Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Compreensão e valorização da cultura escrita

 

27/03/2012

Ficha Técnica
Descripción

O objetivo da coleção é proporcionar ao aluno a compreensão da importância da leitura e da escrita na vida social contemporânea e no espaço escolar. Para isso, a coleção se inicia com três aulas que mostram como a escrita e a leitura surgiram e sua relevância para os seres humanos. Em seguida, são apresentadas aulas nas quais se mostra onde a escrita está presente na sociedade atual. Por meio dos conhecimentos prévios dos alunos e entrevistas com adultos (aula 4), da exploração do ambiente próximo à escola (aula 5), da leitura de placas (aula 6) e de embalagens (aula 7), espera-se que o aluno entenda para que serve a escrita e a leitura na sociedade. Dando continuidade, a sugestão é que seja explorado um espaço no qual leitura e escrita circulam socialmente: as bancas de revista. A escrita no espaço escolar é o tema das aulas 9 e 10, que apresentam atividades de exploração da escola para que se identifique a escrita nela presente. A história do livro, a biblioteca, sua organização e os gêneros textuais que ali se encontram são os temas das aulas 11 a 15. As quatro aulas seguintes trabalham o uso dos objetos de leitura e escrita presentes no cotidiano escolar. Na aula 16, explora-se o livro didático, os elementos que o compõem e como ele deve ser usado em sala de aula. Em seguida, é trabalhada a interpretação dos enunciados de exercícios escolares para que os alunos possam ter mais autonomia no desenvolvimento de atividades. A décima oitava aula trabalha a importância de cuidar de livros didáticos e de literatura. Na aula 19, ensina-se como devem ser usados o lápis e o caderno, a fim de organizar bem os materiais escolares. Para finalizar a coleção, são trabalhados alguns gêneros textuais para que o aluno possa compreender a existência de diferentes funções para a escrita e a leitura. A aula 20 mostra que podemos usá-las para nos divertirmos, informarmos, aprendermos, instruirmos. A relação entre suporte, imagem, texto e função da escrita é explorada pelas aulas 21 e 22, por meio dos gêneros textuais fábula, rótulos e logotipos. Jornais e anúncios são os gêneros trabalhados nas aulas 23 e 24. Para finalizar a coleção, promove-se uma discussão ética sobre o papel da leitura e escrita na formação de sujeitos críticos e participativos. Além das aulas, sugere-se também a utilização dos recurso educacional “De onde vem o livro”, que mostra como esse artefato surgiu, sua evolução e sua importância http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1332 e "Material escolar" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21614

Autoría

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palabras clave

valorização da escrita, valorização da leitura, usos sociais da leitura e da escrita, usos escolares da leitura e escrita, letramento, gêneros textuais.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de clases de la colección (26 clases)
# Clase Autoría
1 RECONTANDO A HISTÓRIA DA ESCRITA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

CONHECER A HISTÓRIA DA ESCRITA COMO UMA CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE; PERCEBER OS DIFERENTES REGISTROS FEITOS PELOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO.

26/07/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 39113 visita(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Uma viagem pela pré- história: conhecendo as origens da escrita

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

-     Explorar  as representações infantis sobre a escrita;     -   Conhecer as origens da língua escrita.

02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15414 visita(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 HISTÓRIA DA ESCRITA: a função da escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender as relações dos homens com a produção cultural escrita. Compreender a função da escrita em sua vida. Desenvolver  habilidades de leitura e escrita.

14/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5583 visita(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem.   Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade.  

16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 7138 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. ·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor...

28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8657 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Leitura, Identificação e Interpretação de placas do cotidiano

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Desenvolver a pesquisa, a leitura e a interpretação de placas de sinalização, estimulando a expressão em leitura oral e escrita. Conhecer a função da sinalização no dia a dia. Analisar e compreender imagens e símbolos como elementos de significação e portadores de informações ...

