EDITORIAL - Educação Infantil
Atendendo a escolha de 50% dos leitores que votaram em enquete colocada em nossa página, o tema da 42ª edição do Jornal do Professor é Educação Infantil.
Aqui vocês vão conhecer duas experiências escolares: uma desenvolvida na área rural de Castro, no Paraná, e outra de Florianópolis, em Santa Catarina. Também vão saber como ocorre a formação de professores em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas e da rede privada sem fins lucrativos.
Nossa entrevistada é a professora Flávia Motta, do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!
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Creche de Florianópolis investe na diversidade cultural

Ampliar o conhecimento sobre diferentes culturas bem como sobre a identidade e ascendência das crianças são alguns dos objetivos do projeto Diversidade Cultural, que vem sendo desenvolvido na Creche Bem-te-vi, em Florianópolis, com crianças que têm entre dois e três anos de idade. Um dos conteúdos desenvolvidos é o boi-de-mamão, manifestação folclórica bastante difundida em Santa Catarina.
“O processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios se deu de forma prazerosa, rica e envolvente. As crianças concentraram-se no folguedo do boi-de-mamão, trazendo a encenação como principal elemento de nosso trabalho cotidiano”, conta a professora Fabrícia Luiz Souza, 14 anos de magistério. Segundo ela,
que é formada em pedagogia e tem especialização em educação infantil, as crianças realizaram apresentações com domínio e perfeição.
Fabrícia Souza explica que o projeto Diversidade Cultural foi criado para trabalhar com as diferenças, o preconceito, as diferentes culturas, costumes e valores do espaço social. Como o grupo possuía crianças que ainda usavam fraldas, a retirada das fraldas foi um dos pontos centrais do primeiro semestre. “Este processo de autonomia de cada um traz consigo o conhecimento de si, o controle sobre suas vontades e uma independência em relação ao adulto no que diz respeito aos esfíncteres”, ressalta.
Culinária: Interagindo com a família; Dia da Fruta; A vida fora...Saídas de Estudo; Tapete e Roda de Conversa são alguns dos subprojetos incluídos no projeto Diversidade Cultural. Entre as atividades desenvolvidas estão: contação de histórias; pintura das paredes da sala com personagens do Boi-de-mamão; exploração constante de tinta, cola colorida, massinha, giz de cera, lápis de cor, hidrocor; e realização de circuitos, onde as crianças são separadas em pequenos grupos para brincarem do que escolherem.
Outras atividades incluem preparo e exploração de alimentos de formas variadas, em dias definidos. Assim, quarta-feira é o Dia da Fruta e quinta, o Dia da Gelatina. Essas frutas e gelatinas serão de diversos tipos, enviadas pelas famílias, preparadas e degustadas junto com as crianças, de formas variadas.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Creche Bem-te-vi, Telma Elita Wagner Ribas, a interação e a brincadeira são os eixos norteadores do projeto político-pedagógico da instituição, que atende 140 crianças com idades entre 4 meses a 5 anos e 11 meses. Eles estão presentes em todos os projetos realizados na creche, que incluem, entre outros, os seguintes: Era uma Vez, Encantos, Lobos e Bruxas; A Vida do Planeta e Seus Fenômenos Naturais - a Fúria e a Delicadeza da Natureza; Viagem ao Fundo do Mar; Eu e o Outro, Nossas Histórias.
Para Telma Elita, que é formada em pedagogia e está há 23 anos no magistério, o trabalho com projetos é muito importante, pois