Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS

 

19/08/2014

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção, composta de 19 aulas, apresenta conteúdos e sugestões de atividades que proporcionarão aos alunos conhecer a origem da dengue e comparar os dados de ocorrência da doença ao longo dos anos, (aulas 01 a 03), conhecer doenças que afetam a população brasileira, como a AIDS, identificando as causas, o tratamento e a profilaxia (aulas 04 a 06), refletir e promover atitudes que visem a proteção e saúde sexual, identificar métodos e ações que previnam as DSTs e reconhecer a importância da prevenção da gravidez, das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da prática do sexo seguro para a saúde humana (aulas 07 a 10), discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas e a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade, como as repercussões sociais da obesidade – hostilização com relação às pessoas obesas, preconceitos sofridos por estas pessoas (aulas 11 e 12), reconhecer a necessidades de realização de atividades físicas e seus benefícios para a pessoa com diabetes, identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia (aulas 13 a 16), analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas (aula 17), conhecer as consequências para a saúde resultantes do uso do cigarro (aula 18), compreender o que são armas biológicas, arma nuclear e armas químicas e seus efeitos sobre uma população quando de sua utilização (aula 19). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Dengue (http://www.educando.edu.do/sitios/archivos/dengue/dengue_es.swf), O que nos espera no futuro (https://www.youtube.com/watch?v=zxZ0dWtJVaw), Drogas: Cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011867.pdf), Site de Cara Pra Vida (http://decarapravida.com.br/site/).

Autoría

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palabras clave

Doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, exercícios físicos, drogas, AIDS, dengue, doenças, qualidade de vida

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Lista de clases de la colección (19 clases)
# Clase Autoría
1 A História de uma epidemia - Dengue

Ensino Médio | Biologia

Conhecer a origem da dengue. Comparar os dados de ocorrência da dengue ao longo dos anos. Analisar as medidas tomadas para conter a epidemia e julgar se estão tendo resultados.

06/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 24847 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

2 BIOTECNOLOGIA CONTRA A DENGUE

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Médio | Biologia

Conhecer o processo de pesquisa científica; Conhecer a biotecnologia; Relacionar a biotecnologia com o combate de doenças como a dengue;

18/06/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12267 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

3 Adaptações da dengue ao longo do tempo

Ensino Médio | Biologia

Entender o ciclo de vida do mosquito da dengue. Conhecer as limitações das larvas quanto ao ambiente e as recentes adaptações das mesmas. 

06/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 17179 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

4 Brasil não saudável: atenção para obesidade, dengue e AIDS!

Ensino Médio | Biologia

- Identificar as causas, o tratamento e a profilaxia para a obesidade; - Reconhecer a origem, os sintomas, o tratamento e a prevenção da Dengue; - Compreender como ocorre a multiplicação do vírus HIV no organismo, bem como os seus estágios, maneiras de transmissão e sintomas.

04/09/2012 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6718 visita(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012

5 A História da AIDS: uma abordagem interdisciplinar

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender nesta aula aspectos relacionados à história da AIDS. Ainda poderá aprender a refletir sobre suas próprias atitudes e valores com relação à doença.

13/12/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 16292 visita(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

6 Eu me cuido? Prevenção, transmissão, segurança, estereótipos associados às DSTs/AIDS

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

Compreender a forma de propagação do HIV/AIDS bem como de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e de que maneira a nossa socialização está relacionada com isso.    Refletir sobre as situações que se dão na negociação do sexo seguro incorporando os argumentos a favor e cont...

29/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15671 visita(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

7 Desmistificando mitos e tabus sexuais

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Os alunos aprenderão sobre os mitos e tabus sexuais relacionados à anatomia, fisiologia, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às te...

25/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 14229 visita(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

8 DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

 Identificar as DSTs.  Refletir e promover atitudes que visem a proteção e saúde sexual. Identificar métodos e ações que previnam as DSTs.

04/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 15994 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

9 Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Os alunos aprenderão sobre os diferentes métodos contraceptivos existentes, podendo refletir sobre a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis.

20/08/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 40666 visita(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

10 Corpo matriz da sexualidade: Direitos sexuais e reprodutivos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Discutir os conceitos de direitos sexuais e direitos reprodutivos, como parte integrante dos direitos humanos e refletir sobre a importância destes conceitos na vida das mulheres e dos homens.    Compreender que homens e mulheres devem cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva ...

31/07/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 17740 visita(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

11 Transtornos alimentares

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas Discutir a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade Discutir sobre saúde e qualidade de vida

27/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 23145 visita(s)

Ana Cláudia Bastian Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

12 Obesidade: o mal do século?

Ensino Fundamental Final | Saúde

Promover discussões e reflexões sobre a Obesidade: o que é, classificação, fatores que levam a tal transtorno, suas repercussões sobre a saúde física, formas de prevenção e de tratamento. Além disso, serão discutidas as repercussões sociais da obesidade – hostilização com rela...

30/04/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 13430 visita(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

13 Você corre para comer ou come para correr?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Educação Física

Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10935 visita(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

14 Das espinhas ao infarto: pesquisando os problemas associados ao consumo de gorduras

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Química

• Identificar aspectos específicos da biologia do corpo humano. • Descrever o impacto dos lipídeos no funcionamento do sistema circulatório, no desenvolvimento de problemas dermatológicos e na saúde de forma geral. • Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas. • Refletir a r...

22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5494 visita(s)

Delma Faria Shimamoto

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

15 Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes.      - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos).      - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ...

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14908 visita(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

16 Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex...

12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6575 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Doping! A droga no Esporte...

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Química

- Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas.

24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 48788 visita(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

18 Cigarro? Tô Fora!/ Combate ao Fumo

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Conhecer as conseqüências para a saúde resultantes do uso do cigarro.

20/03/2009 Cinco estrelas 7 comentario(s) 39749 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

19 Terrorismo: o que são armas biológicas, armas nucleares e armas químicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Compreender o que são armas biológicas, arma nuclear e armas químicas e seus efeitos sobre uma população quando de sua utilização; Apresentar alguns casos de uso de armas biológicas, nuclear e químicas na história da humanidade; Discutir sobre o papel da mídia na formação do c...

27/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10464 visita(s)

Ana Cláudia Bastian Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones - 16132 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rose Mel Maia , Unic Universidde de Cuiabá , Mato Grosso - dijo:
    me-maia@hotmail.com

    27/10/2015

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante e construtivas as explicações... Ajuda na melhoria pela busca do conhecimento!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.