28/03/2011
O objetivo da coleção é discutir a função social da leitura e da escrita, procurando criar estratégias para que elas sejam valorizadas pelos alunos. Para isso, a coleção inicia-se com atividades que permitem o aluno compreender a escrita como uma construção social humana, com objetivos específicos de comunicação. Assim, as duas primeiras aulas resgatam a história da escrita para auxiliar na compreensão do processo das funções sociais da mesma. Em seguida, realiza-se um levantamento das hipóteses dos alunos sobre para que servem a leitura e a escrita. Para dar prosseguimento às atividades, sugere-se a exploração dos materiais escritos presentes na escola e na vizinhança. O estímulo à leitura e o entendimento de que esta pode ter tanto a função de informar como de divertir também são priorizados nas atividades apresentadas. Procura-se ainda auxiliar os alunos a perceberem locais nos quais podem ser encontrados diferentes gêneros textuais, tais como bibliotecas, editoras e bancas de revistas. A coleção é finalizada com projetos que objetivam mostrar como a leitura e a escrita são importantes na formação da cidadania.
Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
leitura, escrita, história da escrita
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Uma viagem pela pré- história: conhecendo as origens da escrita
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita - Explorar as representações infantis sobre a escrita; - Conhecer as origens da língua escrita. 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15414 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
HISTÓRIA DA ESCRITA: a função da escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender as relações dos homens com a produção cultural escrita. Compreender a função da escrita em sua vida. Desenvolver habilidades de leitura e escrita. 14/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5583 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem. Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade. 16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 7138 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Explorando materiais escritos na escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: · Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas; ·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras; ·Familiarize com as funções comunicativas... 15/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4008 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. · Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor... 28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8657 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Alfabetização e como fica a leitura?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los; Pesquisar sobre a importância da linguagem oral; Elaborar fichas de leitura p... 23/02/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12877 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
7 |
A caixa mágica: antecipação de conteúdos de leitura
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver disposições favoráveis para a leitura. Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses. Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras. 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 33008 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
A História do Livro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem e evolução do livro. Identificar as funções do livro. Conhecer alguns tipos de livros. 19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 18938 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e... 17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 27605 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e... 05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 6254 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Ética e Alfabetização: Aprender a ler, a escrever e tornar-se um cidadão do mundo!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Resgatar o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita, simbolizando-o a partir da construção da linha da vida. 2. Identificar nesta trajetória, os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização. 3. Co... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10444 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO ÉTICO.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Reconhecer que a leitura é um aspecto essencial para a construção do conhecimento e para o exercício da ética na cidadania. 2. Pesquisar e divulgar projetos de incentivo à leitura em nosso país. 3. Propor e participar de ações que incentivem a leitura no cotidiano escolar. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12894 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 11029 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!