Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 25 - Matemática Descomplicada
26/08/2009
 
o

Poetas Inocentes

O professor Gerson Lourenço coordena o projeto Poetas Inocentes.

O professor Gerson Lourenço coordena o projeto Poetas Inocentes.

Autor:Arquivo pessoal


O projeto Poetas Inocentes lançará mais uma obra no dia 19 de setembro próximo. Poetas Inocentes, volume quatro, será lançado durante a Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro. O livro é uma coletânea de poesias, contos e desenhos de alunos e professores participantes das oficinas promovidas pelo referido projeto em escolas e comunidades vizinhas.

O idealizador, organizador, e coordenador geral do projeto é o escritor, compositor e poeta Gerson Lourenço, professor de leitura, literatura e língua inglesa na Escola Estadual Albino Fiore, em São Paulo (SP). Graduado em pedagogia e em letras (português e inglês), com especialização em língua portuguesa e literatura brasileira, ele faz pós-graduação em literatura e crítica literária.

Natural de Divino de Virgolândia (MG), o professor Gerson Lourenço mora na capital de São Paulo desde 1988. Ele ingressou no magistério em 1998 e, em 1999, deu início ao projeto Poetas Inocentes com o objetivo de descobrir, despertar e divulgar a arte, incentivando a leitura e a produção de textos poéticos, desenhos, danças, teatro, música e cinema. A primeira edição foi realizada na Escola Estadual Dr. Genésio de Almeida Moura, com um festival de música que teve como tema a paz. Atualmente, ele é desenvolvido em escolas estaduais e municipais de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Desde que teve início, o projeto lançou um long-play, três CDs e publicou três volumes do livro Poetas Inocentes. Também já organizou concurso de poesias, promoveu cursos de capacitação para professores, palestras, apresentações teatrais para os alunos e contadores histórias, enfatizando a importância da arte para crescimento pessoal, interpessoal e profissional para toda a comunidade escolar.

De acordo com Gerson Lourenço, o projeto provocou a ocorrência de mudanças significativas nos hábitos de leitura. “Percebemos que tanto durante o desenvolvimento do projeto como após, os alunos vão mais à biblioteca pesquisar, solicitam livros para ler e dialogamos mais sobre literatura.”

A fim de poder procurar patrocínios que possibilitem não só dar continuidade aos projetos desenvolvidos como também por outros em prática, Gerson Lourenço criou a Organização Brasileira dos Criadores de Artes Anônimos (Obracaa). Até 2012, a organização pretende levar o Poetas Inocentes a todas as escolas brasileiras e suas comunidades. “Para isso, estamos preparando professores, coordenadores do projeto. Não queremos apenas descobrir, despertar e divulgar a arte, mas manter estes artistas até que possam caminhar sozinhos”, explica.

No Rio Grande do Sul, o projeto é coordenado pela professora Silvana Antonielli, do município de Coxilha. Em São Paulo, Carlos Pedro Stringhini coordena o projeto em Jumirim, Tietê, Laranjal Paulista, Maristela, e Itu; Gilberto Campos de Oliveira, no município de Perus.

Acesse o site do projeto: http://www.poetasinocentes.com.br/

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.