Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 112 - Mestrado para Professores
14/04/2015
 
ou

Professor do IFRJ lança obra para ajudar estudantes de exatas

Dos 13 capítulos da obra, oito tratam de experimentos feitos com materiais de fácil acesso

Dos 13 capítulos da obra, oito tratam de experimentos feitos com materiais de fácil acesso

Autor:Arquivo do professor


Professor há mais de 20 anos, Vitor Luiz Bastos de Jesus acaba de lançar o livro Experimentos e Videoanálise – Dinâmica para ajudar os estudantes de licenciatura e bacharelado em física e química, das engenharias e de nível médio e técnico. A obra os orienta a unir teoria e experiência. “Elas parecem duas físicas que nunca se encontram” diz. “Vivem separadas. Uma na sala de aula, outra no laboratório.”

Vitor Luiz tem observado, ao longo dos últimos anos, as dificuldades encontradas pelos alunos. “Os dados experimentais são obtidos quase sem reflexão sobre as inúmeras possibilidades de inconvenientes para a posterior análise dos resultados, os quais, por sua vez, são apresentados sem uma discussão detalhada do significado e sem conexão com a teoria que poderia explicá-los”, diz. “Faltam estimativas das incertezas, fundamentais para uma autocrítica do experimento realizado.”

Dos 13 capítulos da obra, oito tratam de experimentos feitos com materiais de fácil acesso e investigados por videoanálise, com o uso do software livre Tracker. De acordo com o autor, todos os vídeos citados no livro estão disponíveis na internet (link no Apêndice III da obra), o que encoraja o leitor a baixá-los e realizar a própria videoanálise.

Essa é a segunda experiência do professor como autor. Com Ivan S. Oliveira, Vitor Luiz escreveu Introdução à Física do Estado Sólido, dirigido a estudantes de graduação e em início de pós-graduação das áreas de exatas. Lançada em 2005, a obra teve segunda edição em 2011, com a inclusão de capítulos e tópicos que incluem as conexões entre nanociência, nanotecnologia e computação quântica.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Nilópolis, desde 2004, Vitor Luiz leciona as disciplinas dos cursos de licenciatura em física e matemática nos laboratórios didáticos de física básica e física moderna, mas já atuou em turmas de ensino médio e técnico dos cursos de química, controle ambiental e do extinto curso técnico de metrologia. Entre os títulos, tem graduação em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, além de pós-doutorado em física atômica e molecular experimental no Laboratório Van de Graaff, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e no Max-Planck Institut für Kernphysik, em Heidelberg, Alemanha. Ele também coordena o grupo de licenciatura em física participante do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) e atua no curso de licenciatura em física no ensino de física experimental de mecânica e física moderna.

O livro Experimentos e Videoanálise – Dinâmica foi lançado durante chá literário promovido pelo projeto de extensão Brisa Literária, iniciativa de cunho cultural vinculada à Coordenação de Extensão e à Biblioteca do IFRJ, campus de Nilópolis. No evento, Vitor Luiz realizou seminário sobre o tema do livro. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.