Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 9 - Educação no Campo
18/11/2008
 
ou

Jornais são fonte de inspiração

Autor:Prof. César Daniel Damaceno


Formado em letras há seis anos, César Daniel Damaceno criou uma nova forma de ensinar língua Portuguesa aos alunos de 5ª a 8ª séries do Núcleo Escolar Presidente Aldolfo Konder, em Irineópolis (SC). Com a utilização de jornais, tanto impressos quanto televisionados, ele conseguiu mostrar para os estudantes que aprender o português pode ser mais fácil do que se imagina.

Segundo ele, com o projeto O gênero textual "notícia" e suas multifacetas: Jornal Escrito – Telejornal, os alunos não só fizeram uma análise do maior jornal do Estado, como também criaram o próprio telejornal. “Trabalhei com algo que está no cotidiano deles e, por isso, o aprendizado foi mais significativo e prazeroso”, afirma.

No projeto, os alunos estudaram o formato de texto da notícia e descobriram como um telejornal é feito com uma visita a uma rede de televisão paranaense.

Aluno do curso Mídias na Educação, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, Damaceno considera o trabalho com recursos midiáticos fundamental. “A dica é desmistificar o jornal, mostrando que ele não fala somente sobre economia e política. Há também notícias sobre a nossa região, sobre cultura e arte”, sugere. Com isso, o professor conseguiu estimular o senso crítico dos alunos e tornar a aula mais criativa.

Arquivos

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.