Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 14 - Filosofia na Escola
14/02/2009
 
ou

Professor cria blog para facilitar discussões filosóficas

Autor:Arquivo pessoal


Uma vida sem reflexão não é digna de ser vivida. A famosa frase de Sócrates é o texto que dá boas-vindas ao internauta que acessa o blog Pensar (http://blogpensar.blogspot.com). Fruto do trabalho do professor de filosofia Leonardo Oliveira de Vasconcelos, que leciona no Colégio Rui Barbosa (http://www.ruibarbosa.net), em Belo Horizonte, o blog surgiu da necessidade de um contato maior com os alunos após as aulas. “Ao comentar pensamentos, os alunos se sensibilizam pelas ideias expostas, despertando um maior interesse nas minhas aulas”, justica.

Criado em fevereiro de 2007, o blog contribui para uma maior interatividade dos alunos de filosofia de Vasconcelos. Por meio dele, o professor envia atividades de sala de aula, notas de roda pé de comentários expostos em sala, imagens, vídeos, músicas e textos de autores diversos. “Escrevo pequenos textos, versos e reflexões, sempre com o objetivo de despertar nos alunos um olhar mais crítico sobre a realidade do mundo e da vida”, explica. O docente garante que o blog é um sucesso entre os alunos do ensino fundamental e médio. Já foram registrados cerca de 50,8 mil acessos desde que o blog entrou no ar.

Licenciado em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Vasconcelos vê na filosofia um exercício mental. “Ler um texto no blog e comentá-lo, dar sua opinião se expondo, já é um grande passo para nos libertarmos das nossas “cavernas” da timidez, da arrogância, do egoísmo, da autosuficiência”, defende, ao fazer referência a Alegoria da Caverna, de Platão. Por meio do blog, o professor garante que consegue se aproximar melhor daquilo que se passa no interior de cada aluno.

(Renata Chamarelli)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.