Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade – Por uma História da cultura dos povos africanos

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção tem como objetivo apresentar aspectos fundamentais da história e da vida cultural dos povos africanos. As aulas despertarão o interesse dos estudantes para a compreensão da chamada cultura afro-brasileira. Nas aulas 1 e 2 os estudantes discutirão a importância do continente africano como berço da humanidade. A aula 3 apresentará a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV, e caracterizará o modo de vida de comunidades tribais na África. Na aula 4 os alunos conhecerão o contexto da expansão do Islã no Oeste africano. A aula 5 discutirá a colonização da África no século XIX e as consequências da descolonização. Na aula 6 os estudantes compreenderão o processo de independência da Argélia - nas décadas de 1960 e 1970 - e sua repercussão no Continente Africano. Na aula 7 será analisado o cenário sócio-político da África em meados do século XX. A aula 8 problematizará o conceito de Império Português usada pelo governo salazarista e suas implicações nos movimentos de independência na África. Na aula 9 os alunos compreenderão o processo de independência da República Popular de Angola. A aula 10 debaterá o apartheid, destacando seus principais movimentos de resistência liderados por Nelson Mandela. Nas aulas 11 e 12 os estudantes conhecerão a organização do tráfico negreiro e refletirão sobre as dificuldades enfrentadas pelos cativos africanos nos séculos XV ao XVIII. A aula 13 debaterá o racismo nos dias de hoje contrapondo ao do passado escravista do Brasil. Na aula 14 e 15 os alunos reconhecerão a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros e analisarão medidas que promovam a valorização da história dos africanos para o Brasil. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os temas abordados nessas aulas, acesse a Coleção História Geral da África, disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015104.pdf >. Sobre esta coleção, o Portal do Professor oferece material de pesquisa sobre o tema no blog disponível em: < http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/ >

Autoría

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palabras clave

África, afro-brasileiro, Brasil, cultura, história

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Lista de clases de la colección (15 clases)
# Clase Autoría
1 África: a importância de conhecê-la??

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 25992 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

2 A descoberta da África!

Ensino Fundamental Final | História

  Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere...

09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 55206 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 Explorando a África antes dos europeus

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV.  Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África.  Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia...

19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentario(s) 119555 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 A expansão do Islã no Oeste africano (séculos VIII-XI)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá construir conhecimento acerca da expansão do Islã no Oeste africano, pensado enquanto processo histórico. Os conflitos e as apropriações que permearam as relações entre muçulmanos e sua cultura e os povos da região com suas construções culturais e religiosas no ...

13/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11770 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

5 África - um continente em guerra.

Ensino Médio | História

- Conhecer o processo histórico da colonização da África durante o século XIX. - Identificar características da política mundial durante o século XIX. - Entender as causas da colonização e as consequências da descolonização na África. - Compreender a atual situação social, pol...

03/03/2009 Quatro estrelas 21 comentario(s) 29129 visita(s)

Antonio Jose Lima Pereira

CERE PADRE JOSE ALVES DE MACEDO

ICO CE

História

6 O processo de independência da Argélia e sua repercussão no Continente Africano (1954-1962)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá compreender o processo de independência da Argélia, o primeiro país africano a adotar a via armada. Aprenderá, também, a dimensionar as repercussões que este evento possuiu dentro do Continente Africano, em outros países que se tornariam independentes nas década...

14/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 13144 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

7 I Conferência dos Povos Africanos e as independências em África.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá ter contato com o processo de independência dos países africanos pós-Segunda Guerra Mundial, verificando a proximidade entre este e o pensamento pan-africano. O aluno tomará contato com aspectos do cenário social e político do Continente Africano em meados do sé...

26/09/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 17740 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

8 Império Ultramarino: a propaganda salazarista e a construção do Império Português em África

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Por meio da abordagem histórica do conceito de Império Português, o aluno poderá desconstruir a idéia de homogeneidade presente no termo, verificando as multiplas utilizações e visões construídas em torno e a partir do vocábulo. A problematização do conceito de Império Portugu...

04/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8057 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

9 Independência de Angola

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender acerca do processo de independência da República Popular de Angola. A partir desta aula, tanto as guerras por independência quanto a posterior Guerra Civil poderão ser trabalhadas como embates políticos complexos, e não como conflitos despertados por di...

20/12/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 21898 visita(s)

Rafael da Cruz Alves

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

10 África do Sul: a política do apartheid

Ensino Médio | Geografia

Trabalhar o conceito da política do apartheid.   Destacar os principais movimentos de resistência ao apartheid e ressaltar a importância de Nelson Mandela. Relacionar a política do apartheid a outras manifestações de preconceito e discriminação.

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27093 visita(s)

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

11 O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 54647 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

12 Resistência durante o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Perceber os africanos como sujeitos históricos no tráfico de escravos. Entender as formas de resistência a bordo do navio negreiro. Refletir sobre a necessidade de combate às heranças do tráfico.  

06/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10370 visita(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

13 As marcas da escravidão africana no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27370 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

14 África e Brasil - laços através da religiosidade

Ensino Fundamental Final | História

Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar  as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país.    Conhece...

19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 35811 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

15 A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira.  Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci...

19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 31982 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones - 27283 visita(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Jhony, Escola Estadual Santo Tomaz de Aquino , Minas Gerais - dijo:
    Jhinynhusk8@hotmail.com

    28/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito obrigado pela ajuda pena que so deu para mim resolver uma questao com estas respostas mais mesmo assim muito obrigado...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.