Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


O Ensino Especial como instrumento de inclusão nas aulas de educação física escolar.

 

05/04/2012

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção tem como objetivo apresentar um conjunto de aulas que abordam o tema da inclusão na escola, através das aulas de educação física escolar. A aula 1 apresenta o tema relacionando os jogos e como eles podem contribuir para a inclusão, através das aulas de educação física escolar. A aula 2 propõe desafios em formas de atividades motoras, onde os alunos são estimulados a respeitarem as diferenças entre si. A aula 3 aborda as possibilidades de adaptações para o deficiente praticar atividades físicas e estar inserido na sociedade, através dos esportes. As aulas 4, 5 e 6 trabalham com o portador de deficiência visual e a sua inclusão nas aulas de educação física, em especial através do atletismo. Na aula 7 o equilíbrio é o tema abordado para desenvolver habilidades com PPNE (Pessoas Portadoras de Necessidadee Especiais). A aula 8 apresenta o tênis de mesa como atividade esportiva que possibilita a inserção do deficiente através do esporte. A aula 9 aborda, especialmente, um formato de competição de alto nível para o portador de deficiência física - Os Jogos Paraolímpicos. Na aula 10 o basquete é a modalidade desenvolvida para trabalhar a inclusão no esporte e na sociedade. A coleção é finalizada com as aulas 11 e 12 que propõem a inclusão de um público com um tipo de transtorno específico - o déficit de atenção - e a prática esportiva como ferramenta de inclusão desses alunos. Sugestão de conteúdos multimídia do Portal do Professor - Fomentar nos educadores a necessidade de incluir as crianças com necessidades especiais no esporte - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422

Autoría

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palabras clave

ensino especial, pessoas portadoras de necessidades especiais (PPNE), jogos, deficientes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Lista de clases de la colección (12 clases)
# Clase Autoría
1 Os jogos e a inclusão na escola.

Ensino Médio | Educação Física

Estabelecer significados do tema inclusão na escola e na sociedade; Construir pequenos jogos que deverão ser representados para a turma; Colaborar na elaboração das atividades propondo idéias que enriqueçam o debate; Coletar informações sobre o tema INCLUSÃO na comunidade esco...

30/10/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10709 visita(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Autonomia - Ed.Física especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, independentemente da cor, raça, características físicas, necessidades especiais e educacionais do individuo; Desenvolver noções de respeito a si mesmo e também ao próximo; Valorizar ações de solidariedade e respeito ao desen...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5471 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

3 HABILIDADE 11 DO ENEM: A prática de atividade física e o deficiente. Possíveis adaptações e reconstruções para uma interação social positiva.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar e conceituar a questão do direito integral a cidadania, tendo em vista o direito à prática da atividade física como a manutenção da qualidade de vida e ao lazer; Vivenciar o futebol para cegos; Adaptar o voleibol para deficientes físicos que não podem andar; Propor...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6272 visita(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão.

07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 26532 visita(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

5 Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Estabelecer relações de confiança entre os alunos. Realizar deslocamentose saltos sem o auxílio da visão. Compreender as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência visual.

29/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8958 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Atletismo para Portadores de Necessidades Especiais - Provas de Corrida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e praticar as provas de corridas disputadas nas paraolimpíadas. Debater com os alunos a importância da prática de esportes por PPNE.

30/06/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 7676 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 Trabalhando o equilíbrio com Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Desenvolver o equilíbrio estático e dinâmico. Aprender a trabalhar em grupo. Cooperar com os colegas de turma. Criar relações de confiança e respeito com os colegas.

30/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2579 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Tenis de Mesa para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer uma modalidade paraolímpica. Aprender a conviver com as diferenças. Cooperar com os colegas Portadores de Necessidades Especiais.

20/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8295 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 A Deficiência e o Esporte

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes; Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade; Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada; Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriai...

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12808 visita(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

10 Trabalhando com a inclusão nas aulas de basquete

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Incentivar a participação de todos alunos nas tomadas de decisões durante a aula. - Desenvolver atividades relacionadas ao basquete que envolva todos os alunos da turma. - Aprender a respeitar as dificuldades dos colegas de turma.  

01/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6346 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Concentração -Déficit de atenção - ensino especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Lateralidade; Deslocamento espacial Equilíbrio

23/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3097 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

12 Trabalhando com números e contas / Ensino Especial

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

A trabalhar com números e contas. reconhecer e ampliar seu campo visual concentrar-se

24/09/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 4284 visita(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 2930 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.