Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 3 - Saúde do Professor
07/08/2008
 
ou

Arte e Vida

 Voní Eidt

Voní Eidt

Autor: Arquivo pessoal


Pedagoga, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, Voní Eidt é natural de Santa Cruz do Sul (RS), mas reside há mais de 30 anos em Venâncio Aires (RS). Professora de artes e psicologia nos ensinos médio e superior, possui extensa atuação em diversos segmentos sociais e comunitários.

Sua experiência profissional engloba ainda o teatro, onde agregou seus conhecimentos em psicologia e artes. Foi diretora de teatro por cerca de 15 anos. Também escrevia peças e participava da execução de cenários e figurinos.

Para esta edição do Jornal do Professor, ela colabora com um artigo sobre teatro.

 

Teatro, um disparador pedagógico

 

Voní Eidt

 

O teatro é uma produção cultural que proporciona lazer e cultura. Raramente nos atemos a perceber sua riqueza pedagógica. O produto nem sempre é entendido e o processo quase sempre ignorado. Porém, seu enfoque psicológico, social e pedagógico é tão profundo que merece uma ampla discussão.

 

Do ponto de vista psicológico, no momento em que se compõe um personagem, virão à tona elementos do inconsciente, possibilitando, assim, uma análise posterior dos mesmos. Fazer teatro também pode ser terapêutico. Na forma como o ator incorpora seu personagem, ele irá dosar entre o que é seu e o que é do personagem. O que vai ter significado para cada um, tem a ver com a sua história.

 

O teatro reforça a auto-estima, integra, oferece limites, humaniza e produz emoções. Ele é fundamental na formação da personalidade, tornando o ator um ser consciente de sua função no contexto onde vive.

No enfoque social, o teatro é uma via de expressão, trabalha com liberdade. Tem sentido político, porque confronta as pessoas a se posicionarem. Institucionalmente, é um porta-voz, retratando a realidade de cada um. Proporciona uma análise de personagem-pessoa no sentido institucional, grupal e pessoal. Ajuda a organizar o sujeito.

 

Sob a ótica pedagógica, o teatro é um disparador, um catalisador, uma mola propulsora, que facilita o agenciamento e a ruptura. Oportuniza a visualização e o estranhamento do eu, da pessoa, sujeito. A partir daí, nasce o questionamento e uma nova construção. É um recurso rápido e um instrumento de trabalho. Tematiza. Envolve diferentes conteúdos e enfoques. Estimula a criatividade, a percepção, a sensibilidade, a observação, o senso crítico...

 

Seu aspecto lúdico transforma questões complexas de forma que a criança entenda, intelectualizando e racionalizando o que não compreende.

 

O teatro é uma relação de vida, hoje e agora. É estético e ético.

Poucas são as pessoas que se dedicam a fazer teatro. Realmente não é fácil sustentar as emoções que ele produz, a mobilização é ampla e não se sabe exatamente o que toca as pessoas.

 

Para realizar teatro é necessário um clima de entendimento, de confiança, de acolhimento de diferenças, para que possa ser descoberta a singularidade de cada um. Por mobilizar intelectual e emocionalmente, o teatro pode transformar as pessoas e o contexto onde vivem, dependendo, é claro, do agente de produção e sua própria vivência em relação à arte teatral.

 

Enfim, o teatro é um laboratório, onde são experimentados diferentes modos de fazer.

 

Não basta ver...

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.