EDITORIAL - Ensino de Línguas
Ensino de Línguas é o assunto da 114ª edição do Jornal do Professor. O tema foi escolhido por 39,77% dos leitores que votaram na enquete colocada em nossa página.
Selecionamos, para este número, experiências desenvolvidas por professores de alemão, espanhol, francês, inglês, japonês e mandarim, desenvolvidas em escolas e instituições de Araçás (BA); Campo Bom (RS); Catu (BA); Juazeiro (BA); Marília (SP); Pomerode (SC); São Paulo (SP); Sobradinho (BA) e Teresina (PI).
Nossas entrevistadas são a professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, da Faculdade de Letras da UFMG, em Belo Horizonte (MG) e a professora Rosa Maria de Oliveira Graça, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS). E a professora Débora Maria Russo, diretora do Centro Juvenil de Artes Plásticas, de Curitiba (PR), participa da seção Espaço do Professor.
Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!
Seja bem-vindo!
Yes, é possível aprender inglês nas escolas públicas do Brasil

Em meio às críticas de que não é possível ensinar e aprender inglês nas escolas públicas brasileiras, professores com formação nessa área vencem as dificuldades e exibem exemplos de projetos criativos e bem-sucedidos. Antenados na familiaridade dos alunos com as tecnologias de comunicação, muitos desses educadores procuram tornar as aulas mais modernas e dinâmicas e vão além da leitura e das regras de gramática para permitir a interatividade e o desenvolvimento da habilidade da conversação.
No interior do Rio Grande Sul, em Campo Bom, cidade de 60 mil habitantes, colonizada por alemães, a professora Marilene Bauer usa a internet e as ferramentas de produção textual no computador para motivar os alunos do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas a escrever notícias em inglês. Orientados a responder as cinco perguntas básicas de um texto jornalístico (who, what, when, where and why — quem, o quê, quando, onde e por que), os alunos transformaram a sala de aula em uma pequena redação e decidiram criar um site para postar as produções textuais, o PV News.
O sucesso do projeto levou Marilene a integrar o grupo de 22 professores selecionados para a edição de 2014 do prêmio Educadores Especialistas da América Latina. Três desses docentes foram escolhidos para representar o Brasil em um fórum internacional de educadores que inovam na sala de aula com recursos tecnológicos, realizado em abril último, em Redmond, Estados Unidos. Marilene embarcou para divulgar o site de notícias em inglês criado pelos alunos.
Fluência — Este ano, a professora reformulou o projeto, mas manteve o uso da tecnologia. Agora, os alunos são desafiados a produzir a TeleTV, um noticiário em inglês, com previsão de tempo e programas sobre moda, decoração e outros assuntos do cotidiano. “São situações bem simples para que os alunos consigam desenvolver com um inglês básico”, explica Marilene. As aulas mais dinâmicas permitem, segundo a professora, aumentar a fluência no idioma.
O interesse dos alunos na aprendizagem do inglês tem sido tão grande que Marilene arrumou um jeito de continuar ajudando-os, mesmo depois que terminam o nono ano e precisam deixar a escola, que não oferece o ensino médio. Aos sábados de manhã, a professora dá aulas de graça, em uma igreja do bairro, a alunos e ex-alunos interessados em praticar a conversação e não perder a fluência.
E não é só. Além das aulas no contraturno para estudantes do nono ano, que fazem parte de um projeto do município para maior fluência no inglês, Marilene iniciou, há três anos, projeto de ensino a crianças das séries iniciais do ensino fundamental, em parceria com uma editora de obras