Para a 125ª edição do Jornal do Professor, que tem como tema a educação de jovens e adultos, apresentamos algumas das experiências selecionadas pela premiação Medalha Paulo Freire. Promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, o prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos cuja contribuição seja relevante para a educação de jovens e adultos no Brasil.
Nesta edição, você irá conhecer duas das cinco experiências ganhadoras da Medalha Paulo Freire em 2016: Alfabetizar e Emancipar, desenvolvida pela Secretaria de Educação da Bahia, e Proeja-FIC em Território Campo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste (SC).
Também mostramos duas das cinco experiências ganhadoras de menção honrosa na mesma premiação: Agricultura Familiar em Contexto: da Vivência à Sobrevivência, desenvolvida no Centro Educacional Sesc Ler, de Acauã, Piauí, e Solidariedade e Cidadania em EJA, desenvolvida na Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, de Piraúba, Minas Gerais.
Nosso entrevistado é o professor Leôncio José Gomes Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A professora Regina Júlia dos Reis Cairus, de Brasília, participa da seção Espaço do Professor.
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