Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


IDENTIDADE DOS SERES VIVOS

 

23/07/2014

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção, contendo 25 sugestões de aulas, contempla atividades e conteúdos que abordam a temática Identidade dos seres vivos. As aulas 01 e 02 se propõem a trabalhar a diversidade e a organização/classificação dos seres vivos; na aula 03 o aluno aprenderá a distinguir o que são os vírus, suas estruturas, como se reproduzem, características do genoma, interação com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral; na aula 04 poderá diferenciar uma célula procarionte da uma eucarionte, entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear. Nas aulas 05 a 08 o aluno poderá diferenciar os órgãos homólogos dos órgãos análogos, reconhecer os órgãos homólogos como evidência evolutiva e compreender como ocorre o processo de evolução a luz das diferentes teorias evolucionistas. Padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos, funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes são temas trabalhados nas aulas 09 a 20. Para finalizar, embriologia, anatomia e fisiologia humana, evolução humana biotecnologia e sistemática são assuntos contemplados nas aulas 21 a 25. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Vírus (http://migre.me/kj5He), Fisiologia - sistema circulatório (http://www.planetabio.com/transporte.html), Fisiologia - sistema respiratório (http://www.planetabio.com/respiracao.html), Fisiologia - sistema digestivo (http://www.planetabio.com/digestao.html), Taxonomia ou sistemática? (http://migre.me/kj5ZA), Identidade dos seres vivos: a organização celular da vida (http://migre.me/kj65C), Identidade dos seres vivos: as funções vitais básicas (http://migre.me/kj69Q), Identidade dos seres vivos: DNA - a receita da vida e o seu código (http://migre.me/kj6cd), Órgãos dos sentidos (http://migre.me/kj6mJ), Sistema endócrino (http://migre.me/kj6nR).

Autoría

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palabras clave

identidade dos seres vivos, classificação dos seres vivos, vírus, organização dos seres vivos, evolução humana, teorias evolucionistas, biotecnologia, embriologia, bioética.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Lista de clases de la colección (25 clases)
# Clase Autoría
1 A classificação e diversidade dos seres vivos

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1. Reconhecer a diversidade de seres vivos que temos em nosso planeta. 2. Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre os seres vivos, enumerar critérios para a classificação nos diferentes reinos. 3. Caracterizar os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantas, ...

30/10/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 99435 visita(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

2 Classificação dos Seres Vivos / Que ordem é essa?

Ensino Médio | Biologia

Compreender como os sistemas de classificação permitem uma compreensão mais clara do objeto de estudo; Perceber a relação entre a evolução (grau de parentesco) e a classificação dos seres vivos.

16/09/2008 Cinco estrelas 5 comentario(s) 35764 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

3 Vírus - seres vivos ou não?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

O aluno aprenderá a distinguir o que são os vírus, suas estruturas, como se reproduzem, características do genoma, interação com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral. Na aula também deverá ser abordado a discussão sobre a controvérsia de...

25/03/2009 Quatro estrelas 16 comentario(s) 126670 visita(s)

Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

4 A ORIGEM DA CÉLULA EUCARIÓTICA

Ensino Médio | Biologia

Conceituar a célula e entender esse conceito; diferenciar uma célula procarionte de uma eucarionte; entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear.

13/03/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 61994 visita(s)

Alline Braga Silva

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

5 Evolução: homólogos ou análogos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Apresentar os órgãos homólogos como evidência evolutiva Diferenciar os órgãos homólogos dos órgãos análogos Discutir sobre as evidências evolutivas

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 19778 visita(s)

Ana Cláudia Bastian Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

6 A Evolução dos Seres Vivos – 2 / Teorias Evolucionistas

Ensino Médio | Biologia

Compreender como ocorre o processo de evolução através da luz das diferentes teorias evolucionistas.

26/09/2008 Quatro estrelas 6 comentario(s) 36944 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

7 Pesquisando as Teorias Evolutivas: A origem das espécies

Ensino Médio | Biologia

Conhecer as teorias evolutivas. Identificar o mecanismo de evolução das espécies. Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos.

03/07/2012 Quatro estrelas 11 comentario(s) 152836 visita(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

8 Pesquisando a evolução dos vertebrados

Ensino Médio | Biologia

Conhecer o possível processo de evolução dos vertebrados. Identificar as características que permitiram a ocorrência da evolução. Verificar a ocorrência da evolução como um processo contínuo.

03/07/2012 Três estrelas 2 comentario(s) 42230 visita(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

9 Conhecendo o embrião por meio do método científico: da fecundação ao nascimento

Ensino Médio | Biologia

Compreender o processo de fecundação; Identificar as etapas do processo de desenvolvimento do embrião; Dimensionar a importância do planejamento familiar e Reconhecer a multiplicidade de aspectos envolvidos na problemática do aborto.

