EDITORIAL - Geografia Criativa
O tema da 69ª edição do Jornal do Professor é Geografia Criativa. O assunto foi o mais votado na enquete colocada em nossa página, tendo conquistado a preferência de 40,0% dos leitores.
Neste número, apresentamos as experiências dos professores Roberta Althoff Sumar, de São José (SC); Taíse dos Santos Alves, de Serrinha (BA); Valéria Rodrigues Pereira, de Mirandópolis (SP); Vanuzia Lima, de Sobral (CE; e Francisco José Avelino Júnior, de Três Lagoas (MS).
Como entrevistados, temos o professor Nestor André Kaercher, da Faculdade de Educação da UFRGS e a professora Rosângela Menta Mello, assessora técnica junto à Coordenação de Multimeios da Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec) da Secretaria de Educação do Paraná.
Na seção Espaço do Professor, o participante é o professor Luciano Guedes Siebra, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dona Carlota Távora, de Araripe (CE). Ele foi um dos premiados na V Edição do Prêmio Professores do Brasil.
Ajude-nos a escolher o tema das próximas edições, votando na enquete colocada em nossa página. E aproveite para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!
Seja bem-vindo!
Blog de geografia tem mais de um milhão de acessos

Professora na rede pública e privada da Grande Florianópolis desde 2006, Roberta Althoff Sumar leciona geografia para alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Gardner, no município catarinense de São José. Também exerce a função de tutora presencial do curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Criativa, Roberta, que tem graduação em licenciatura em geografia e especialização em gestão educacional e metodologia do ensino interdisciplinar, procura variar as atividades desenvolvidas na sala de aula de modo a atrair a atenção dos estudantes para a disciplina. Assim, adota ferramentas tecnológicas, leituras de textos em conjunto com a turma, elaboração de esquemas no quadro, saídas de campo com a professora de ciências e também aulas expositivas.
“Apesar de estar atenta às novas tecnologias e ter recursos tecnológicos à disposição, utilizo muito o quadro e direciono os alunos a anotarem no caderno, com a data e o conteúdo de cada aula”, revela a professora. Ela considera isso fundamental no estudo individual dos alunos em casa.
Para Roberta, a geografia tem a missão de fazer o estudante compreender o mundo e seu papel nele, de modo a se tornar um cidadão critico e participativo. Segundo ela, é difícil mostrar a alunos com situação financeira privilegiada que eles têm responsabilidades com o Brasil. “Tenho dificuldades em fazer com que percebam seu papel na sociedade e o quanto são importantes nas transformações desse lugar”, enfatiza.
Desde 2007, ela mantém o blog Geoprofessora, com atividades de geografia e dicas para estudantes. É usado também como um arquivo pessoal de trabalho. “Gosto de divulgar as práticas de ensino que realizei, entre outras informações geográficas”, salienta.
Roberta recebe mensagens de professores do Brasil inteiro sobre prática de ensino de geografia e trocas de experiências. “O blog, hoje, conta com mais de 1,6 milhão de acessos”, diz, entusiasmada. Em eleição promovida pelo Portal Infoenem, o Geoprofessora ficou em terceiro lugar entre os 10 melhores blogs de geografia do país. “Fiquei muito feliz e com um compromisso ainda maior”.
Desafios - Os estudantes consultam o blog em busca de complemento das aulas e para responder aos desafios propostos. Cada turma tem um link, no qual a professora publica arquivos de aulas e atividades complementares e divulga outros links interessantes. “A cada trimestre, lanço uma questão; os estudantes têm de argumentar e postar a resposta”, explica.