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JORNAL
Edição 98 - Aulas no Exterior
21/02/2014
 
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Carmen Moreira de Castro Neves (DEB-Capes): "Curso fora do país traz benefícios a professor e aluno"

De 2010 a 2013, mais de dois mil professores da educação básica participaram de programas no exterior

De 2010 a 2013, mais de dois mil professores da educação básica participaram de programas no exterior

Autor:Fátima Schenini


A professora Carmen Moreira de Castro Neves considera importante a participação em cursos no exterior. “Além de voltarem renovados e com um novo ânimo, os professores adquirem novos conhecimentos, e isso acaba beneficiando também os alunos”, ressalta.

Titular da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmem é responsável por diversos programas para professores da educação infantil e ensino fundamental e médio, tanto no Brasil quanto no exterior. Um deles é o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores (PDPP), que inclui oportunidades de aperfeiçoamento para profissionais das redes públicas de ensino brasileiras na Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Portugal, Suíça e Estados Unidos.

Segundo Carmem, a meta da Capes é melhorar a educação no Brasil por meio da valorização do professor e do investimento na carreira. Servidora pública federal da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental, ela tem licenciatura em letras e mestrado em educação.

Jornal do ProfessorQue benefícios os professores podem obter com a participação em cursos ou aulas no exterior?

— Além de voltarem renovados e com novo ânimo, os professores adquirem conhecimentos. E isso beneficia também os alunos, que sentem mais motivação para aprender. Os professores têm a oportunidade de conhecer novas metodologias e tecnologias de ensino, qualquer que seja a disciplina lecionada. Podem vivenciar e aprender mais sobre os costumes, a história, a cultura, a geografia, o desenvolvimento tecnológico e outros aspectos do país que visitam. Podem também estabelecer elos e redes de trocas profissionais com os professores das instituições onde estudam e com os próprios colegas de programa, criar e desenvolver atividades conjuntas no retorno ao Brasil, tanto entre si quanto entre os alunos, unindo estados e cidades diferentes na construção do conhecimento da disciplina que lecionam.

Os professores de línguas, por exemplo, melhoram a proficiência ao aperfeiçoar a pronúncia, a escrita, a escuta, a compreensão de textos. Os professores de física que participam de curso na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), em Genebra, Suíça, sabem que estão em uma das mais prestigiadas instituições de pesquisa e inovação do mundo. Em Londres, os professores são recebidos no Science Museum, para conhecê-lo e, simultaneamente, ampliar o vocabulário na área de ciências. A autoestima e as representações sociais a respeito da importância de ser professor da educação básica são também realçadas positivamente com a possibilidade de imersão em uma instituição de alto nível.

A Capes é reconhecida por seus programas de doutorado e pós-doutorado no exterior. O que a levou a oferecer essa oportunidade também a professores do ensino básico?

— Foi exatamente a boa experiência da Capes com a pós-graduação que a levou a estender a cooperação internacional aos professores da educação básica. Assim como a mobilidade de professores contribuiu e contribui para elevar a qualidade dos cursos de pós-graduação, a vivência e os estudos dos professores da educação básica vão contribuir para que esses docentes possam elevar sua qualificação e ensinar com mais segurança, competência e criatividade. A meta da Capes é melhorar a educação no Brasil por meio da valorização do professor e do investimento em sua carreira.

Quais os países que oferecem cursos a professores brasileiros da educação básica por meio de parcerias com a Capes?

— A Capes tem parcerias com Estados Unidos e Inglaterra, para professores de inglês. Com a França, para professores de francês e de matemática. Estes, selecionados entre professores do mestrado profissional em matemática (Profmat). Com a Suíça, para professores de física. Com Alemanha e Áustria, para professores de alemão. Com Portugal, para professores de física, química, biologia e educação infantil. Estamos em negociação com a Espanha e com Argentina e México, além de outros países da América Latina, para atender professores de espanhol e gestores escolares, entre outros.

Quantos professores da educação básica foram beneficiados por bolsas no exterior? E desde quando?

— Mais de dois mil professores da educação básica foram beneficiados por esses programas, no período de 2010 a 2013. Os dados indicam, entre os professores de inglês, que 1.675 foram para os EUA e 107 para o Reino Unido. Estiveram na França 32 professores de francês e 26 de matemática. Na Alemanha e na Áustria, 25 professores de alemão. Na Suíça, 100 professores de física. Participaram de cursos em Portugal 167 professores de ciências, língua portuguesa e educação infantil.

Existe algum estudo que comprove bons resultados da participação de professores em cursos no exterior?

— Além dos relatórios apresentados pelos participantes, a Capes está organizando um banco de dados de todos os que participam da cooperação internacional para enviar às redes estaduais e municipais. Dessa forma, os secretários de Educação poderão organizar atividades formativas que valorizem os profissionais e permitam a eles disseminar na rede o conhecimento adquirido. Acreditamos que todas as redes de ensino tenham um ganho com a participação dos professores em cursos no exterior.

Uma avaliação externa também será objeto de contratação da Capes para que sejam conhecidos todos os benefícios do programa, eventuais lacunas que devam ser preenchidas e possibilidades de aperfeiçoamento. Entretanto, deve-se destacar que os relatórios e depoimentos dos professores que participam do programa são muito contundentes. Veja-se, por exemplo, o depoimento assinado por 25 professores de inglês que fizeram o curso em Londres:

Dear Capes/IOE representatives, directors, professor and organizers,

We are the 25 teachers from public schools in Brazil that received the reward and scholarship to participate in the five-week-course at IOE in London.

There will be no words, neither to thank you enough for the opportunity, nor to explain how much knowledge improvement we faced during this period of studies and cultural experience.

Trying to highlight the importance of the course and to motivate this initiative to continue and benefit other hard-working-teachers from the public system in Brazil, some of our colleagues organized what we can call a summary of our experiences, a thank-you message and most deeply the desire to have it again. We send you the link to a blog, where we wrote (in portuguese) a short comment about our stay, and the link to a video, produced by some of us, using the memories of all, and most importantly, the techniques we learned in one of the many interesting classes we had at IOE.

With the most sincere feelings we subscribe (seguem-se 25 assinaturas)

Onde e como os interessados podem obter informações sobre cursos no exterior?

— Os editais são publicados na página da Capes na internet. Os cursos ocorrem, em geral, no período de férias escolares dos professores. É preciso acompanhar as publicações na página da Capes.

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