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JORNAL
Edição 111 - Boas Práticas de Gestão Escolar
16/03/2015
 
ou

Jornal de escola do DF trouxe mais motivação aos estudantes

Os estudantes ficaram muito empolgados com o informativo

Os estudantes ficaram muito empolgados com o informativo

Autor:Arquivo da escola


Decidido a dinamizar suas aulas de produção de texto no Centro de Ensino Fundamental Juscelino Kubistchek (CEF JK), em Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, o professor Marcelo da Silva Lisbôa resolveu criar um jornal escolar. O projeto foi criado em 2013, especificamente para a turma C do quinto ano do ensino fundamental, com participações esporádicas de alunos de outras turmas.

Os estudantes ficaram muito empolgados com o informativo Tá ligado? “Era a motivação que faltava para fazê-los ler e produzir textos”, diz Marcelo, que leciona desde 2002. Graduado em pedagogia, tem pós-graduação em ensino especial e também em orientação educacional.

A partir da terceira edição do jornal, que é bimestral, o projeto passou a contar com a participação do professor Francilon Dias da Silva, do quarto ano do ensino fundamental. Com licenciatura em pedagogia e curso técnico de designer gráfico, Francilon ficou encarregado pela diagramação e pelo auxílio aos demais professores. Marcelo ficou na redação geral do informativo.

Em 2014, devido aos bons resultados, o projeto passou a integrar à proposta pedagógica da instituição como um projeto de leitura para todas as turmas de quarto e quinto anos. O jornal passou a se chamar A Voz do JK e todos os professores e alunos das turmas envolvidas passaram a participar da produção, redação e utilização do informativo em sala de aula como ferramenta pedagógica interdisciplinar.

“Os alunos sempre participam ativamente de todas as edições e se envolvem em todas as etapas, seja criando textos, propondo pautas ou dobrando e distribuindo os jornais”, explica Marcelo.

Após terem participado de um curso sobre uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola, oferecido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), do Ministério da Educação, em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), os dois professores resolveram fazer uma edição especial do jornal sobre o tema Educando com Tecnologias.

“Convidamos professores que atuam com uso da didática multimídia a nos trazer seus testemunhos e nos apresentar suas ações”, revela Francilon. “Os alunos adoraram, pois intensificamos mais ainda o trabalho com esses recursos em sala de aula, sem falar que essa didática se mostrou superatrativa e compensadora nos resultados finais após avaliações”, salienta o professor, que atua no magistério há cinco anos. (Fátima Schenini)

(Republicado com acréscimos, em 18.3.2015)

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