11/04/2011
Esta coleção apresenta o tema Copa do Mundo de Futebol para ser trabalhada no Ensino Médio na disciplina Educação Física. As 4 primeiras aulas introduzem historicamente o esporte futebol assim como o seu torneio mais importante. Da 5ª à 8ª aula são apresentados temas como violência, racismo e o papel da mídia no fenômeno Copa do Mundo e nas conseguintes são trabalhados as dimensões políticas, sociais e econômicas que se relacionam com o assunto proposto.
Rodrigo Barros Rispoli - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
futebol, copa do mundo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Esportes: O Futebol como fenômeno esportivo - como surgiu?
Ensino Médio | Educação Física § Compreender as principais características do esporte para conceituá-lo cientificamente; § Conhecer as diferentes manifestações culturais historicamente construídas que influenciaram a criação do que denominamos hoje de futebol; § Compreender que necessidades sociais concr... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5014 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Futebol em voga: origem e evolução dos sistemas táticos.
Ensino Médio | Educação Física - Conhecer a origem e evolução dos sistemas táticos no futebol: 1-2-7; 2-8; 3-4-3 (WM); 4-3-3; 4-4-2; 3-5-2 e 5-3-2. - Experimentar atividades que simulem características de alguns sistemas táticos. - Perceber os principais pontos positivos e negativos dos sistemas viven... 16/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4384 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
3 |
HABILIDADE 9 DO ENEM: A vida do brasileiro com o fenômeno futebol.
Ensino Médio | Educação Física Identificar a relação do futebol de campo e a copa do mundo com os brasileiros: como essas manifestações modificam a vida cotidiana do brasileiro? Compreender as histórias dos times de futebol no Brasil; Identificar os motivos que leva o futebol a interferir intensamente a org... 21/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 13141 visita(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Copa do Mundo de Futebol: a geografia do mundo da bola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o crescimentos do evento esportivo Copa do Mundo de Futebol, comparando o número de participantes em diferentes edições do evento. Identificar no mapa do mundo os países participantes e os países que sediaram as diversas edições da Copa do Mundo. Identificar os dif... 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14748 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7431 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Copa do Mundo de Futebol: a violência nos espetáculos esportivos
Ensino Médio | Educação Física - Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos. - Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6414 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
7 |
Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – as emoções do jogo
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Representar corporalmente diferentes jogadas narradas por locutores esportivos. - Compreender o papel da mídia como mediadora das emoções dos jogos esportivos. 31/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 3527 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Copa do Mundo de Futebol: do rádio à televisão – a construção dos ídolos esportivos
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia -Compreender o papel da figura do ídolo esportivo na contemporaneidade. -Identificar os elementos que compõem a “personalidade” do ídolo esportivo contemporâneo. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3672 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Futebol e Poder no Brasil
Ensino Médio | Educação Física § Discutir sobre as possíveis relações existentes entre política e futebol; § Conhecer elementos do período de popularização do futebol no Brasil e sua relação com a política. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2832 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
O Futebol na política do Brasil
Ensino Médio | Educação Física Compreender a utilização do futebol enquanto aparelho ideológico do Estado em diferentes momentos da história no Brasil e também no mundo. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3087 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
O Futebol enquanto identidade nacional
Ensino Médio | Educação Física Compreender os valores sociais do futebol que se joga nas ruas comparando-os com o futebol espetáculo. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3018 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
O Futebol que não se vê
Ensino Médio | Educação Física Identificar aspectos sociais, econômicos e políticos sobre o fenômeno do futebol. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3013 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Do futebol “arte” ao futebol atual: Mudanças nesse esporte
Ensino Médio | Educação Física § Identificar transformações sofridas pelo futebol nas últimas décadas; § Reconhecer os aspectos político-econômicos como determinantes destas transformações; § Entender o processo de transformação do futebol, no sentido da mercadorização desse fenômeno cultural. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3875 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
O Futebol brasileiro enquanto mão de obra barata para o exterior
Ensino Médio | Educação Física Identificar os fatores que levam os jogadores de futebol brasileiro a jogarem em clubes estrangeiros. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6108 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 2359 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!