Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 70 - Atividades na Biblioteca
16/04/2012
 
o

Trabalho com música contribui para integração do ser

O Carnval foi tema de trabalho realizado no início de 2012

O Carnval foi tema de trabalho realizado no início de 2012

Autor:Arquivo pessoal


Psicopedagoga, pianista, educadora musical e arte-educadora, Michelle Fonseca Nasr atua na educação há mais de seis anos, sempre na área de artes e música. Com licenciatura em música, ela tem mestrado em música e especialização em arte e cultura barroca, em psicopedagogia (clínica e educacional) e em artes visuais.

Professora do ensino médio e fundamental, Michelle trabalha na Rede Estadual de Ensino do Estado do Espírito Santo, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Ela dá aulas na Escola Estadual Professora Inah Werneck, para estudantes do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental. No primeiro semestre letivo de 2012, ela desenvolve o projeto Brincando com o Som. O objetivo é trabalhar conteúdos da linguagem musical e, ao mesmo tempo, desenvolver um trabalho de musicalização que possa contribuir para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser.

Segundo Michelle, havendo a necessidade de um trabalho de intervenção que auxilie na leitura, escrita e no aprofundamento do raciocínio lógico, o projeto também contribui com a aprendizagem interdisciplinar entre arte, língua portuguesa e matemática. Ela diz que são enfatizadas algumas sugestões de atividades que desenvolvem o aspecto da gramática musical no contexto social, cultural, artístico e como recurso facilitador da leitura, escrita e do raciocínio lógico. “O projeto remete também à inteligência musical, apontada por Howard Gardner como uma das múltiplas inteligências, e à capacidade que a música tem de influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social”, enfatiza.

No início desse ano letivo, ela desenvolveu com seus alunos um trabalho criativo sobre o carnaval, englobando teatro, artes plásticas e música. Nesse trabalho, foram realizadas atividades artísticas que buscavam resgatar a cultura popular. Os estudantes produziram e confeccionaram máscaras, realizaram um estudo sobre a marchinha de carnaval A Jardineira e conheceram variados ritmos carnavalescos e suas coreografias.

O ponto culminante desse trabalho foi o “Grito de Carnaval”, realizado no dia 17 de fevereiro, à tarde, no pátio da escola. As atividades contaram com o apoio das pedagogas e coordenadoras da instituição e com as parcerias da professora de educação física, Daniela Grillo e das professoras de núcleo comum, que trabalharam a cultura e a origem do Carnaval, de forma teórica, nas salas de aula. (Fátima Schenini)

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.