Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 36 - Ciências nos anos iniciais
19/03/2010
 
ou

Para professor de Goiás, blog é espaço de educação continuada

Professor de Catalão (GO) criou blog Soprando.Net

Professor de Catalão (GO) criou blog Soprando.Net

Autor:Arquivo pessoal


Natural de Minas Gerais, Wolney Honório Filho mora em Catalão (GO) há 21 anos, desde que fez concurso para docente do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG - Catalão). Formado em história pela Universidade Federal de Uberlância (MG), seu primeiro vestibular foi para engenharia química, em 1982, que cursou durante três anos. Com mestrado e doutorado em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), atualmente faz pós-doutorado em educação na PUC do Rio Grande do Sul.

Em sua opinião, seu despertar para a docência ocorreu devido aos anos de militância em Pastoral de Jovens, da Igreja Católica. “Cresci ali dentro, aprendendo com padres que seguiam a linha da Teologia da Libertação. Essa experiência me levou a coordenar catequese, cursos de educação política para jovens, assembléias diocesanas, etc”, explica.

Ele mantém um blog, desde 2007, utilizado para diversas atividades, como publicação de poesias e entrevistas e continuação de debates iniciados em sala de aula. É o Soprando.Net, onde os alunos são convidados a ler e comentar posts. “Considero o Blog como um outro espaço de educação continuada, aberto a meus alunos e ex-alunos, como também a uma série de outras pessoas que o acessam via sites de busca”, salienta. Wolney adianta que descobriu uma comunidade de professores blogueiros no Orkut: são os chamados blogs educativos, coordenados pela professora Fátima Franco.

Atualmente, o professor Wolney realiza pesquisas sobre o Centro de Formação de Professores Primários de Catalão, que funcionou de 1965 a 1983. Estas pesquisas, onde trabalha com histórias de vida de professores deste Centro, levaram-no a pensar que a profissão de professor tem duas dimensões. Segundo ele, uma dimensão é institucional, profissional, de baixo salário e pouco reconhecimento social, muito trabalho e uma demanda sempre crescente por conhecimentos. E a outra é uma dimensão de vida pessoal, geralmente desconsiderada tanto na sua formação, quanto na mídia em geral, acredita.

“O professor é uma pessoa como outra qualquer, que tem família, amigos, e que precisa se divertir, de casa para morar, alimenta-ser, vestir-se, enfim, ele tem uma vida para viver. Isso não pode ser desligado do profissional”, salienta. Para ele, a melhoria da qualidade da educação está altamente associada à melhoria da qualidade de vida do professor. “Investir no professor é investir estrategicamente na educação e na segurança do patrimônio/memória nacional”, defende.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.