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JORNAL
Edição 32 - Bullying na Escola
04/01/2010
 
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Professora de Goiás colabora para o resgate da cultura africana

Professora Maria Geralda desenvolveu um projeto sobre a África

Professora Maria Geralda desenvolveu um projeto sobre a África

Autor:Arquivo pessoal


Professora desde os 15 anos, Maria Geralda de Almeida Moreira trabalha atualmente na equipe de Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, em Goiânia. Ela desenvolve trabalhos junto aos professores da rede estadual, para a implementação da nova matriz curricular de Goiás. Formada em história, com mestrado também em história, ao longo de sua carreira já lecionou as disciplinas de história, sociologia e filosofia no ensino fundamental e médio.

Em 2008, quando dava aulas no Colégio Estadual José Lopes Rodrigues, em Aparecida de Goiânia (GO), Maria Geralda desenvolveu o projeto África, um olhar sob outra perspectiva, com alunos do 3º ano do ensino médio. "Alguns motivos me levaram a desenvolver este projeto: atender a lei 10.639/03; discutir a questão com os alunos vestibulandos; e criar espaços de discussão que proporcionasse aos alunos a construção de outras representações sobre o continente africano, indo além da fome, doenças e guerras", explica. Ela ressalta que o trabalho com projetos era uma prática constante em sua atuação na sala de aula, mas nenhum outro projeto teve tanta participação e interesse dos alunos como ocorreu com esse sobre o continente africano.

De acordo com Maria Geralda, estudos do Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas da Universidade Estadual de Goiás (CieAA-UEG) apontam a problemática da invisibilidade e subalternização da população negra, inclusive naquele Estado. Segundo ela, esses estudos ressaltam que tais problemas estão ligados ao mundo do trabalho e a um forte viés histórico e cultural, que privilegia o campo semântico urbano/branco/católico ou evangélico em detrimento do mundo rural/negro/umbandista. "Assim, enfrentar essa problemática é essencial para se eliminar desigualdades", acredita.

O projeto África: um olhar sob outra perspectiva foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi feita uma sondagem para averiguar que tipo de informações os alunos possuíam sobre a África; na segunda, ocorreu o trabalho em sala com os alunos; e na terceira, no final do ano, uma nova sondagem verificou os impactos da ação desenvolvida. Os alunos trabalharam em forma de seminário: divididos em grupos, leram livros, assistiram filmes, fizeram pesquisas e apresentaram os trabalhos.

Maria Geralda percebeu os bons resultados obtidos com o projeto, que trouxe maior conhecimento sobre a história, a geografia e a cultura do continente africano e uma postura mais crítica dos alunos. Houve, ainda, um maior interesse nas aulas, a ocorrência de discussões sobre o assunto, e mudanças na forma de os alunos representarem o continente africano. "Os estudantes deixaram de ver a África apenas como um local exótico e selvagem e perceberam que é um lugar de pessoas capazes e inteligentes. De um local de miséria e guerras passou a local de grande diversidade cultural e lingüística", enfatiza a professora.

(Fátima Schenini)

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