Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 23 - Aperfeiçoamento de Professores
21/07/2009
 
ou

Experiência não impede aprimoramento

Vera Lúcia Dias de Oliveira é professora da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UEI/UFCG).

Vera Lúcia Dias de Oliveira é professora da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UEI/UFCG).

Autor:Arquivo pessoal


A professora Vera Lúcia Dias de Oliveira trabalha na área de educação infantil há 31 anos, sempre na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UEI/UFCG), instituição que ajudou a fundar, em 1978.

Ela lecionou durante 28 anos nos grupos maternal I, maternal II, Jardim I, Jardim II e alfabetização, atendendo crianças na faixa-etária de um ano e seis meses até seis anos de idade. Sua experiência inclui, ainda, um ano como coordenadora pedagógica e um ano na biblioteca da escola. Neste ano de 2009, ela exerce a função de coordenadora de pesquisa.

A vasta experiência de Vera Lúcia, que tem licenciatura plena em pedagogia, habilitação em supervisão escolar, não impede que ela queira continuar aprendendo e se aprimorando. Ela faz, atualmente, especialização em Mídias na Educação pelo E-Proinfo e se prepara para fazer mestrado e doutorado.

Dois projetos desenvolvidos por ela fazem parte do Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura: Contagiar e Kit Contagiar - Ponto de Leitura, um dos ganhadores do I Concurso Pontos de Leitura - Edição Machado de Assis.

No momento, Vera Lúcia desenvolve um blog – contagiarleitores.blogspot.com – voltado para o incentivo à leitura.

Ela enviou para o Jornal do Professor um projeto que desenvolveu em 2008, com crianças de quatro anos, a partir do tema gerador A criança e o meio ambiente.

Os Animais e os Três Erres: Reutilizar, Reduzir, Reciclar.

Vera Lúcia Dias de Oliveira

A idéia do projeto tem como objetivo conscientizar os educandos a cuidar e conviver em um planeta sustentável, a partir de ações cotidianas.

INICIAR O ASSUNTO COM A MÚSICA IMAGINE, de John Lennon.

Recitar a música, em seguida iniciar um debate sobre o assunto. Depois propor montar um vídeo com imagens que cada um escolher a partir de sua ótica, isto é, após ter assistido ao vídeo com a música Imagine no YouTube.

Recitar e ilustrar poesias da coleção bichos brasileiros de Lalau e Laura Beatriz.

Pesquisar sobre animais em extinção, principalmente no Brasil. Montar painéis com dobraduras de animais em seu habitat.

Entrevistas com ambientalistas e visitas a sites como WWF e Projeto Tamar.

Fazer oficinas de animais de pano com roupas usadas; animais com papel machê, caixas, garrafas pet, embalagens de iogurte, entre outras, bem como brinquedos de latas, montar terrário e observar os animais de jardim e o efeito estufa.

Construir com os alunos, manuais informativos sobre: reduzir água, energia e a coleta seletiva do lixo.

Passeios à fazenda e à cidade para observar os animais nos dois habitats.

Disponibilizar livros, gibis, CDs, pesquisar os animais em extinção do interesse da criança.

Finalizar o projeto com o lançamento de uma revista sobre a execução do projeto: conteúdo da revista, pesquisa, experiências, propaganda dos objetos confeccionados, brinquedos e brincadeiras realizadas durante o projeto, as poesias, músicas, histórias relacionadas com animais, e meio ambiente. Um dos tópicos será o que aprendemos e o que mais marcou cada um.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.