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DIARIO
Edición 31 - Prêmio Professores do Brasil - 2009
15/12/2009
 
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Ana Maria Eyng (PUCPR): trabalho com projetos traz diversos benefícios

A pedagoga Ana Maria Eyng é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de pós-graduação em educação da mesma instituição.

Com doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona, na Espanha, Ana Maria atua, principalmente, com os seguintes temas: projetos pedagógicos institucional e de curso, formação de professores, políticas educacionais, e gestão educacional.

Em entrevista ao Jornal do Professor, Ana Maria diz que são diversos os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento de projetos. Cita, entre eles, a abordagem interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem e a ação colegiada no processo pedagógico, além do potencial mobilizador, que gera motivação, desafio, gratificação e maior fundamentação na formação teórica e prática de alunos e professores.

Jornal do Professor – Quais os principais benefícios que o desenvolvimento de projetos na sala de aula pode trazer para a escola, professores e alunos?

Ana Maria Eyng - É importante assinalar, inicialmente, que as demandas educativas atuais estabelecem desafios novos para a escola, professores e alunos. Essas demandas exigem que sejam ampliados os entendimentos, os tempos e os espaços da sala de aula.

O trabalho com projetos que tem como foco a aprendizagem amplia o entendimento, o tempo e o espaço da sala de aula. Tanto a reflexão teórica quanto as experiências de aplicação demonstram que os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento de projetos são diversos. Num trabalho de formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino do Estado do Paraná, que tive o privilégio de assessorar e no qual pudemos estudar, planejar, aplicar e avaliar o trabalho com projetos, ao final sistematizamos os benefícios possibilitados.

Assim, podemos listar como benefícios do trabalho com projetos que abrangem a escola, os professores e os alunos:

1. a avaliação do projeto da escola;

2. a formação continuada dos profissionais da escola;

3. a aprendizagem continuada do professor no movimento ação-reflexão-ação extensivo a toda a organização escolar;

4. a ação colegiada no processo pedagógico;

5. a prática pedagógica reflexiva;

6. a superação das dificuldades de aprendizagem (de alunos, professores e da escola), manifestadas por intermédio da rotina, insegurança ou medo;

7. a quebra de paradigmas superando modelos mentais arraigados;

8. a apresentação de potencial mobilizador, gerando motivação, desafio, gratificação e maior fundamentação na formação teórico-prática de alunos e professores;

9. a abordagem interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem;

10. a melhora da aprendizagem no processo pedagógico;

11. a ampliação do espaço e do tempo da aprendizagem.

Gostaria de destacar que esses benefícios, em conjunto, poderão efetivar a educação básica de qualidade para todos.

JP - Em sua opinião, o desempenho dos alunos apresenta melhora com a implantação de projetos? De que forma?

AME – A melhora é sem dúvida bastante significativa, o que se pode constatar pelos avanços relatados na resposta anterior. Além disso, gostaria de acrescentar que os problemas de comportamento (tais como competição, indisciplina, indiferença, acomodação, briga, desrespeito, conflito) e as dificuldades na aprendizagem (tais como atenção, aprender a pensar, audição, dicção, interpretação, concentração, coordenação motora, expressão corporal, leitura e escrita, matemática – situações-problema, tabuada, divisão, associar o número à quantidade, etc.), relacionados pelos professores no início da capacitação, já referida, foram atenuados e/ou superados.

Isso ocorre quando se dá ao aluno a oportunidade de refletir e pesquisar, vinculando as suas referências, sua bagagem de conhecimento ao conhecimento científico, já sistematizado, relacionando-os com a realidade. Dando-lhe, ainda, a oportunidade de experimentar, investigar, trocar ideias. Assim, o aluno estará pesquisando e construindo um conhecimento significativo que lhe permite compreender e significar o cotidiano e os diversos contextos locais e globais.

No trabalho com projetos, os diferentes estilos de aprendizagem, considerando as características, os talentos e as qualidades dos aprendizes, podem ser mobilizados com o intuito de superar as dificuldades que impedem a aprendizagem. Outra estratégia importante é valorizar as atividades preferidas pelo grupo, pois elas têm grande poder mobilizador.

A proposta permite o desenvolvimento da criatividade, da inovação, da quebra das rotinas, da utilização de materiais diversificados. Na contextualização do projeto, a maior riqueza da proposta está na utilização da realidade como fonte de pesquisa, pois essa se constitui, sem dúvida, numa fonte disponível, barata e inesgotável de informações.

JP – Como este tipo de metodologia pode ser utilizado em sala de aula?

AME – A metodologia se pauta na pesquisa, vinculada ao projeto pedagógico da escola, que seja fruto de reflexão coletiva e continuada, e que de preferência se paute numa concepção de currículo integrado.

