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JORNAL
Edição 28 - Seja um Professor
14/10/2009
 
ou

Da engenharia para a matemática

Professor Vavá trocou a engenharia pela matemática.

Professor Vavá trocou a engenharia pela matemática.

Autor:Arquivo pessoal


Criado com professores, Valdir José Correa Júnior nunca imaginou que se tornaria um deles. Somente quando começou a cursar engenharia mecânica e precisou trabalhar é que teve sua primeira vivência como professor. “Gostei tanto que desisti da engenharia”, relembra.

Professor desde 1996, deu aulas em escolas públicas e privadas. Trabalha atualmente no Colégio Salesiano de Itajaí, em Santa Catarina.

Leia abaixo o texto que o professor Vavá, como é carinhosamente chamado por seus alunos, enviou para compartilhar com os leitores do Jornal do Professor.

 

Ler e escrever matemática

 

Valdir José Correa Júnior (Professor Vavá)

 

Se os alunos na sua grande maioria têm inquietações quanto ao aprendizado de matemática, imagine então o que passa na cabeça de um PROFESSOR DE MATEMÁTICA...

Por que os estudantes, em geral, “sofrem” tanto para realizar operações básicas com frações?

Esta é a pergunta que, ao longo do tempo, vinha ocupando meu “pensar-pedagógico”. Meu planejamento, alicerçado em referências e experiências diversas, atingia boa parte dos estudantes, mas não surtia o efeito sobre alguns deles. E como educador, esta situação me angustiava (mania de querer que todos compreendam e aprendam...). Os erros se repetiam.... “Meu Deus, Quantas vezes já disse para não somar os denominadores!”

Conversei com alguns estudantes (daqueles que “sempre” acertam as “continhas” e os “problemas”...) e percebi, para não dizer com certa perplexidade, que mesmo esses encontravam dificuldade em explicar o que faziam: simplesmente faziam (como se fosse assim...!). Nesse instante tive a “idéia”: vamos escrever um “livro sobre frações”.

Objetivos

Os objetivos foram se construindo aos poucos:

- Descobrir o por quê de alguns estudantes cometerem” sempre o mesmo erro”.

- Identificar os motivos pelos quais, em geral, os estudantes encontram grande dificuldade para expressar seu “fazer”.

- Partir das observações e registros para propor estratégias que sanem os problemas identificados.

Encaminhamentos

Cheguei na sala das sextas séries e fiz a seguinte proposta:

“Os estudantes das quintas séries estão começando a “operar” com frações e gostaria que vocês compartilhassem com eles tudo aquilo que sabem, de forma a ajudá-los no entendimento dos fatos e alertando-os para que não cometam os mesmos erros que vocês já cometeram, por isso, cada um irá escrever um livro que explique as quatro operações básicas envolvendo frações mais a potenciação.”

Todos toparam. Dirigimo-nos, então, para o laboratório de informática. Cada um pôs-se a trabalhar num computador. Para que escrevessem aquilo que pensam, disse-lhes que não poderia haver consulta a outros meios (livro, internet, caderno). Inicialmente mostrei-lhes como inserir uma fração dentro de um texto, o que aprenderam rapidamente.

Observações do professor

À medida que os alunos escreviam seus textos, percebi que:

- a maioria está “contaminada” com a linguagem do MSN;

- não têm o hábito de consultar dicionários (especialmente em matemática), consequentemente não percebem os crimes ortográficos que cometem;

- alguns alunos não conseguem, ainda, utilizar a terminologia própria da matemática – foi comum a seguinte referência ao numerador: “O número de cima”.

- outros descreviam processos de forma confusa ou errônea, demonstrando que os conceitos e os processos não foram compreendidos.

Avaliação

Após três aulas no laboratório de informática, cada estudante leu um texto produzido por seus colegas, atentando para os seguintes critérios de avaliação:

- existe clareza no texto escrito?

- os processos matemáticos descritos estão corretos?

- foi observada a norma culta da língua? Observando algum erro deve ser registrado e repassado ao autor.

- o que você acrescentaria no texto?

De posse do comentário do colega, e do professor, o autor realizou a revisão final e os textos foram publicados no site do colégio.

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