Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 39 - Professor X Leitura
18/05/2010
 
ou

Professor desenvolve projetos com crianças carentes

O professor Liberato Ferreira da Silva, de Belo Horizonte (MG), dá aulas de tecnologia da informação para educação básica, robótica educacional e mecatrônica educacional. Ele atua em diferentes projetos, em diversas instituições, tais como o Colégio Izabela Hendrix e a PUC de Minas Gerais. Além disso, é aluno de pedagogia no Centro Universitário Isabela Hendrix.

Natural de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, Liberato já morou em inúmeras cidades antes de se fixar em Belo Horizonte. Casado, com duas filhas, ele ainda encontra tempo para desenvolver vários projetos voltados ao atendimento de comunidades carentes.

Um deles é o Projeto Amizade, da Fundação Metodista, onde ele desenvolve o conteúdo – mecatrônica com lixo digital – para crianças de 8 a 15 anos, com computadores doados. “É uma oportunidade que damos às crianças de aprenderem novas tecnologias. Crianças aprendem com muita facilidade, é uma questão de oportunidade”, salienta.

O projeto é realizado em diversos estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Paraná são alguns deles. Apesar de todos os projetos serem financiados por instituições cristãs, eles são abertos a comunidade: “penso que a educação é laica", destaca Liberato.

“Como mecatrônica envolve várias áreas do conhecimento, as crianças se sentem mais valorizadas e começaram a se interessar mais pelo conteúdos na escola. Alguns já são monitores em matemática e várias outras disciplinas”, conta o professor. Segundo ele, é preciso ter uma visão maior de educação, incentivando para a leitura e passando uma noção empreendedora, de "como vender seus projetos".

Liberato diz que fará um seminário, em junho, na Semana do Meio Ambiente da Câmara de Dirigentes Lojistas da capital mineira, sobre o tema – Como podemos reutilizar lixo digital. "Os desafios são muitos, pois são mais de 2 bilhões de lixo digital."

Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos pelo professor Liberato

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.