Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Usos sociais da leitura e da escrita

 

28/03/2011

Ficha Técnica
Descripción

O objetivo da coleção é discutir a função social da leitura e da escrita, procurando criar estratégias para que elas sejam valorizadas pelos alunos. Para isso, a coleção inicia-se com atividades que permitem o aluno compreender a escrita como uma construção social humana, com objetivos específicos de comunicação. Assim, as duas primeiras aulas resgatam a história da escrita para auxiliar na compreensão do processo das funções sociais da mesma. Em seguida, realiza-se um levantamento das hipóteses dos alunos sobre para que servem a leitura e a escrita. Para dar prosseguimento às atividades, sugere-se a exploração dos materiais escritos presentes na escola e na vizinhança. O estímulo à leitura e o entendimento de que esta pode ter tanto a função de informar como de divertir também são priorizados nas atividades apresentadas. Procura-se ainda auxiliar os alunos a perceberem locais nos quais podem ser encontrados diferentes gêneros textuais, tais como bibliotecas, editoras e bancas de revistas. A coleção é finalizada com projetos que objetivam mostrar como a leitura e a escrita são importantes na formação da cidadania.

Autoría

Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG

Palabras clave

leitura, escrita, história da escrita

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de clases de la colección (12 clases)
# Clase Autoría
1 Uma viagem pela pré- história: conhecendo as origens da escrita

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

-     Explorar  as representações infantis sobre a escrita;     -   Conhecer as origens da língua escrita.

02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 15414 visita(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 HISTÓRIA DA ESCRITA: a função da escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender as relações dos homens com a produção cultural escrita. Compreender a função da escrita em sua vida. Desenvolver  habilidades de leitura e escrita.

14/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5583 visita(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Porque a leitura e a escrita? Onde ela esta presente em nossa vida?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar conhecimentos sobre os usos sociais da escrita e sobre o papel da escola nessa aprendizagem.   Valorizar o uso da escrita no cotidiano, na sociedade.  

16/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 7138 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Explorando materiais escritos na escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: · Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas;  ·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras;  ·Familiarize com as funções comunicativas...

15/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4008 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita. ·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor...

28/09/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8657 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Alfabetização e como fica a leitura?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los;   Pesquisar sobre a importância da linguagem oral;  Elaborar fichas de leitura p...

23/02/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12877 visita(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

7 A caixa mágica: antecipação de conteúdos de leitura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver disposições favoráveis para  a leitura.   Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.   Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras.

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 33008 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 A História do Livro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer a origem e evolução do livro.  Identificar as funções do livro.  Conhecer alguns tipos de livros.

19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 18938 visita(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Leitura e exploração dos gêneros textuais da Biblioteca da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:  Desenvolva atitudes e disposições favoráveis à leitura, por meio do uso orientado dos materiais da biblioteca da escola; Identifique finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do suporte e do gênero textual, e...

17/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 27605 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 VISITANDO A BANCA DE REVISTAS.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Identificar o local onde podemos adquirir as revistas em quadrinhos (gibis); Desenvolver a atitude de preservar os produtos do estabelecimento comercial; Entender que as revistas da banca são objetos de propriedade comercial e que só podem ser adquiridos na relação de compra e...

05/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 6254 visita(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Ética e Alfabetização: Aprender a ler, a escrever e tornar-se um cidadão do mundo!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Resgatar o próprio caminho de aprendizagem da leitura e escrita, simbolizando-o a partir da construção da linha da vida. 2. Identificar nesta trajetória, os momentos inesquecíveis, as conquistas, as facilidades e dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização. 3. Co...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10444 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 O PAPEL DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO ÉTICO.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.  Reconhecer que a leitura é um aspecto essencial para a construção do conhecimento e para o exercício da ética na cidadania. 2.  Pesquisar e divulgar projetos de incentivo à leitura em nosso país. 3.  Propor e participar de ações que incentivem a leitura no cotidiano escolar. 

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12894 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 11029 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.