24/05/2012 Quatro estrelas 5 comentario(s) 12149 visita(s)

Lérida de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

10 Os sentidos do corpo humano

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecimento dos cinco sentidos. Reconhecer a importância dos sentidos no dia-a-dia.

23/09/2008 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21285 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

11 Conhecendo o sistema hormonal - UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Conhecer a função de alguns hormônios humanos. Compreender a função dos órgãos do sistema hormonal. Conhecer as diferenças entre alimentos convencionais e diet.

20/10/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 24829 visita(s)

Lérida de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

12 A porta de entrada do mundo dos Sons / Sistema Auditivo - Audição

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Física

Conhecer o funcionamento do sistema auditivo na recepção e reconhecimento de sons.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 11197 visita(s)

Equipe

Alfredo

13 Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.

Ensino Médio | Biologia

Conhecer o tecido formador da pele. Diferenciar os diferentes tipos de tecido epitelial. Conhecer as especializações das células epiteliais.

30/04/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 34053 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

14 Adaptações dos seres vivos

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Identificar as adaptações dos seres vivos no ambiente. Analisar as adaptações dos seres vivos ao ambiente do ponto de vista ecológico e evolutivo.

26/07/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 32745 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

15 Diversidade da vida animal – Os “conquistadores”

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos artrópodes; 2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos. 3- Explicar as origens e a evolução dos artrópodes numa ...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10618 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

16 ELIMINANDO IMPUREZAS / Sistema Excretor

Educação Escolar Indígena | Ciências

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema excretor humano.

25/11/2009 Quatro estrelas 15 comentario(s) 83421 visita(s)

Equipe

Alfredo

17 Vacinas gênicas e terapia genética: saúde, biotecnologia e sociedade

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Médio | Biologia

Associar a solução de problemas de saúde com o desenvolvimento científico e tecnológico. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas. Avaliar os avanço e obstáculos no desenvolvimento de terapias gênicas....

22/04/2014 Sem estrelas 0 comentario(s) 8477 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

18 Diversidade do reino animal: uma abordagem filogenética

Ensino Médio | Biologia

Reconhecer a diversidade de animais; Identificar as principais características dos filos mais conhecidos do reino animal; Identificar as principais características das classes mais conhecidas do filo Chordata; Reconhecer relações de parentesco entre os diferentes grupos de ani...

12/11/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 27477 visita(s)

CAIO SAMUEL FRANCISCATI DA SILVA

AURORA FERRAZ VIANNA DOS SANTOS PROFA DONA

JABOTICABAL SP

Biologia

19 Venenos: importância na biologia e na evolução das espécies.

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Médio | Biologia

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa e relações com o ambiente. Compreender a importância dos venenos na biologia e na evolução das espécies animais. Associar cada tipo principal de veneno ao animal q...

18/08/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 10120 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

20 Microrganismos que salvam vidas

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Compreender a biotecnologia como como construção humana, percebendo seu papel nos processos de produção de medicamentos e sua relevância no desenvolvimento da saúde humana. Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. ...

24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12670 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

21 Reprodução dos seres vivos

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Identificar os diferentes modos de reprodução nos animais. Refletir sobre os aspectos evolutivos nos modos de reprodução dos animais e suas vantagens. 

26/06/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 38338 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

22 Embriologia: o início da vida

Ensino Médio | Biologia

O interesse principal é proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre a embriologia animal, demonstrando de forma ilustrada os processos da reprodução animal, os tipos de ovos, fases do embrião entre outros assuntos que estão inseridos na embriologia; envolvendo o aluno no...

05/03/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 8088 visita(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

23 Pesquisando sobre a evolução do ser humano

Ensino Médio | Biologia

Desmistificar a ideia que o homem descende dos macacos. Conhecer a historicidade da evolução humana. Compreender a importância dos vestígios para a teorização da evolução humana.

03/07/2012 Quatro estrelas 4 comentario(s) 58948 visita(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

24 Bioética e reprodução humana

Ensino Médio | Biologia

Identificar as formas de reprodução humana assistida. Refletir sobre os impactos bioéticos de determinadas formas de reprodução assistida

04/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 14399 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

25 Biotecnologia e produção de alimentos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Compreender a biotecnologia como construção humana, percebendo seu papel nos processos de produção de alimentos e sua relevância no desenvolvimento da saúde humana. Identificar etapas em processos de obtenção de alimentos considerando os aspectos biotecnológicos neles envolvid...

24/05/2013 Quatro estrelas 1 comentario(s) 33651 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 19400 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.