita(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

14 Ética e Preconceito Racial

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1- Identificar e relatar situações de preconceito e discriminação em relação aos negros.   2- Analisar a questão do preconceito, racismo e discriminação e os efeitos produzidos na vida das pessoas, de forma crítica e reflexiva, tendo por referência os relatos, depoimentos e ví...

12/01/2011 Quatro estrelas 9 comentario(s) 131235 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

15 Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 82297 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 3992 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.