Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 42 - Educação Infantil
06/08/2010
 
ou

Professora da área rural procura fazer trabalho social com alunos

Anecy é professora na área rural de Morretes (PR).

Anecy é professora na área rural de Morretes (PR).

Autor:Arquivo pessoal


A professora Anecy Oncken, do Paraná, leciona há 11 anos. Natural de Londrina, ela mora em Morretes há 16 anos. Sua experiência no magistério começou no Senac, depois ela lecionou em uma escola de cursos profissionalizantes, até que fez concurso para a rede municipal de educação. Com curso normal superior e pós-graduação em Tecnologias Aplicadas à Educação, ela dá aulas em duas escolas da zona rural.

No período da manhã ela trabalha na Escola Rural Municipal do Canhembora, no Povoado do Candonga, na zona do Rio Sagrado; à tarde, na Escola Rural Municipal de Barro Branco, localizada na Estrada de Antonina. “Nestas duas escolas tenho duas turmas – pré e primeiro ano. Gosto de dar aulas na zona rural, e procuro fazer um trabalho social em prol dos alunos,” conta.

Segundo ela, os alunos são de classe baixa e a própria família, na maioria das vezes, não tem convívio com lápis, livros e cadernos e pinturas. “Nós, professoras, sempre nos preocupamos em fazer o melhor para os alunos, mas a dificuldade vem até mesmo de nós, quando nos sentimos impossibilitados de dar bem mais para essas crianças tão desprovidas da verdadeira realidade da vida escolar”, ressalta.

Anecy desenvolve um projeto para estes alunos que é a confecção de um CD com fotos tiradas durante o ano escolar, para ser entregue no final do ano. “Eu sei que hoje ele não tem computador, nem mesmo DVD, mas um dia terá e poderá relembrar os momentos que passou no seu primeiro ano escolar”, salienta. Ela também guarda as atividades diárias dos alunos em uma pasta A/Z, dentro de sacos plásticos perfurados. A idéia é, no final do ano, poder analisar o desenvolvimento que tiveram e também possibilitar que os estudantes guardem o material e possam ver quando forem adultos.

Ela conta que, durante o ano, fazem campanha para arrecadar material escolar, guloseimas, roupas e brinquedos novos ou usados, tanto para usar na sala de aula como para possibilitar que, no encerramento de final de ano, os alunos possam levar para casa uma sacola com materiais a fim de que, no próximo ano, os pais não precisem comprar.

Com dois livros infanto-juvenis pedagógicos já editados – Tabuada Rimada dos Bichinhos e O Alfabeto Dorminhoco – a professora Anecy Oncken encaminhou a crônica abaixo para ser publicada no Jornal do Professor:

O Caminhão

Anecy Oncken

Tenho observado um aluno e me pego imaginando como é sua convivência com sua família. O pouco que sei é que sua mãe é deficiente e seu pai alcoólatra.

Certo dia, perguntando aos alunos sobre suas casas e o que possuíam nelas, algumas respostas me surpreendiam.

Um dos alunos respondia timidamente, muitas vezes balançando a cabeça, respondendo sim ou não. Tamanha foi minha surpresa ao saber que em sua casa não há mesa, fogão, televisão, etc.

Quando observo sua baixa produtividade nas atividades propostas, procuro não cobrar muito. Na hora do intervalo, vejo que ele gosta muito de pegar uma caminhãozinho para puxá-lo pela cordinha no imenso pátio da escola.

Outro dia, durante a aula, um enorme caminhão furgão fazia manobras perto da escola e percebi que o aluno tentava olhar pela janela. Foi quando disse:

- Vai lá Aluno, vai ver o caminhão!

Ele correu para o pátio, com uma expressão de felicidade e ansiedade. Andava de um lado para o outro, bem eufórico.

Tanto eu como a merendeira olhávamos e comentávamos, satisfeitas, sobre seu entusiasmo por ver aquele caminhão. Inclusive os outros alunos também observaram a euforia desse menino.

Fiquei muito emocionada por ver a imensa alegria proporcionada a esse aluno diante de um fato tão simples, tão corriqueiro.

E pensar que estamos na era da informatização e ainda encontramos a felicidade nos gestos mais bucólicos.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.