A participação irá se dar por meio de planejamento, aplicação e avaliação participativa de projetos de pesquisa interdisciplinar. Essa participação, a que me refiro, dá-se em dois níveis:

1. a participação efetiva do professor na elaboração do projeto da escola – a partir do qual irá desenvolver os projetos em sala de aula; 2. a participação dos alunos no planejamento, aplicação e avaliação do projeto de aprendizagem.

O currículo integrado, nessa proposta, poderá contribuir na superação da dicotomia e da fragmentação formativa, pois enfatiza a produção do conhecimento interdisciplinar, contextualizado e inovador. O currículo integrado seria aquele capaz de promover a inter-relação teórico-prática no processo formativo e, ainda mais, permitir às disciplinas interatuarem como unidades integradas e contextualizadas. Esta modalidade enfatiza a problematização na construção do conhecimento.

JP – Quais os aspectos desta metodologia que devem ser observados e levados em consideração na hora de elaborar um projeto como os que participam do Prêmio Professores do Brasil?

AME - A inovação pedagógica poderá se processar mediante organização de projetos integrados de aprendizagem – PIA –, orientados nos princípios da interdisciplinaridade, da problematização e da pesquisa contextualizada, objetivando a construção individual e coletiva do conhecimento significativo e a construção do currículo mediante planejamento e gestão participativa do projeto pedagógico da escola.

Na elaboração de um projeto, devem ser observados como princípios básicos a pesquisa, a interdisciplinaridade e a participação, habilidades já referidas na resposta anterior. No encaminhamento metodológico, sugiro a consideração de quatro etapas inter-relacionadas e complementares.

A) Mobilização para o conhecimento: na mobilização, definido coletivamente o tema da aprendizagem, cabe ao professor provocar, nos aprendizes, a curiosidade, a motivação para aprender, enfim, mobilizá-los para que o processo de aprendizagem se inicie. Sugestão de procedimentos: observação e análise de filmes, fotografias, músicas, poemas, pequenos textos, gravuras e gráficos, além de perguntas e relato de fatos do cotidiano.

B) Pesquisa do conhecimento sistematizado: no segundo momento, na pesquisa do conhecimento sistematizado, objetiva-se o levantamento dos conceitos básicos e iniciais já sistematizados disponíveis a respeito do tema, compreendendo o conhecimento sobre a realidade. Esses conceitos iniciais são de extrema relevância para a operacionalização da fase seguinte, que objetiva interrogar a realidade, questionando o conhecimento já sistematizado. Sugestão de procedimentos: coleta de informações sistematizadas sobre o tema consultando livros, revistas, jornais e meios eletrônicos.

C) Pesquisa de campo: no terceiro momento, processa-se a pesquisa de campo, quando o aprendiz irá aprender com, na e da realidade. Os sujeitos interrogam a realidade, inseridos, envolvidos nela. Sugestão de procedimentos: coleta de informações na vida real, utilizando observação, entrevistas, aplicação de questionários.

D) Atividades de aplicação, aprofundamento e sistematização do conhecimento: é no quarto momento que o conhecimento é sistematizado e reintegrado à prática, mediante atividades de aplicação, aprofundamento e sistematização do conhecimento produzido. Aqui se abrem novos questionamentos que poderão desencadear um novo processo. Sugestão de procedimentos: produção de textos individuais e coletivos, debates, elaboração de relatórios, organização de campanhas de conscientização da comunidade, palestras, confecção de maquetes, painéis, criação de poesias, músicas, peças teatrais, gráficos e tabelas.

Essa sugestão de encaminhamento metodológico foi inspirada nos estudos de Freire (1980), Vasconcelos (1995) e publicada em EYNG, Ana Maria. Planejamento e gestão da construção do conhecimento no cotidiano escolar: plures-humanidades. Revista da coordenadoria de pesquisa e pós-graduação, Ribeirão Preto: 3, 1, p. 14-34, jan./out., 2002.

JP – Os projetos podem ajudar no crescimento pessoal e profissional dos professores?

AME - O trabalho com projetos suscita um processo inovador que requer a mudança de cultura, dos gestores, dos professores, dos pais, dos alunos, das instituições e dos sistemas escolares. Enfrentar esse desafio, que pode ser deflagrado por um novo olhar à prática pedagógica, poderá efetivar-se na construção de uma nova profissionalidade docente e de um novo papel da escola como gestora, e ao mesmo tempo como espaço privilegiado no processo, tanto da formação inicial, quanto na formação continuada do conjunto de seus protagonistas.

Acredito que o trabalho com projetos de aprendizagem podem ser inspiradores na busca por ressignificar o sentido da educação e o sentido da vida humana. Esse movimento tem um enorme potencial e há que ser continuado, como afirmou um aluno (de primeira série) no final do tempo destinado ao projeto. Quando a professora explicou para a sua turma que naquele momento iriam fazer a avaliação do projeto que havia acabado, um menino se manifesta, dizendo: “Professora, o projeto não acabou, ele está na nossa vida todo o dia!”

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