02/04/2012
A história, escrita ou oral, representa a visão do autor acerca de determinado assunto ou acontecimento. Esta se modifica a partir do momento em que o leitor, ou ouvinte, entra em contato com o conteúdo narrado, imprimindo a ele olhares e sentidos diferentes para o mesmo objeto. Explorar tal aspecto é indispensável, quando se pretende estimular, nos educandos, a curiosidade, a criatividade e o tão almejado espírito investigativo. A presente coleção de aulas tem como objetivo introduzir contato dos discentes com fontes de pesquisa por meio de histórias de vida, de locais e de fatos históricos. A aula 1 inicia com reflexões sobre histórias de vida e sua relação com o mundo, por meio dos gêneros Biografia e Carta, além de levar os alunos a conhecer o Museu da Pessoa. As aulas seguintes (2 a 5) favorecem a compreensão da relação entre a história pessoal/familiar e o contexto mais amplo, como município, estado, país. O professor poderá trabalhar a noção de identidade, partindo da trajetória pessoal do educando, relacionando-a a sua história familiar. As atividades englobam investigação da origem dos moradores da localidade onde vivem os alunos, o resgate da memória local a partir de nomes de ruas, avenidas e praças da cidade, bem como dos monumentos construídos. Entrevista, pesquisa em fontes documentais, fotografias e construção de linha do tempo são algumas estratégias utilizadas. A aula 6 propõe o estudo em torno de fontes históricas, sua utilização e interpretação, possibilitando aos alunos a compreensão da história dos negros no Brasil. Dando continuidade, as aulas 7 e 8 possibilitam a realização de pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas diferentes manifestações, como linguagem, culinária, artesanato, religiosidade, dança e música. De forma inovadora, a investigação sobre as histórias de princesas negras permite a desconstrução de ideias pré-concebidas, veiculadas, sobretudo, pelas histórias infantis tradicionais. O relato do projeto “Arte é vida” (aula 9) desencadeia reflexões fundamentais acerca da importância da arte para a formação integral do aluno, com ênfase no conhecimento de espaços e produções de artistas locais. As aulas que se seguem (10 a 12) têm como propósito central relacionar arte e história, propiciando o contato com diferentes manifestações artísticas, histórias de vida e obra de alguns dos principais representantes da arte no Brasil: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Para finalizar, a aula 13 apresenta a relação entre dois contextos de produção de arte, sensibilizando os alunos à leitura de textos e imagens. Sugestão de recursos: Vídeo: "Casos de Amor", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19244/casosdeamor_2.swf Vídeo: “Construção coletiva de uma história [Viagens de leitura]”, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18556 Vídeo: "Maré Capoeira", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347 "Dom Pedro I (Construtores do Brasil)", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28596
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
história de vida, História, arte, diversidade cultural, cultura afro-brasileira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Histórias de Vida-Valorização do Humano
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Refletir sobre a história de vida e a relação com o mundo; Conhecer o museu virtual da pessoa; Trabalhar o gênero Biografia e suas características; Trabalhar o gênero carta e suas características; 16/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8107 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
2 |
As fontes históricas e o trabalho do historiador
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Coletar e interpretar fontes históricas, através da escrita da história de vida de um colega ou professor; Compreender a importância das fontes históricas para o trabalho do historiador; Perceber a possibilidade de se escrever diferentes histórias sobre um mesmo acontecimen... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 39331 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
Qual a sua identidade?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Identificar fatores que influenciam na formação da identidade; Diferenciar identidade familiar de identidade social; Entender a plasticidade da identidade e esta como não sendo algo fixo, Pesquisar sobre identidades familiares e regionais. 25/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8026 visita(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Conhecendo a origem dos moradores do município no presente
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele... 30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 5685 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
Os espaços públicos como espaços de preservação da memória: nomes de ruas, praças e monumentos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer, através de pesquisas nas ruas e praças dos municípios onde os alunos estudam, a preservação da memória através da nomeação de espaços públicos e da construção de monumentos; Analisar criticamente o porquê da homenagem a alguns sujeitos e fatos históricos em detrime... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8186 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
6 |
Fontes históricas: documentos escritos e não-escritos
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Essa aula permitirá ao aluno identificar os diferentes tipos de vestígios do passado, tais como fontes escritas e não-escritas. Esse primeiro momento possibilitará aos educandos a compreensão do trabalho do historiador, como este procede na análise externa e interna das fontes... 31/07/2012 Cinco estrelas 5 comentario(s) 89187 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
7 |
Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as resistências históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos trouxeram para o Brasil Identificar palavras de origem africana no português do Brasil Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar ne... 10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 12854 visita(s) |
FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE CE GOVERNADOR ARCHER IMPERATRIZ MA Língua Portuguesa |
8 |
UCA- Histórias de princesas negras
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras. 22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 11204 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
9 |
PROJETO: ARTE É VIDA!
Ensino Fundamental Final | Artes COM ESTE PROJETO APRENDE-SE: VALORIZAR A ARTE NA VIDA DOS EDUCANDOS. PROPORCIONAR MOMENTOS DE REFLEXÕES NO ENTORNO DA ARTE-EDUCAÇÃO. VISITAR LUGARES QUE INCENTIVEM E VALORIZEM A ARTE. DIVULGAR ARTISTAS LOCAIS. DESTACAMOS COMO OBJETIVOS: CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ART... 09/01/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 30531 visita(s) |
SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA ESC EST DE ENS FUND SENADOR PINHEIRO MACHADO SAO LUIZ GONZAGA RS Artes |
10 |
História contada – História inventada
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Explorar a percepção sensorial e imaginativa; Produzir personagens, a partir de uma história contada em capítulos; Solucionar, plasticamente, os problemas apresentados pela história; Socializar o resultado plástico da história i... 29/07/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 7599 visita(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
11 |
Desvendando Tarsila do Amaral
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar para os alunos a vida e obra da artista Tarsila do Amaral e sua contribuição para a construção da identidade artística nacional. 18/12/2008 Três estrelas 4 comentario(s) 20816 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
12 |
A história do Brasil por Cândido Portinari
Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer a história do Brasil pelas obras do artista Cândido Portinari, desde os barões do café até a industrialização do país. 18/12/2008 Quatro estrelas 9 comentario(s) 51577 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
13 |
Olhares diferentes para distintas leituras: o texto literário e as artes plásticas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: 1) tornar os alunos sensíveis à leitura de diferentes tipos de texto, entre eles ao gênero textual conto e à leitura de imagens; 2) incentivar a produção escrita por parte dos alunos; ... 18/09/2009 Cinco estrelas 6 comentario(s) 22704 visita(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 calificaciones - 4558 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!