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JORNAL
Edição 30 - Acessibilidade e Inclusão
26/11/2009
 
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Reflexões de educadora dão origem a livro sobre formação docente na escola inclusiva

A professora Luzia de Oliveira, de Natal (RN) publicou seu primeiro livro

A professora Luzia de Oliveira, de Natal (RN) publicou seu primeiro livro

Autor:Arquivo pessoal


Formada em letras, com mestrado e doutorado em educação, Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira tem cursos de especialização em psicopedagogia, audiocomunicação, e no método verbotonal. Ela trabalha no Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Natal, no Rio Grande do Norte, cuja função principal é a formação continuada e em serviço, dos educadores da rede que têm em suas salas alunos com necessidades educacionais especiais matriculados.

Também é coordenadora pedagógica no Centro de Atendimento aos Educandos Surdos e presta assessoria na área de educação de surdos e formação de professores em instituições de ensino privadas, em nível básico e superior.

Além disso, Luzia é professora colaboradora na Base de Pesquisa e Estudos sobre Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Já exerceu a atividade de professora-substituta no curso de Pedagogia na UFRN, durante dois anos, quando lecionou as disciplinas de introdução à educação especial, fundamentos da educação especial, metodologia para educandos com deficiência auditiva e metodologia para educandos com deficiência visual.

Ela publicou, recentemente, seu primeiro livro – Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. A obra é resultado de suas reflexões como educadora e assessora pedagógica nas escolas da rede pública municipal de Natal e estadual do Rio Grande do Norte, no ensino básico e superior.

Segundo Luzia, ela espera que o livro venha a auxiliar aos professores, coordenadores, gestores escolares e assessores educacionais nas secretarias de educação no processo formativo, continuado dos educadores nas escolas, além de contribuir com as reflexões na formação inicial dos futuros educadores, em cursos de licenciatura, bem como na pós-graduação, envolvendo formação e inclusão escolar.

Luzia apresentou projeto às Secretarias de Educação do Estado e do município de Natal, para a implantação de escolas de referência para surdos, denominadas bilíngües, semelhantes às existentes em Madri, na Espanha. “Como minha área de atuação tem sido mais voltada para a formação de professores e, particularmente, dos professores que lecionam alunos surdos em escola regular, venho lutando pela implantação de escolas que favoreçam a real inclusão dos sujeitos surdos”, conta Luzia, que espera que essas escolas possam funcionar a partir de 2010. “Será um grande desafio para toda a rede municipal de ensino de Natal, mas ao mesmo tempo a oportunidade de realmente propor a real inclusão educacional para esses sujeitos”, acredita.

Ela diz que está feliz com a publicação do livro e com a possibilidade de concretizar o projeto de escolas bilíngües. “Os dois são frutos de muito estudo, muita reflexão, luta e esperança de contribuir para a educação de meu país, nessa área tão complexa, mas ao mesmo tempo tão fascinante do ensino-aprendizagem de alunos e professores em ambiente escolar inclusivo”, finaliza.

(Fátima Schenini)

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