Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 4 - Família na Escola
30/08/2008
 
ou

Por que os estudantes têm que fazer dever de casa?

Elisa Lima

Elisa Lima

Autor:Fátima Schenini


A pergunta é de Elisa Lima, aluna da 4ª série do Centro de Ensino Fundamental número 1, do Lago Norte, em Brasília (DF). A estudante, de 13 anos, tem como disciplina predileta o português.

 

Quem responde é Núbia Martinelli, orientadora educacional do Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (RS).

 

 

Cara Elisa,

 

Assim como cada professor tem a sua maneira de ensinar, também cada aluno tem a sua própria maneira de aprender. Por essa razão, os alunos precisam rever sozinhos (ou em pequenos grupos) os conteúdos vividos em sala de aula, para que esses conteúdos façam sentido para eles. Ao fazer a tarefa o aluno vai usando as suas estratégias pessoais de construção de conhecimento.

 

É claro que o dever de casa assim entendido só terá validade se o professor, numa postura dialógica, revisar o dever, procurando apreender os processos usados pelo aluno e que o levaram a concluir, (ou não) a tarefa. Além do mais, ao fazer a tarefa o aluno se dá conta de aspectos do conteúdo que, durante a aula, passaram despercebidos.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.