22/05/2012
Nesta coleção composta de 10 aulas, propomos aos professores uma reflexão sobre a importância da leitura e o uso de textos informativos e outros gêneros literários no ensino de ciências naturais, nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como temas das aulas selecionadas assuntos relativos a Corpo humano e saúde. Os links indicados a seguir, contêm informações sobre importância da leitura e uso de textos informativos: “Importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem”, disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/05/importancia-da-leitura-no-processo-de.html - acesso 15/05/2012; “Textos informativos e ensino de ciências”, disponível em: http://portoconsultoriaetreinamento.blogspot.com.br/2012/05/textos-informativos-e-ensino-de.html - acesso 15/05/2012. As aulas selecionadas utilizam além dos textos informativos, a leitura de gráficos e tabelas e textos literários. Na aula 1 ao trabalhar a variação de temperatura corporal, trabalha-se a leitura em termômetros. Nas aulas 2 e 3 o texto informativo é usado para o estudo da pele como maior órgão do corpo humano e função dos músculos. As aulas 4 e 5 abordam a importância das vitaminas e os sentidos, tendo como um dos recursos de ensino e aprendizagem a literatura infantil. As aulas 6 e 7 desenvolvem os temas vida saudável e pirâmide alimentar usando textos informativos, tabelas e outros recursos de comunicação visual. Nas aulas 8 e 9 propõe-se o estudo dos sistemas reprodutores masculino e feminino, usando tanto os textos informativos como a produção de textos pelas crianças, sendo sugerido também textos literários. A aula 10, além de atividades práticas propõe a leitura e interpretação de texto sobre a fabricação do sangue no organismo humano. Dentre as demais atividades propostas nas aulas selecionadas encontram-se exibição de vídeos, atividades práticas envolvendo experimentação e observação. Sugerimos vários links que abordam o assunto e propomos a seguinte questão para reflexão: Ao ler um texto, você é capaz de perceber quais são as ideias principais e secundárias e os argumentos utilizados pelo (a) autor (a)?/ Você tem facilidade para resumir as ideias principais do (a) autor (a) do texto que está lendo e produzir resumos?/ Você procura manter uma visão crítica daquilo que está lendo, preocupando-se com a veracidade das informações fornecidas pelo (a) autor (a) do texto? Links: Um guia para utilização em sala de aula de histórias em quadrinhos sobre saúde e prevenção. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001882/188264por.pdf - Acesso em 29/04/2012. Blog criado pelo Portal do Professor/MEC com textos e outros recursos para trabalhar a Dengue em sala de aula. Disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/ - Acesso em 29/04/2012. É possível viver sem estômago? Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_27gxaYWzSv8/TUV_xWUn1NI/AAAAAAAABF4/bGdu3lDgzUY/s1600/Estomago.jpg - Acesso em 29/04/2012.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
leitura, texto informativo, temperatura corporal, pele, músculos, vitaminas, vida saudável, sentidos, sistema reprodutor masculino, sistema reprodutor feminino, pirâmide alimentar, sangue
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Como orientar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre os cuidados necessários em caso de variação de temperatura corporal?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender as variações de temperatura do corpo humano; Conhecer os diferentes tipos de termômetro e a sua função; Dialogar sobre as experiências de alteração da temperatura; Ampliar os conhecimentos sobre os cuidados necessários em caso de variação de temperatura corporal; U... 19/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4820 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
O maior órgão de nosso corpo: a pele
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a importância da pele para os seres humanos; Explicar as principais funções da pele. Identificar os principais tipos de célula da pele. Comparar a pele humana com a de outros seres vivos. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua i... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 34541 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação. 22/11/2010 Três estrelas 3 comentario(s) 34227 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Amanda viaja pelo país das vitaminas.
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar a importância das vitaminas como nutrientes indispensáveis para manter o bom funcionamento do corpo humano. Ratificar os princípios de uma alimentação saudável. Reconhecer os diferentes tipos de vitaminas e suas características, assim como a sua contribuição para m... 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21365 visita(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
5 |
Chapeuzinho Vermelho e os Cinco Sentidos do Corpo Humano.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho; Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho; Explorar os cinco sentidos; Estimular a linguagem oral e escrita. 16/12/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 130760 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Qual o significado de vida saudável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável; Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala. 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 26280 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Desvendando a pirâmide alimentar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conhecer os alimentos que compõem a pirâmide alimentar; Compreender a funcionalidade da pirâmide alimentar. 02/06/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 40166 visita(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
8 |
Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion... 25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 83991 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 86801 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Onde é fabricado nosso sangue?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Descrever as principais funções da medula óssea. Identificar medula óssea. Relacionar a medula óssea à fabricação de células sanguíneas. Localizar a medula óssea no corpo. Identificar as principais células produzidas na medula óssea. Desenvolver a leitura de textos científicos... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 22172 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Duas estrelas 1 calificaciones - 8421 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2012
Duas estrelasadorei otimas dicas