Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 38 - Educação a Distância
29/04/2010
 
o

Professora utiliza aulas do Portal do Professor,com alunos de licenciatura

A professora Abigail utiliza aulas do Portal do Professor com seus alunos de licenciatura.

A professora Abigail utiliza aulas do Portal do Professor com seus alunos de licenciatura.

Autor:Arquivo pessoal


Há 25 anos no magistério, Abigail Vital de Góes Monteiro é professora do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), em Volta Redonda (RJ). Ela leciona a disciplina Laboratório de Prática Pedagógica, nos cursos de licenciatura. Especialista em Informática Aplicada à Educação, Abigail também atua como Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Volta Redonda, na capacitação de professores para o uso da informática na educação.

Segundo ela, em suas aulas no UGB procura promover a reflexão sobre a prática pedagógica, efetuando questionamentos sobre estratégias e teorias disponíveis e integrando o conhecimento à ação. Ela conta que as aulas do Portal do Professor são utilizadas por seus alunos como referência para a elaboração de situações didáticas que representam a culminância de um trabalho de pesquisa e reflexão desenvolvido ao longo do semestre.

Inicialmente, os estudantes fazem uma revisão de literatura sobre os diferentes aspectos de um conteúdo matemático escolhido por eles. Em seguida, eles entrevistam, nas escolas, professores e alunos do ensino básico que, por sua vez, apontam detalhes relevantes do processo ensino-aprendizagem desses conteúdos. “A partir dos dados coletados são propostas sugestões de aula que serão submetidas à análise pelos envolvidos e, finalmente, enviadas ao Portal do Professor”, explica Abigail.

Ela diz que, até o momento, o resultado do trabalho tem sido muito estimulante. “Através da análise e discussão de várias sugestões já publicadas no Portal por outros professores, os acadêmicos têm tido oportunidade de desenvolver uma visão crítica sobre a prática educativa, possibilitando sua transformação”, acredita a professora.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.