Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 58 - Blogs na Educação
08/08/2011
 
o

Livro de professora paulista faz sucesso com as crianças

Melissa é o primeiro livro da professora Stefânia, da rede pública de Taubaté (SP)

Melissa é o primeiro livro da professora Stefânia, da rede pública de Taubaté (SP)

Autor:Arquivo pessoal


Formada em pedagogia, com especialização em educação infantil e em alfabetização, Stefânia de Magalhães Andrade Barbosa é professora da rede pública de Taubaté (SP), desde 2006. Leciona também na Escola Moppe, instituição da rede particular de São José dos Campos (SP), onde reside. Nas duas escolas ela dá aulas no 2° ano do ensino fundamental.

Autora do livro paradidático Melissa, que trata da busca da identidade pessoal da criança e das dúvidas que permeiam o universo infantil, Stefânia salienta que, na sala de aula, ela preza um fator determinante para o aprendizado: o encantamento pelo conhecimento. "É necessário que o aluno se encante pelo saber, pelo aprendizado, pela leitura," acredita.

Em sua opinião, um bom leitor é formado por pais que leem, por ambientes leitores e por professores que não apenas apresentam a ele o mundo encantado da literatura como ainda se preocupam em oferecer diferentes tipos de textos. "É o que procuro fazer", destaca a professora.

Ela acredita que o fato de trabalhar com salas de alfabetização desde o início da carreira fez com que entrasse no que considera o "universo encantador da aquisição da escrita." E foi nesse período que nasceu Melissa, "uma menina meiga e curiosa." Melissa é seu primeiro livro publicado e o primeiro de uma série. O próximo volume já está escrito e deverá ser lançado no início de 2012.

Segundo Stefânia, o livro reflete sua prática docente como alfabetizadora. "Foi escrito em letra de forma maiúscula para autonomia de leitura dos pequenos desde os primeiros contatos com o mundo das letras e com rimas para encantar e facilitar o processo de construção da consciência fonológica," explica.

Feliz com o retorno que vem recebendo das crianças e dos pais, ela diz que a receptividade do livro superou suas expectativas. "Além do blog, que já possui mais de seis mil visualizações e recados carinhosos, nas escolas as crianças vêm me parando para dizer que adoraram o livro, que a Melissa é linda, que querem ler logo outros livros dela", relata, entusiasmada.

(Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.