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DIARIO
Edición 63 - Gestão de Sucesso
29/11/2011
 
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Professora e aluno criam blog para estudantes com deficiências

A professora Andréa desenvolve um trabalho para proporcionar avanços nas áreas cognitivas, afetivas, sociais e motoras dos alunos

A professora Andréa desenvolve um trabalho para proporcionar avanços nas áreas cognitivas, afetivas, sociais e motoras dos alunos

Autor:Arquivo da escola


A professora Andréa Regina Marques Padilha e o estudante Jhonathan Willian Pinto, da Escola Básica Prefeito Alberto Werner, em Itajaí (SC), criaram um blog especialmente voltado ao atendimento de alunos com algum tipo de deficiência. A iniciativa de criar um espaço interativo online onde todas as crianças da sala de aula pudessem expressar seu aprendizado partiu do aluno e, pode ser concretizada graças à ajuda da professora.

Formada em pedagogia pré-escolar, com complementação em pedagogia séries iniciais e especialização em educação especial e em práticas lúdicas em educação infantil e séries iniciais, Andréa Regina é responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais da escola – um espaço para atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos, com equipamentos de informática, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados.

Nesse local, ela realiza um trabalho de cunho pedagógico, com o objetivo de proporcionar avanços nas áreas cognitivas, afetivas, sociais e motoras dos alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE). Os estudantes são atendidos no período contrário ao do ensino regular, no período de duas horas, duas vezes por semana, individualmente ou em duplas, dependendo do caso. A professora atende 16 alunos do ensino fundamental, com diagnósticos variados: autismo, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, síndrome de Asperger, síndrome de Ossos de Cristal e síndrome de William são alguns deles.

“Nesses atendimentos são realizadas atividades que irão auxiliá-los em um melhor desempenho no ensino formal, bem como a desenvolver maior independência e autonomia na vida diária”, explica. De acordo com ela, essas atividades envolvem linguagem, sensações, percepções, coordenação motora, atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, atividades de vida diária e que auxiliem, na sala de aula, a aceitação do outro e a tolerar frustrações.

Andréia Regina desenvolve ainda a comunicação alternativa, a produção de materiais pedagógicos adaptados e a tecnologia assistiva. Dentro desse trabalho, buscando uma tecnologia acessível, a professora começou a desenvolver atividades com o aluno Jhonathan, do oitavo ano (sétima série), a fim de despertar seu interesse, contribuir para melhorar sua atenção, raciocínio e, principalmente, estimular sua criatividade e a capacidade de tomar decisões e de ter iniciativas.

Nesse processo, Jhonathan que apresenta déficit cognitivo leve associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Dislexia, manifestou a vontade de criar um blog. E a partir de seu interesse, a professora criou, em agosto de 2011, o espaço virtual Construindo na sala multiespecial. Nesse espaço, os alunos podem pesquisar, ler, escrever comentários, expor suas produções nos atendimentos, opinar sobre o que desejam ampliar de conhecimento...construindo seu aprendizado no blog e tendo acesso às construções dos demais colegas. “O blog logo virou uma febre entre as crianças”, conta a professora.

Os três alunos mais velhos, incluindo Jhonathan, ficaram responsáveis pela digitação dos textos a serem postados no blog. Também aprenderam a postar imagens, documentos, configurar e alterar o design do blog. Para Andréa Regina, essa ação poderá estimular nesses estudantes a importância de itens como: responsabilidade, cumprimento de suas obrigações, organização e atenção ao trabalho que se comprometeu a executar. Segundo ela, algumas mudanças puderam ser constatadas nos alunos, desde que o blog foi criado: elevação da autoestima, melhora na linguagem (processo de leitura e escrita), demonstrações de confiança em si mesmo e na sua capacidade, são algumas delas.

A professora ressalta que esse blog passou a funcionar como uma extensão do processo inclusivo que já havia sido iniciado. Desde maio de 2011, ela movimenta o blog Sala Multiespecial da Andréa, criado com o objetivo de manter a comunidade escolar – direção, professores, pais – informada sobre assuntos como: as questões inclusivas, as dúvidas referentes a legislação em vigor e as atividades apropriadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, entre outros. (Fátima Schenini)

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