27/03/2012
O objetivo da coleção é proporcionar ao aluno a compreensão da importância da leitura e da escrita na vida social contemporânea e no espaço escolar. Para isso, a coleção se inicia com três aulas que mostram como a escrita e a leitura surgiram e sua relevância para os seres humanos. Em seguida, são apresentadas aulas nas quais se mostra onde a escrita está presente na sociedade atual. Por meio dos conhecimentos prévios dos alunos e entrevistas com adultos (aula 4), da exploração do ambiente próximo à escola (aula 5), da leitura de placas (aula 6) e de embalagens (aula 7), espera-se que o aluno entenda para que serve a escrita e a leitura na sociedade. Dando continuidade, a sugestão é que seja explorado um espaço no qual leitura e escrita circulam socialmente: as bancas de revista. A escrita no espaço escolar é o tema das aulas 9 e 10, que apresentam atividades de exploração da escola para que se identifique a escrita nela presente. A história do livro, a biblioteca, sua organização e os gêneros textuais que ali se encontram são os temas das aulas 11 a 15. As quatro aulas seguintes trabalham o uso dos objetos de leitura e escrita presentes no cotidiano escolar. Na aula 16, explora-se o livro didático, os elementos que o compõem e como ele deve ser usado em sala de aula. Em seguida, é trabalhada a interpretação dos enunciados de exercícios escolares para que os alunos possam ter mais autonomia no desenvolvimento de atividades. A décima oitava aula trabalha a importância de cuidar de livros didáticos e de literatura. Na aula 19, ensina-se como devem ser usados o lápis e o caderno, a fim de organizar bem os materiais escolares. Para finalizar a coleção, são trabalhados alguns gêneros textuais para que o aluno possa compreender a existência de diferentes funções para a escrita e a leitura. A aula 20 mostra que podemos usá-las para nos divertirmos, informarmos, aprendermos, instruirmos. A relação entre suporte, imagem, texto e função da escrita é explorada pelas aulas 21 e 22, por meio dos gêneros textuais fábula, rótulos e logotipos. Jornais e anúncios são os gêneros trabalhados nas aulas 23 e 24. Para finalizar a coleção, promove-se uma discussão ética sobre o papel da leitura e escrita na formação de sujeitos críticos e participativos. Além das aulas, sugere-se também a utilização dos recurso educacional “De onde vem o livro”, que mostra como esse artefato surgiu, sua evolução e sua importância http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1332 e "Material escolar" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21614
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
valorização da escrita, valorização da leitura, usos sociais da leitura e da escrita, usos escolares da leitura e escrita, letramento, gêneros textuais.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
RECONTANDO A HISTÓRIA DA ESCRITA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade CONHECER A HISTÓRIA DA ESCRITA COMO UMA CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE; PERCEBER OS DIFERENTES REGISTROS FEITOS PELOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO. 26/07/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 39113 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Uma viagem pela pré- história: conhecendo as origens da escrita
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita - Explorar as representações infantis sobre a escrita; - Conhecer as origens da língua escrita. 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15414 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
HISTÓRIA DA ESCRITA: a função da escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender as relações dos homens com a produção cultural escrita. Compreender a função da escrita em sua vida. Desenvolver habilidades de leitura e escrita. 14/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5583 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem. Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade. 16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 7138 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. · Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor... 28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8657 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Leitura, Identificação e Interpretação de placas do cotidiano
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Desenvolver a pesquisa, a leitura e a interpretação de placas de sinalização, estimulando a expressão em leitura oral e escrita. Conhecer a função da sinalização no dia a dia. Analisar e compreender imagens e símbolos como elementos de significação e portadores de informações ... 16/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15333 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS EMBALAGENS.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização * Conhecer as informações contidas nas embalagens. * Criar embalagens respeitando as especificações. * Construir a leitura e a escrita. * Compreender a importância da leitura das informações contidas nas embalagens. 27/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 29614 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
8 |
VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e... 05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 6255 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b i. 31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 45367 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Explorando materiais escritos na escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: · Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas; ·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras; ·Familiarize com as funções comunicativas... 15/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4009 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
A História do Livro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem e evolução do livro. Identificar as funções do livro. Conhecer alguns tipos de livros. 19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 18938 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e... 17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 27608 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
13 |
Como funciona a Biblioteca: Descobrindo várias maneiras de classificar livros
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros. - Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4235 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Como funciona a Biblioteca: Introdução ao Sistema Dewey
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Conhecer o Sistema Dewey de classificação -Organizar e registrar as conclusões sobre as suas ativides 01/03/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8031 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
15 |
UCA: biblioteca digital
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Pesquisar na internet títulos de livros; Acessar bibliotecas digitais; Fazer o download de livros; Ler livros digitais. 13/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3334 visita(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
16 |
A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam; Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos. 03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 40387 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
Conhecendo e interpretando enunciados escolares
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Auxiliar a criança a compreender a linguagem própria do universo escolar presente nos enunciados de atividades. Interpretar enunciados de atividades escolares com maior autonomia. Ampliar a capacidade de registro e de revisão texto. 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16131 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
18 |
Como utilizar a literatura infantil para conscientizar os alunos sobre a conservação e depredação de livros? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver habilidades de leitura e escrita; Interpretar informações; Produzir textos; Compreender o que é depredação; Aprender a conservar os livros; Resolver situações-problema; Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente e aos materiais de domínio público. 16/12/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4136 visita(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
O uso da escrita nos espaços escolares
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender as funções e a relevância de alguns suportes textuais que circulam no ambiente escolar. Reconhecer a importância da utilização desses materiais no cotidiano da escola/ criança. 07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 18180 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
20 |
Revista-Mural: um suporte para o letramento
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Conhecer os usos e funções dos gêneros textuais. Ler e produzir textos de gêneros diversos (sumário, autobiografia, receita, sinopse). Desenvolver a oralidade. 15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 12112 visita(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
21 |
Rótulos e logotipos: qual a diferença?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 16798 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
22 |
Fábulas em dois gêneros
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Desenvolver a capacidade de reconhecer os diferentes textos, sobre o mesmo assunto, com apresentação gráfica distinta. • Identificar o propósito desses textos em suportes e gêneros diversos; • Interpretar um texto com auxílio dos quadrinhos; 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 23399 visita(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
23 |
Como o trabalho com os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos podem ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos; Compreender e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita; Interpretar e localizar informações em diferentes partes do texto; Construir anúncios, cartazes, slogans e folhetos de acordo... 19/10/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14733 visita(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
24 |
Regras e instruções: Cuidando da nossa escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “instruções”. Produza textos instrucionais observando a estrutura desse gênero e os seus objetivos. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12067 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
25 |
A criação do jornal da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as condições de circulação e de produção de jornais; Produza textos de acordo com o suporte explorado e os gêneros trabalhados. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10467 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
26 |
Ética e Alfabetização: Aprender a ler, a escrever e tornar-se um cidadão do mundo!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Resgatar o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita, simbolizando-o a partir da construção da linha da vida. 2. Identificar nesta trajetória, os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização. 3. Co... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10446 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 13342 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!