Natural de Minas Gerais, Wolney Honório Filho mora em Catalão (GO) há 21 anos, desde que fez concurso para docente do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG - Catalão). Formado em história pela Universidade Federal de Uberlância (MG), seu primeiro vestibular foi para engenharia química, em 1982, que cursou durante três anos. Com mestrado e doutorado em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente faz pós-doutorado em educação na PUC do Rio Grande do Sul.
Em sua opinião, seu despertar para a docência ocorreu devido aos anos de militância em Pastoral de Jovens, da Igreja Católica. “Cresci ali dentro, aprendendo com padres que seguiam a linha da Teologia da Libertação. Essa experiência me levou a coordenar catequese, cursos de educação política para jovens, assembléias diocesanas, etc”, explica.
Ele mantém um blog, desde 2007, utilizado para diversas atividades, como publicação de poesias e entrevistas e continuação de debates iniciados em sala de aula. É o Soprando.Net, onde os alunos são convidados a ler e comentar posts. “Considero o Blog como um outro espaço de educação continuada, aberto a meus alunos e ex-alunos, como também a uma série de outras pessoas que o acessam via sites de busca”, salienta. Wolney adianta que descobriu uma comunidade de professores blogueiros no Orkut: são os chamados blogs educativos, coordenados pela professora Fátima Franco.
Atualmente, o professor Wolney realiza pesquisas sobre o Centro de Formação de Professores Primários de Catalão, que funcionou de 1965 a 1983. Estas pesquisas, onde trabalha com histórias de vida de professores deste Centro, levaram-no a pensar que a profissão de professor tem duas dimensões. Segundo ele, uma dimensão é institucional, profissional, de baixo salário e pouco reconhecimento social, muito trabalho e uma demanda sempre crescente por conhecimentos. E a outra é uma dimensão de vida pessoal, geralmente desconsiderada tanto na sua formação, quanto na mídia em geral, acredita.
“O professor é uma pessoa como outra qualquer, que tem família, amigos, e que precisa se divertir, de casa para morar, alimenta-ser, vestir-se, enfim, ele tem uma vida para viver. Isso não pode ser desligado do profissional”, salienta. Para ele, a melhoria da qualidade da educação está altamente associada à melhoria da qualidade de vida do professor. “Investir no professor é investir estrategicamente na educação e na segurança do patrimônio/memória nacional”, defende.
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