Gabriel Duarte tem14 anos, é aluno da 6a série da Escola Parque de Sergipe, adora as aulas de Ciências e Educação Física e que saber:
Quem responde a pergunta de Gabriel é a professora Tatiana Machado, de Ivoti, Rio Grande do Sul.
Caro Gabriel,
As aulas de matemática podem ser mais divertidas e menos caretas, sim. Depende de como o professor vai conduzir cada conteúdo da disciplina. Há conteúdos que possibilitam estratégias mais divertidas, mas há os que precisam de muita atenção, raciocínio e comprometimento do aluno.
Nem tudo é divertido, e não é só na matemática, nas outras disciplinas também. Precisamos é reconhecer o valor e a importância daquilo que está sendo ensinado pelo professor.
Para você ter uma idéia, tenho trabalhado com minha turma de alfabetização a soma e a subtração com o uso do dinheiro. Como também uso um material bastante rico que é a Escala Cuisenaire, que possibilita o aluno pensar diferentes possibilidades para formar um número, tanto na soma quanto na subtração. Pensar que o 8 pode ser formado: 3+5; 2+3+1+2; 10-2; 9-1....
Uso também o tangran que é outro material que faz o aluno pensar, principalmente para tentar formar o quadrado, pois além de montar o quadrado, construí com eles as peças do tangran desmembrando um quadrado.
Trabalho também com o calendário, todos os dias, e ele é muito bom, pois possibilita pensar quantos dias já se passaram no mês, quantos faltam para acabar o mês, números além do plano de curso que é até 10, marcar eventos que acontecerão.
Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!