Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 35 - Escolas Multisseriadas
01/03/2010
 
o

Professora de biologia desenvolve projetos e estimula alunos

Alunos da professora Janyedja também participaram de estágio na Casa de Caridade

Alunos da professora Janyedja também participaram de estágio na Casa de Caridade

Autor:Arquivo da escola


A professora de biologia Janyedja Carvalho de Andrade, de Barra do Piraí (RJ) leciona, há três anos, para alunos de ensino médio do CIEP 310 Professora Alice Aiex. Com bacharelado e licenciatura em biologia e especialização em Resíduos Sólidos Industriais, ela acha importante que o professor também tenha uma visão da área de pesquisa. Janyedja procura desenvolver projetos interessantes, que atraiam o interesse de seus alunos. Além disso, preocupa-se em estimulá-los a se prepararem para o vestibular, já que estão próximos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Em 2009, Janyedia desenvolveu o projeto Xô, Dengue. Os estudantes realizaram 1.250 visitas a residências do bairro da Química, onde fica a escola, o mais atingido pela doença, em todo o município. Além disso, fizeram entrega de 50 telas para caixas d’água (que receberam da Secretaria Estadual da Saúde) às residências onde essas caixas estavam abertas e havia moradores com sintomas da doença.

Outro projeto da professora foi o Papeart, de reciclagem de papel, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de uma empresa da comunidade. “Meu maior sonho é continuar com esse projeto, mas para isso preciso montar o laboratório de papel, junto ao laboratório de biologia. O local que temos é muito precário”, diz Janyedia.

Para ela, os alunos são muito importantes: “se não fosse por eles, que acreditaram em mim, os projetos não teriam tido êxito”. Ela criou um blog para divulgar o que foi feito. Além disso, os trabalhos dos alunos também podem ser vistos no youtube.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.