13/04/2011
As aulas escolhidas para formar esta coleção têm como característica desenvolver as atividades numa sequência lógica, fazendo com que os alunos ajam, pensem, criem e construam os conceitos necessários para o domínio das quatro operações. O uso do material dourado, do Cuisinaire, de palitos, de dobraduras e de livros infantis tornam a Matemática mais lúdica e, portanto, mais próxima do aluno, que. realizando estimativas, cálculos mentais , situações-problema e mostrando compreensão dos algoritmos das operações, utilizará os cálculos no seu dia-a-dia com rapidez, exatidão e lógica.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
operações fundamentais
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Adição com o material Cuisenaire
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Compreender a sequência numérica como o acréscimo sucessivo de uma unidade; • Utilizar as propriedades da adição, sem formalismo; • Construir alguns fatos fundamentais da adição. 02/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 28316 visita(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
2 |
Adição com reserva
Ensino Fundamental Inicial | Matemática 1- Somar números com unidade e dezena a partir de situação-problema. 2- Realizar adição com reserva, utilizando palitos e quadro valor de lugar (QVL). 3- Realizar adição com reserva, utilizando material dourado. 01/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 81382 visita(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
O vira-vira na adição
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Prova real com adição de 2 ou 3 parcelas. ◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas. 20/01/2010 Três estrelas 2 comentario(s) 19035 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Subtração com o Material Cuisinaire
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Compreender a operação de subtração; • Construir alguns fatos fundamentais da subtração. 26/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 11794 visita(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
5 |
O vira-vira na subtração
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Prova real da subtração. ◦ Constatação que adição e subtração são operações inversas. 20/01/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 7331 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Palitos: construindo formas e descobrindo quantidades
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as atividades propostas o aluno poderá utilizar palitos para construir diferentes formas; identificar formas geométricas nas construções dos alunos; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração a partir dos palitos e elaborar situações problema com os alunos, a pa... 23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 30331 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Trabalhando o raciocínio lógico matemático da adição e subtração
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta aula é uma maneira de desenvolver o raciocínio lógico, fixar e dinamizar a realização das operações matemáticas da adição e subtração. Trabalhando as operações numéricas da adição e subtração, por meio do Jogo Valgetal que automatiza tempo de resposta, aprimora o cálculo ... 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 10599 visita(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
8 |
Expressões numéricas envolvendo adição e subtração
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática * Identificar uma expressão numérica como uma sequência de operações indicadas com números naturais. * Calcular o valor de uma expressão, efetuando as operações existentes nessa expressão de modo correto (obedecendo certa ordem). 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 17716 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
9 |
Baralho: você dá as cartas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática A partir das aulas propostas, o/a aluno/a vivenciará situações que possibilitarão desenvolver habilidades lógicas e linguisticas; bem como competência para comparar quantidades, na leitura e interpretação das escritas numéricas, nas operações de adição e de subtração, na estru... 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13335 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Operações: algoritmos e suas representações na multiplicação
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer vários algoritmos e ideias associadas a construção de algoritmos na multiplicação. 14/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9700 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
11 |
Representando a multiplicação em quadriculados
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá aprender: utilizar a multiplicação para calcular a quantidade de objetos dispostos de forma retangular: linhas e colunas; identificar a ideia de proporcionalidade e/ou possibilidades combinatória da multiplicação; representar multiplicações em quadr... 14/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 19124 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Aula 5: O jardim dos encantos – Ideia combinatória da multiplicação.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Utilizar a árvore das possibilidades e a tabela de dupla entrada como estratégia de solução de problemas. -Resolver problemas envolvendo a idéia combinatória da multiplicação. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20998 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Montando quadrado: calculando e encontrando as partes
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: desenvolver o raciocínio lógico matemático e memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação, divisão; desenvolver atenção, concentração e construir conceitos e noções de localização espacial; resolver operações e agrupa... 14/05/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 7692 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Operações: algoritmos e suas representações na divisão
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer algoritmos e ideias associadas a construção do conceito de divisão. 14/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22643 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
15 |
Festa de Aniversário (aula 6)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Aplicar conceitos de divisão - Desenvolver atitudes de solidariedade 17/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 2797 visita(s) |
Angela Alves da Fonseca COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Expressões numéricas no dia a dia.
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Aprender onde e como são empregadas as expressões numéricas 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 10992 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
17 |
Mas que doida tabuada! (Parte 02)
Ensino Fundamental Inicial | Matemática *Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto. *Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto. *Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações de adição, subtração e multiplicação. 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5913 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
18 |
Aula 4: Abre-te, Sésamo! Multiplicação e divisão até 9.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Resolver cálculos utilizando o algoritmo da multiplicação e da divisão. - Exercitar o cálculo mental e a estimativa, fundamentais nos cálculos que utilizamos no nosso cotidiano. 10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7927 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
19 |
Divisão – divisor com dois algarismos – Processo por estimativa “fácil e lógico”.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦O aluno aprenderá o procedimento de divisão por estimativa baseado em tentativas de multiplicação aproximadas. 20/01/2010 Quatro estrelas 11 comentario(s) 75161 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
20 |
Mas que doida tabuada! (Parte 01)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática *Desenvolver a capacidade de compreender e interpretar um texto. *Trabalhar/explorar o conteúdo de matemática através de um texto. *Reproduzir histórias em formato de poesias utilizando as operações adição, subtração e multiplicação. 06/12/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 12102 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
21 |
JOGO DA TABUADA: SORTE OU AZAR
Ensino Fundamental Inicial | Matemática O/A aluno/a poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração, aprimorar sua rapidez de reação, memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação ou divisão;aprender a calcular os fatos fundamentais, utilizando o cálculo ... 12/11/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 29252 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
Aula 1: Uma viagem a Bagdá – Cálculos mentais.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Resolver situações ligadas ao tema desenvolvido, utilizando cálculo: mental, escrito, exato e aproximado. -Exercitar estratégias de resolução do cálculo escrito. 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6136 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
23 |
Aula 2: Simbad, o marujo – Etapas da resolução de um problema.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Resolver problemas utilizando uma ordem lógica “criada” pela turma. -Apontar, numa situação-problema, o que se quer saber, os dados fornecidos necessários e os desnecessários para resolvê-lo. -Exercitar o cálculo mental. 10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 3127 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 13351 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!