Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 17 - Dislexia: como trabalhar com ela?
09/04/2009
 
o
Dislexia não compromete a inteligência
Imagem ilustrativa de crianças em sala de aula

Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é genética e hereditária e atinge cerca de 5% a 17% da população mundial.

Para a professora titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ângela Maria Vieira Pinheiro, são consideradas disléxicas as crianças com extrema dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita, embora apresentem pelo menos inteligência média e ausência de problemas gerais de aprendizagem.

Lee más...
Diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível
Maria Ângela Nico é fonoaudióloga e psicopedagoga.

De acordo com a fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nico, a demora no diagnóstico da dislexia pode ocasionar severas conseqüências emocionais.

Lee más...
Mais conteúdo e menos preconceito
O fonoaudiólogo Jaime Zorzi ministra oficinas de capacitação para professores.

Fonoaudiólogo Jaime Zorzi diz que professor deve estabelecer condições favoráveis ao aprendizado, diariamente.

Lee más...


CONOCE EL DIARIO

ENTREVISTAS

Doutora em neurociências, a psicóloga Sylvia Maria Ciasca é professora associada da Unicamp.

Dislexia é quadro raro, com causas diversas

Lee más...

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.