Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


O processo de colonização da América Portuguesa:das grandes navegações à instalação da corte lusitana no Rio de Janeiro

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descripción

Essa coleção, formada por 10 aulas, foi organizadas a fim de promover a compreensão dos alunos sobre o processo histórico a partir de questões relacionadas a colonização portuguesa no Brasil. Nas três aulas iniciais, os conceitos trabalhados são relacionados ao contexto da Península Ibérica e a importância da unificação de Portugal para efetivar sua condição de pioneiro na aventura das grandes navegações. A aula 4 apresenta os fundamentos da política econômica que norteava as grandes navegações: o mercantilismo. As aulas 5 e 6 discutem o conceito de colonização, e a aula 7 aborda o impacto do encontro entre europeu e indígena no Brasil. Nas aulas 8 e 9 são enfatizadas as implicações do tráfico de africanos, assim como a questão do sincretismo religiosos presente não apenas da colônia americana, mas também nas regiões da Ásia e África do Império Português. Por fim, a aula 10 chegada mostra como a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro significou não apenas alterações urbanísticas, mas foi elemento essencial para o início de outro processo histórico: a independência do Brasil. Todas as aulas possuem atividades com possibilidade de adaptação para turmas de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos.

Autoría

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palabras clave

colonização portuguesa, grandes navegações, chegada família real no Brasil

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Lista de clases de la colección (10 clases)
# Clase Autoría
1 A Península Ibérica em fins da Idade Média (séculos XIII-XV)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• Principais estruturas políticas, econômicas e sociais da Península Ibérica. • Influência islâmica na formação sociocultural da Península Ibérica. • A diversidade ibérica e seus vários reinos. • O processo de “Reconquista”. • União Castela-Aragão.

07/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10150 visita(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

2 O estabelecimento do Estado português

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• O papel da “reconquista” na formação de Portugal. • A importância da burguesia para a formação e consolidação do Estado português. • A formação do Estado português e suas características.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6703 visita(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 AS grandes navegações e o pioneirismo português

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• Identificar os principais elementos que levaram a Espanha e, principalmente, Portugal a se aventurarem pelos mares. • Compreender os motivos do pioneirismo Ibérico. • Compreender como a ciência árabe foi importante para o pioneirismo português. • O estabelecimento de feitori...

20/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 38303 visita(s)

Bruno Pimenta Starling

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

4 Economia e Política da Idade Moderna: o Mercantilismo

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Como as Grandes Navegações se inseriram na lógica mercantilista, noções básicas de economia (balança comercial e protecionismo) e a intervenção do Estado na economia.

01/08/2012 Quatro estrelas 3 comentario(s) 11127 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

5 O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender o conceito de “colonização”.  Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil.     Analisar documento de época.

11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 28401 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

6 Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom...

11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentario(s) 71850 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

7 A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil

Educação Escolar Indígena | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas.  Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid...

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 42389 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 54610 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 O Império português: religião e colonização

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e  identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas.

01/08/2012 Duas estrelas 1 comentario(s) 11751 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

10 A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44682 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 7206 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.