Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 17 - Dislexia: como trabalhar com ela?
09/04/2009
 
o

Dislexia: como trabalhar com ela?

Em sua 17ª edição, o Jornal do Professor aborda o tema Dislexia: como trabalhar com ela?. O assunto foi o preferido de 47,43% dos leitores que votaram na enquete colocada em nossa página.

Aqui, você vai conhecer a opinião de especialistas sobre este distúrbio que, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), acomete de 5% a 17% da população mundial.

A professora titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ângela Maria Vieira Pinheiro, explica o que é a dislexia e salienta a importância de que ela seja tratada por meio de de intervenções explícitas e intensivas em leitura.

O fonoaudiólogo Jaime Zorzi aborda o desafio do professor no ensino do disléxico. Ele ressalta a necessidade de incrementar a autoestima, trabalhar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes do estudante.

A psicopedagoga e fonoaudióloga Maria Ângela Nico, da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), fala sobre a importância de diagnosticar o distúrbio o mais cedo possível.

Professor e disléxico, José Rigoni Júnior, fala do preconceito e sugere a adoção de novas maneiras para os alunos mostrarem suas aptidões.

A entrevistada desta edição é a psicóloga Sylvia Maria Ciasca, professora associada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (Disapre), do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Ela explica, entre outros pontos, o que é a dislexia, suas causas, e tratamento.

Outro entrevistado é o psicopedagogo e psicomotricista, Mário Ângelo Braggio, sócio-fundador da ABD. Os principais tipos de dislexia, características, e a necessidade de capacitar professores são alguns dos temas abordados.

Aproveite para escolher o tema das próximas edições e para colaborar enviando sugestões, críticas, textos e músicas!

Seja bem-vindo!

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.