Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 3 - Saúde do Professor
07/08/2008
 
ou

Vocês, professores, procuram novas maneiras para ensinar, a fim de tornar as aulas menos cansativas?

Hugo Bittencourt de Rezende

Hugo Bittencourt de Rezende

Autor:Arquivo pessoal.


A pergunta foi enviada pelo estudante Hugo Bittencourt de Rezende, 13 anos, da Escola Interamérica de Goiânia (GO). Ele está no oitavo ano do ensino fundamental e tem como disciplinas prediletas inglês, geografia e história.

Quem responde a pergunta de Hugo é a professora Rosiane Machado da Silva, do Centro Integral de Atenção à Criança e ao Adolescente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (Caic Reitor Álvaro Augusto Cunha Rocha/UEPG), no Paraná.

 

Caro Hugo,

 

Sim. Nós, professores, procuramos diferentes maneiras para tornar as aulas mais atrativas a fim de que o aluno tenha mais facilidade para compreender o que está sendo ensinado. Somos uma escola que acredita na importância da pedagogia Freinet e, principalmente, nas técnicas por ela adotadas.

Sendo assim, realizamos atividades de aulas- passeios com o objetivo de aprimorar o conhecimento (visitas a museus/ pontos turísticos/ e históricos) e usamos a correspondência como incentivo para a aquisição da língua escrita. Além disso, promovemos a realização de assembléias e seminários com os alunos para discussão de assuntos que estão sendo investigados. Outro estímulo importante são os jogos esportivos e recreativos, para uma maior integração entre os estudantes.

A diversão e a cultura são outros dois aspectos importantes que devem ser estabelecidos na escola. Nossa instituição promove festas e eventos com a participação de pais e alunos; realiza uma mostra cultural aberta à comunidade para apresentação das produções científicas e culturais; e uma Feira do Livro, a fim de incentivar e valorizar o hábito de leitura.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.