Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 41 - Educação e Cidadania
28/06/2010
 
ou

Professora estimula aprendizagem de ciências

Rosa Maria é professora de química em São Luís.

Rosa Maria é professora de química em São Luís.

Autor:Arquivo da escola


Há sete anos atuando no magistério, Rosa Maria Portela Lopes, de São Luís, no Maranhão, dá aulas de química para alunos do ensino médio da Escola Pública Estadual Professora Maria do Socorro Almeida (Cemsa), desde 2006.

Graduada em ciências, com habilitação em química, ela desempenha a profissão com entusiasmo. “Acredito na possibilidade de mudanças na educação do país, principalmente a pública. Basta fazermos a nossa parte, que é desempenhar a função com empenho, dedicação e responsabilidade”, salienta.

Entusiasmada, ela conta do projeto que promoveu, em 2009, a fim de despertar nos estudantes o interesse pelo estudo de ciências da natureza – O mundo mágico da ciência no Cemsa. O projeto foi realizado durante seis meses, quando foram abordados os seguintes temas: tensão superficial da água, o elemento ferro presente na areia, o uso do microscópio, a produção de materiais de limpeza, a arte e a química, demonstração cromatografia com o uso de folhas de plantas, acidez e basicidade.

Na oportunidade, também deram início ao desenvolvimento de um mini-projeto – O bafômetro com materiais alternativos – que despertou muita atenção, pois foi totalmente desenvolvido pelos alunos (ainda está em fase de conclusão). A exposição relativa ao projeto O mundo mágico da ciência no Cemsa foi realizada no dia 18 de novembro de 2009, nas dependências da escola, com a participação de todos. Segundo Rosa Maria Lopes, os alunos mostraram-se muito empenhados em reproduzir os experimentos científicos.

Neste ano de 2010, a professora vem desenvolvendo desde abril, junto com outros colegas, o Projeto Conhe&Ser. Criado por ela, tem como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o perfil de profissões oferecidas pelas instituições educacionais de São Luís. O projeto tem entre suas atividades uma exposição, prevista para o próximo mês de agosto.

Além de lecionar, Rosa Maria Lopes se preocupa também em aumentar seu conhecimento. Neste sentido, ela tem participado de encontros, cursos e estágios. O curso de extensão em Imunologia Básica e Aplicada, que realizou na Universidade Federal do Maranhão, e o estágio extracurricular que fez no Núcleo de Imunologia Básica e Aplicada da mesma universidade, são dois exemplos de sua busca pelo aperfeiçoamento profissional.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.