Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 47 - Poesia na Sala de Aula
29/11/2010
 
o

Matemática é tema de poesias feitas por alunos do fundamental

Poesia e teatro ajudam alunos no aprendizado de matemática.

Poesia e teatro ajudam alunos no aprendizado de matemática.

Autor:Arquivo da escola


A professora Ielva Roselia Kasper, que leciona matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Vicente da Fontoura, em Cachoeira do Sul (RS), a cerca de 200 Km de Porto Alegre, está sempre criando novos projetos. Sua preocupação é ajudar os alunos a aprender matemática. Nesse sentido, merecem destaque entre os projetos que criou, o Teatro de Matemática na Escola e o Poesia em sala de aula, que reproduzimos abaixo, desenvolvido em parceria com a professora Marlene Venturini e outros colegas de português.

Projeto Poesia em sala de aula

Objetivo geral:

Despertar o interesse pela literatura e oratória e o interesse pela matemática , sendo instruindo pelo professor sobre importância da poesia no desenvolvimento cultural de cada aluno e a matemática.

Objetivos específicos:

- Desenvolver o gosto pela escrita, leitura e a matemática utilizando a poesia. Considerando a possibilidade de alcançar o imaginário do aluno por meio da ficção e do cotidiano.

– O aluno deve reconhecer no texto a parte poética, seu estilo próprio e como a matemática pode ser poética.

– Criar hábitos desde cedo, trabalhando com a poesia na sala de aula e fora da sala também.

– Não é transformar o aluno em grande escritor de poesia, até porque precisa ter dom para esta arte, mas sim transformá-lo em leitor aptos a interpretar e compreender o que a poesia pode transmitir em meio aos versos, e também ler e interpretar problemas matemáticos.

Justificativa:

Qualquer ser humano se sensibiliza com uma poesia. É a fala da alma, por isso que a idéia foi começar a incentivar e cultivar a poesia na matemática, devendo produzir com beleza e intuito de envolver o aluno entre o emotivo e a razão, tornando a aula emotiva com a criação de textos poéticos de autoria deles mesmos , interligando atividade interdisciplinar com demonstrações de como utilizar a poesia dos alunos através da matemática. Desenvolver o aluno enquanto autor.

Desenvolvimento:

Durante a aula, o aluno faz sua própria poesia, com o conteúdo disponível no caderno.

 

Leia agora alguns poemas feitos por alunos da professora Ielva Roselia Kasper:

 

Matemática em Minha Vida

Paloma Gomes dos Santos - Turma 51

Somei minha vida.

Somei para melhor.

Multipliquei minhas esperanças

Multipliquei para melhor.

Subtrai o meu mau- humor e o desânimo,

Subtrai para melhor

Dividindo minha vida.

Mudei para melhor.

O problema da minha vida, já foi resolvido.

Tá! Enfrento muitos desafios.

E nunca desisti!

Calculei as emoções.

Zerei as tristezas.

Com a igualdade fiz para melhorar

Minhas atitudes; minhas responsabilidades.

Acertei todos os cálculos.

Afinal, a matemática está em minha vida

 

A Matemática

Bruna Oliveira Fagundes – Turma 51

Na matemática tem:

Potenciação com cara de radiciação

Expressões com cara de frações

Raiz com cara de vir de Paris

Conjunto dos múltiplos é somente

Dos números

E os números?

Qualquer um deles tem

Tudo isso

Tem na matemática.

Vizinhos! Quero ver teus amigos.

Mais, menos

Mais, menos

Vezes, dividir

E no resto vamos nós conseguir.

 

Matemática

Milena Vasconcelos Luiz - Turma 51

Às vezes é gostosa

Às vezes é confusão

Às vezes eu gosto

Às vezes não.

Às vezes tem potência

Às vezes tem raiz

Às vezes tem cálculos

Às vezes não.

Às vezes tem problemas

Somar, dividir, subtrair, multiplicar,

É uma confusão

Às vezes não.

Às vezes a professora Ielva é brava

Às vezes é querida.

Às vezes é brincalhona

Às vezes não.

Para terminar eu preciso contar

Eu adoro matemática

Não consigo viver sem ela

Ela é demais.

 

Matemática

Dionatan Luiz Florence - Turma 52

A matemática está presente em quase tudo.

Multiplico minha alegria com amigos.

Um terço da cidade

Já são amigos meus.

Com eles compartilho emoções,

Divido minha atenção.

Com a potência de um abraço,

Subtraio as impurezas

Multiplicando as emoções.

 

Valores em Matemática

Gabriela Marques Oliveira e Laura Alves - Turma 61

Eu somei, fiz vários cálculos.

Continuei somando...

Somei amizade e amor,

Diminui tristeza e rancor.

Multipliquei paixão,

Dividi emoção.

Juntei amor e paixão,

Febre do meu coração.

Até que meus cálculos deram exatos.

Consegui harmonia e outros fatores.

 

Poesia na matemática

Raissa Dutra da Luz -Turma 61

Somei minhas alegrias,

Subtrai minhas tristezas.

O resultado foi positivo.

Multipliquei minha felicidade,

Dividi com muitas pessoas.

Eliminei os pensamentos negativos,

Calculei minhas emoções,

Transformei em alegria.

Eliminei todos os negativos

Calculei os positivos.

Juntei todos eles,

E consegui uma parcela incrível..

Somei a alegria junto com a minha paixão

O resultado foi o meu amor

Junto com o meu coração

 

Poema Matemático

João Vitor - Turma 61

Some o amor dos amigos

Subtraia as brigas e drogas

Multiplique o bem querer e a felicidade

Divida carinho e sorriso

Potencialize as boas ações

Calcule o que você fez de bem.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.