16/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15333 visita(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DAS EMBALAGENS.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

* Conhecer as informações contidas nas embalagens.    * Criar embalagens respeitando as especificações.           * Construir a leitura e a escrita. * Compreender a importância da leitura das informações contidas nas embalagens.

27/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 29614 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

8 VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e...

05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 6255 visita(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b              i.  

31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 45367 visita(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Explorando materiais escritos na escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: · Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas;  ·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras;  ·Familiarize com as funções comunicativas...

15/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4009 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 A História do Livro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer a origem e evolução do livro.  Identificar as funções do livro.  Conhecer alguns tipos de livros.

19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 18938 visita(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:  Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e...

17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 27608 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

13 Como funciona a Biblioteca: Descobrindo várias maneiras de classificar livros

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Classificar de diferentes maneiras palavras referentes a diversos gêneros literários, autores e nomes de livros.   - Elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada para que os outros descubram a qual gênero literário poderia pertencer 

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4235 visita(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Como funciona a Biblioteca: Introdução ao Sistema Dewey

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-Conhecer o Sistema Dewey de classificação -Organizar e registrar as conclusões  sobre as suas ativides

01/03/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8031 visita(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 UCA: biblioteca digital

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Pesquisar na internet títulos de livros; Acessar bibliotecas digitais; Fazer o download de livros; Ler livros digitais.

13/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3334 visita(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

16 A exploração das capas de livros e revistas: elementos de “entrada” para a compreensão dos textos que veiculam.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam;  Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.  

03/08/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 40387 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 Conhecendo e interpretando enunciados escolares

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Auxiliar a criança a compreender a linguagem própria do universo escolar presente nos enunciados de atividades.  Interpretar enunciados de atividades escolares com maior autonomia.   Ampliar a capacidade de registro e de revisão texto.

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16131 visita(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

18 Como utilizar a literatura infantil para conscientizar os alunos sobre a conservação e depredação de livros? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  Desenvolver habilidades de leitura e escrita; Interpretar informações; Produzir textos; Compreender o que é depredação; Aprender a conservar os livros; Resolver situações-problema; Desenvolver atitudes de respeito ao meio ambiente e aos materiais de domínio público.

16/12/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4136 visita(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 O uso da escrita nos espaços escolares

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender as funções e a relevância de alguns suportes textuais que circulam no ambiente escolar.   Reconhecer a importância da utilização desses materiais no cotidiano da escola/ criança.  

07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 18180 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 Revista-Mural: um suporte para o letramento

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver atitudes favoráveis à leitura. Conhecer os usos e funções dos gêneros textuais. Ler e produzir textos de gêneros diversos (sumário, autobiografia, receita, sinopse). Desenvolver a oralidade.

15/12/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 12112 visita(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

21 Rótulos e logotipos: qual a diferença?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 16798 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

22 Fábulas em dois gêneros

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Desenvolver a capacidade de reconhecer os diferentes textos, sobre o mesmo assunto, com apresentação gráfica distinta. • Identificar o propósito desses textos em suportes e gêneros diversos; • Interpretar um texto com auxílio dos quadrinhos;

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 23399 visita(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

23 Como o trabalho com os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos podem ampliar o vocabulário e desenvolver a leitura e a escrita?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer os gêneros discursivos da linguagem: anúncios, slogans, cartazes e folhetos; Compreender e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita; Interpretar e localizar informações em diferentes partes do texto; Construir anúncios, cartazes, slogans e folhetos de acordo...

19/10/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14733 visita(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

24 Regras e instruções: Cuidando da nossa escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “instruções”.    Produza textos instrucionais observando a estrutura desse gênero e os seus objetivos.  

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12067 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

25 A criação do jornal da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as condições de circulação e de produção de jornais; Produza textos de acordo com o suporte explorado e os gêneros trabalhados.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10467 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

26 Ética e Alfabetização: Aprender a ler, a escrever e tornar-se um cidadão do mundo!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Resgatar o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita, simbolizando-o a partir da construção da linha da vida. 2. Identificar nesta trajetória, os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização. 3. Co...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10446 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 13342 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.