Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


História de vida e outras histórias

 

02/04/2012

Ficha Técnica
Descripción

A história, escrita ou oral, representa a visão do autor acerca de determinado assunto ou acontecimento. Esta se modifica a partir do momento em que o leitor, ou ouvinte, entra em contato com o conteúdo narrado, imprimindo a ele olhares e sentidos diferentes para o mesmo objeto. Explorar tal aspecto é indispensável, quando se pretende estimular, nos educandos, a curiosidade, a criatividade e o tão almejado espírito investigativo. A presente coleção de aulas tem como objetivo introduzir contato dos discentes com fontes de pesquisa por meio de histórias de vida, de locais e de fatos históricos. A aula 1 inicia com reflexões sobre histórias de vida e sua relação com o mundo, por meio dos gêneros Biografia e Carta, além de levar os alunos a conhecer o Museu da Pessoa. As aulas seguintes (2 a 5) favorecem a compreensão da relação entre a história pessoal/familiar e o contexto mais amplo, como município, estado, país. O professor poderá trabalhar a noção de identidade, partindo da trajetória pessoal do educando, relacionando-a a sua história familiar. As atividades englobam investigação da origem dos moradores da localidade onde vivem os alunos, o resgate da memória local a partir de nomes de ruas, avenidas e praças da cidade, bem como dos monumentos construídos. Entrevista, pesquisa em fontes documentais, fotografias e construção de linha do tempo são algumas estratégias utilizadas. A aula 6 propõe o estudo em torno de fontes históricas, sua utilização e interpretação, possibilitando aos alunos a compreensão da história dos negros no Brasil. Dando continuidade, as aulas 7 e 8 possibilitam a realização de pesquisas sobre a cultura afro-brasileira em suas diferentes manifestações, como linguagem, culinária, artesanato, religiosidade, dança e música. De forma inovadora, a investigação sobre as histórias de princesas negras permite a desconstrução de ideias pré-concebidas, veiculadas, sobretudo, pelas histórias infantis tradicionais. O relato do projeto “Arte é vida” (aula 9) desencadeia reflexões fundamentais acerca da importância da arte para a formação integral do aluno, com ênfase no conhecimento de espaços e produções de artistas locais. As aulas que se seguem (10 a 12) têm como propósito central relacionar arte e história, propiciando o contato com diferentes manifestações artísticas, histórias de vida e obra de alguns dos principais representantes da arte no Brasil: Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Para finalizar, a aula 13 apresenta a relação entre dois contextos de produção de arte, sensibilizando os alunos à leitura de textos e imagens. Sugestão de recursos: Vídeo: "Casos de Amor", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/19244/casosdeamor_2.swf Vídeo: “Construção coletiva de uma história [Viagens de leitura]”, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18556 Vídeo: "Maré Capoeira", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347 "Dom Pedro I (Construtores do Brasil)", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28596

Autoría

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

história de vida, História, arte, diversidade cultural, cultura afro-brasileira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Lista de clases de la colección (13 clases)
# Clase Autoría
1 Histórias de Vida-Valorização do Humano

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Refletir sobre a história de vida e a relação com o mundo; Conhecer o museu virtual da pessoa; Trabalhar o gênero Biografia e suas características; Trabalhar o gênero carta e suas características;

16/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8107 visita(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

2 As fontes históricas e o trabalho do historiador

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

 Coletar e interpretar fontes históricas, através da escrita da história de vida de um colega ou professor;  Compreender a importância das fontes históricas para o trabalho do historiador;  Perceber a possibilidade de se escrever diferentes histórias sobre um mesmo acontecimen...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 39331 visita(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 Qual a sua identidade?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Identificar fatores que influenciam na formação da identidade; Diferenciar identidade familiar de identidade social; Entender a plasticidade da identidade e esta como não sendo algo fixo, Pesquisar sobre identidades familiares e regionais.

25/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8026 visita(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

4 Conhecendo a origem dos moradores do município no presente

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- construir noções temporais de ordenação, sequência, anterioridade e posterioridade, através da elaboração da linha do tempo da história dos alunos e seus responsáveis; - conhecer, a partir da história dos alunos e seus familiares, a origem dos moradores do município onde ele...

30/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 5685 visita(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 Os espaços públicos como espaços de preservação da memória: nomes de ruas, praças e monumentos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

 Conhecer, através de pesquisas nas ruas e praças dos municípios onde os alunos estudam, a preservação da memória através da nomeação de espaços públicos e da construção de monumentos;  Analisar criticamente o porquê da homenagem a alguns sujeitos e fatos históricos em detrime...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8186 visita(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

6 Fontes históricas: documentos escritos e não-escritos

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Essa aula permitirá ao aluno identificar os diferentes tipos de vestígios do passado, tais como fontes escritas e não-escritas. Esse primeiro momento possibilitará aos educandos a compreensão do trabalho do historiador, como este procede na análise externa e interna das fontes...

31/07/2012 Cinco estrelas 5 comentario(s) 89187 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

7 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar  ne...

10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 12854 visita(s)

FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE

CE GOVERNADOR ARCHER

IMPERATRIZ MA

Língua Portuguesa

8 UCA- Histórias de princesas negras

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Discutir sobre as diferentes formas de preconceito; Pesquisar sobre as histórias de princesas negras.

22/12/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 11204 visita(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

9 PROJETO: ARTE É VIDA!

Ensino Fundamental Final | Artes

COM ESTE PROJETO APRENDE-SE: VALORIZAR A ARTE NA VIDA DOS EDUCANDOS. PROPORCIONAR MOMENTOS DE REFLEXÕES NO ENTORNO DA ARTE-EDUCAÇÃO. VISITAR LUGARES QUE INCENTIVEM E VALORIZEM A ARTE. DIVULGAR ARTISTAS LOCAIS. DESTACAMOS COMO OBJETIVOS: CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ART...

09/01/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 30531 visita(s)

SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

ESC EST DE ENS FUND SENADOR PINHEIRO MACHADO

SAO LUIZ GONZAGA RS

Artes

10 História contada – História inventada

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Explorar a percepção sensorial e imaginativa; Produzir personagens, a partir de uma história contada em capítulos; Solucionar, plasticamente, os problemas apresentados pela história; Socializar o resultado plástico da história i...

29/07/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 7599 visita(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

11 Desvendando Tarsila do Amaral

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar para os alunos a vida e obra da artista Tarsila do Amaral e sua contribuição para a construção da identidade artística nacional.

18/12/2008 Três estrelas 4 comentario(s) 20816 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

12 A história do Brasil por Cândido Portinari

Ensino Fundamental Final | Artes

Conhecer a história do Brasil pelas obras do artista Cândido Portinari, desde os barões do café até a industrialização do país.

18/12/2008 Quatro estrelas 9 comentario(s) 51577 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

13 Olhares diferentes para distintas leituras: o texto literário e as artes plásticas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: 1) tornar os alunos sensíveis à leitura de diferentes tipos de texto, entre eles ao gênero textual conto e à leitura de imagens; 2) incentivar a produção escrita por parte dos alunos; ...

18/09/2009 Cinco estrelas 6 comentario(s) 22704 visita(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 4558 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.