Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 115 - A Família na Escola
08/07/2015
 
ou

Alfabetizadora mineira estimula os alunos a ler e escrever

Em suas aulas, a professora Neusa incentiva a leitura e a escrita

Em suas aulas, a professora Neusa incentiva a leitura e a escrita

Autor:Arquivo pessoal


Professora alfabetizadora no município mineiro de Ibertioga há mais de 20 anos, Neusa do Rosário Silva Costa desenvolve atividades de incentivo à leitura e à escrita com seus alunos na Escola Municipal Dr. Mário Batista do Nascimento. “As crianças precisam ler muito para escrever bem; fico feliz e realizada quando vejo os alunos escrevendo textos diversos, sem imposição ou títulos desmotivadores”, diz Neusa, que tem formação em curso normal superior e pós-graduação em alfabetização e letramento.

A professora afirma que incentiva os estudantes a escrever aquilo que pretendem passar para o papel. “Suas emoções, a imaginação, seu dia a dia”, explica. No fundo da sala de aula tem o Cantinho da Leitura, com livros diversos. “Então, sempre que podem, os alunos estão lendo.”

Segundo Neusa, os estudantes recebem muito bem todas as atividades propostas. Professora de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental, Neusa pede aos alunos que recontem as histórias oralmente, por escrito ou com desenhos. “Faço de maneira que percebam o que quero realmente, ou seja, que produzam ótimos e lindos textos”, explica. “Mesmo aqueles que ainda têm dificuldades escrevem para que eu leia; eles gostam de ler suas produções para os colegas ou que eu as leia para todos.”

Neusa criou um caderno para guardar a produção dos alunos e já tem quatro deles, com textos das turmas de alfabetização em que trabalhou. “Todos querem fazer uma produção e passá-la para o caderno de histórias da professora”, salienta.

Outra atividade desenvolvida por Neusa é a leitura deleite. “Tem esse nome porque é feita com prazer”, destaca. Esse tipo de leitura, geralmente de histórias, é feito por ela mesma, em sala de aula, de forma divertida.

Em 2014, a professora preparou uma pequena coletânea com textos diversos produzidos pelos alunos. Um deles baseado no livro Uma história de muitas histórias (editora Harbra), de Teresa Cristina Cume Grassi (Teca). Na época, Neusa enviou correspondência à editora. “Eles responderam, incentivando mais ainda meus alunos, que ficaram muito felizes”, assinala. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.