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JORNAL
Edição 45 - Educação Étnico-racial
20/10/2010
 
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Trabalho é enriquecedor, diz tutora do Núcleo Tecnológico de Água Boa

Marineide Nascimento criou o projeto Blog como ferramente educativa.

Marineide Nascimento criou o projeto Blog como ferramente educativa.

Autor:Arquivo pessoal


O bom desempenho de Marineide Gonçalves da Silva Nascimento como professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso, bem como sua habilidade para trabalhar com alunos, principalmente de ensino médio, fizeram com que fosse convidada a exercer a função de tutora do Núcleo Tecnológico Municipal de Água Boa (NTM).

Formada em história e com pós-graduação em Planejamento Educacional, Marineide Nascimento está no magistério há 13 anos. Há cerca de um ano, ela administra cursos de formação continuada para os professores da rede municipal. Atualmente atende 13 turmas: dez participam do curso de 40 horas, de Introdução à Educação Digital e três fazem o curso de 100 horas. Entre as instituições participantes estão cinco escolas do campo e uma escola indígena, totalizando 143 professores.

Ela diz que seu trabalho consiste em oferecer subsídios teóricos e metodológicos, além de práticas que possibilitem que professores e gestores compartilhem conhecimentos e reflitam sobre as TICs e formas de utilização na prática pedagógica.

“Posso afirmar com segurança e satisfação que está sendo muito enriquecedor poder trabalhar com os professores e principalmente contribuir para com a formação de cada professor”, destaca Marineide, que neste ano de 2010 criou um projeto com o tema Blog como ferramente educativa. O projeto apoiou o I Concurso de blogs educativos, com as categorias escola e professor, que será julgado no mês de novembro.

Leia, abaixo, o texto encaminhado pela professora Marineide Nascimento ao Jornal do Professor.

Blogs como ferramentas pedagógicas

*Marineide Nascimento

Hoje estamos vivendo num mundo globalizado em que o uso das tecnologias de informação e de comunicação se torna indispensável. Temos sistemas sofisticados que, sem dúvida, tornam mais veloz a comunicação e a troca de informações entre as pessoas e em qualquer parte do mundo. Com o uso das TICs temos uma aproximação, mesmo que virtual, entre professores e alunos. As relações estabelecidas e as formas de comunicação entre os sujeitos são facilitadas e se dão de forma rápida podendo se dar por diversos meios: chat, fórum, e-mail, diário de bordo, e blog são alguns deles. Desse modo, cabe a nós, educadores, utilizar adequadamente os recursos dessas tecnologias, explorando seu potencial pedagógico, tendo em vista a configuração de novos ambientes de ensino e aprendizagem, e a otimização de um novo paradigma centrado na interdisciplinaridade, interatividade e cooperação.

Vejo que quanto mais houver a preocupação com a preparação, criação e adequação das aulas, mais facilidade os alunos terão em se apropriar das ferramentas, dos conteúdos, de estabelecer relações, vencendo os desafios diante do novo e para alguns até desconhecido mundo das TICs e assim, se sentirão convidados a também fazer uso de programas e explorar outras ferramentas virtuais.

Tudo isto interfere, sem dúvida, na aprendizagem por parte dos alunos e na própria relação estabelecida entre os envolvidos. Não basta ter os recursos disponíveis, é necessário saber suas potencialidades e utilizá-los de forma a viabilizar uma relação com os alunos que seja, cooperativa, colaborativa, construtiva. Uma relação em que há o diálogo e que se acredita e se prioriza a construção do conhecimento.

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) implantou, em 2010, o I Projeto com o Concurso de Blogs Educativos do Município de Água Boa. Ele tem como finalidade fomentar e promover o uso das novas tecnologias de informação e comunicação e do blog como recurso pedagógico para divulgar e produzir conteúdos e conhecimentos dentro e fora do espaço escolar, envolvendo gestores de escolas, técnicos, coordenadores, professores e alunos. A utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e o desenvolvimento de projetos através da publicação e interação de idéias na internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

A finalidade deste concurso será estimular o professor da educação básica, de todas as áreas do conhecimento, a utilizar as tecnologias em sua prática pedagógica. Contribuindo assim, para a formação do educador quanto ao uso das tecnologias no processo educativo. Considerando as dificuldades que os professores têm em ministrar suas aulas inserindo o recurso das tecnologias, este concurso sobre a tecnologia na escola veio contribuir nesse sentido.

O blog é uma ferramenta disponível na web que possibilita a comunicação, divulgação e interação entre escolas, alunos, professores e até mesmo a comunidade externa. Pode ser definido como um site ou página na internet (geralmente gratuito) que possibilita ao usuário sem conhecimento de programação, postar textos e conteúdos para serem compartilhados com outros usuários com interesses afins, podendo ser atualizado constantemente. Difere de um site, por ser mais dinâmico na postagem de conteúdos e edição, que podem ser feitos continuamente, mas sua principal característica é permitir a interação com os leitores.

No contexto escolar, o blog pode divulgar as ações e projetos da escola para alunos, professores, a comunidade e o mundo. Mas não se reduz a um veículo de comunicação, pode e deve ir além de ser somente um espaço de diálogo, conversa entre os atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Para o educador, pode ser um espaço de construção coletiva de textos, divulgação de conteúdos, trocas e interações e opiniões através das ferramentas de postagem de comentários sobre o tema apresentado e discutido em sua disciplina, permitindo ao usuário construir seu conhecimento em várias dimensões cognitivas em que se processa a aprendizagem.

A aplicabilidade da ferramenta em contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação dos professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um mediador dos conhecimento adquiridos pelos alunos. Assim, pretende-se por meio deste concurso, disponibilizar um espaço de possibilidades para que os professores possam mostrar seu trabalho.

*professora e tutora de curso do NTM de Água Boa/MT

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